quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Redescobrir a inocência do Filho de Deus

LIÇÃO 265

A bondade da criação é tudo o que vejo.

1. Certamente eu compreendo mal o mundo, porque depositei meus pecados sobre ele e os vi olhando de volta para mim. Quão ameaçadores pareciam! E como me enganei ao pensar que aquilo que eu temia estivesse no mundo e não apenas em minha mente. Hoje vejo o mundo na bondade celestial com a qual a criação resplandece. Não há nenhum medo nele. Que nenhuma manifestação de meus pecados esconda a luz do Céu, que brilha sobre o mundo. O que se reflete aí está na Mente de Deus. As imagens que vejo refletem meus pensamentos. No entanto, minha mente está em unidade com A de Deus. E, por isso, posso perceber a bondade da criação.

2. Em paz, quero olhar para o mundo que só reflete Teus Pensamentos e também os meus. Que eu me lembre de que eles são os mesmos e verei a bondade da criação.

*

COMENTÁRIO:

Precisamos aprender a agradecer por tudo o que nos acontece o tempo todo. É preciso que nos apressemos a dar graças por quaisquer pequenos [ou grandes] obstáculos que se apresentarem em nossos caminhos, por menores e por mais insignificantes que pareçam.

Certamente vocês hão de se perguntar: "por quê"? E eu lhes digo, como o Curso aconselha, que a melhor pergunta é sempre "para quê"? Uma pergunta que devemos nos fazer sempre que alguma coisa, pessoa ou situação aparentemente indesejável se apresenta em nossa experiência.

Rubem Alves, se não me engano, disse certa vez em uma de suas crônicas, que a pergunta "por quê?" impede e limita as possibilidades de diálogo, uma vez que, muitas vezes, não há como explicar por que as coisas são o que são ou se apresentam da forma com que se apresentam.

Já o "para quê?", que o Curso aconselha, pode, no mínimo, nos levar a investigar as razões pelas quais a experiência se apresenta da forma como veio. Pode nos levar a investigar a causa que deu origem ao efeito que percebemos. Pode fazer com que nos perguntemos em que momento pedimos tal resultado e de que maneira o fizemos.

Muitas vezes, e aqui me lembro do pergunta da Marília acerca da "bondade", temos dificuldade em interpretar como "bondade" alguma situação com a qual temos de lidar. Ou mesmo alguma notícia que ouvimos e que, aparentemente, nos informa acerca do "pior dos mundos".

É aí que entra a necessidade do agradecimento por aquele fato pretensamente "ruim". Pois graças a ele podemos perceber o quanto ainda precisamos aprender a respeito de nosso modo de olhar para o mundo, e para tudo o que há nele.

Se mantivermos em mente a ideia de que "todas as coisas cooperam para o bem", não há de ser muito difícil reformular nosso modo de perceber quaisquer manifestações aparentemente desagradáveis na vida, entendendo que elas apenas nos informam da necessidade de olharmos de maneira diferente.

A ideia que praticamos nesta quarta, 22 de setembro, é certamente uma lição a respeito do que somos na verdade. Pois, se e quando aprendermos a olhar para a criação, e para todas as suas manifestações, e a só ver nela a bondade, teremos re-descoberto a inocência do Filho de Deus em nós.

O mundo que veremos, então, será apenas o reflexo dos pensamentos que temos na unidade com Deus e refletirá tão-somente os Pensamentos d'Ele, que são os mesmos que os nossos.

6 comentários:

  1. *
    Moiss meu querido
    meus queridos ...
    nesse para que ? ... acrescento esse poema ...

    *
    A EXPERIÊNCIA

    Viajei ... viajei ...
    foram tantos os caminhos
    as delícias, os espinhos
    os trilhos
    se cruzaram tantas vezes
    em luzes, em cruzes

    Vaguei, divaguei ...
    minha paz não mais me tem
    sem coragem, sem ninguém
    nas loucuras, fui alguém
    que buscou e se perdeu
    nos enganos do meu eu

    meu eu
    sou eu ?
    que eu ?
    este que penso ?
    ou estou além desse
    num espaço adentro
    tão dentro
    que não percebi ?
    me perdi ...
    em procurar
    para me achar
    além de mim
    no meu mais profundo

    Não sou o que penso
    e sem pensar
    descubro o que Sou
    um estranho recomeço
    noutra ótica me estreito
    com a lembrança do meu berço
    que me volta devagar

    Nada com que me preocupar

    Pois tudo não passou
    de um divino experimento
    de idéias inventadas
    para apenas provar

    Apenas provar ...
    o Perfeito, sonhando o imperfeito
    em infinitas possibilidades
    podendo escolher ser
    um elo perdido
    em mundos de duelos
    que só possível em sonho
    para tudo experimentar
    sem nunca deixar de Ser

    Experimento ...

    é só um experimento
    explorando o imaginário
    como seria a finitude
    ou ser fora de Si ?
    era preciso
    se experimentar como parte
    para provar o próprio Todo
    que só se sabia
    sem ter se provado

    Prova-se como parte ...
    para vibrar em alegria
    ao reencontrar a Completude
    a grande Experiência
    o azougue se reparte
    cada parte expiando
    um mundo à parte
    para depois retornar
    mais rico, Expandido
    sem nunca deixar de Ser Uno

    E o Amor se relembrou
    no sonho onde se pensou sozinho
    onde brincou de se esconder
    só para se reencontrar
    novamente, consigo
    sempre Santo
    sempre Puro
    Infinito

    Feliz por poder brincar do que quiser
    feliz por poder brincar de ser tudo
    até mesmo, por brincar de não Ser.


    " Como é bom ser eterno " rsrsrsrs ....

    Milagres e Milagres a todos ...

    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. É tudo tão bonito aqui!

    Os seus comentários, Moises, os depoimentos de todas as pessoas... Todos tão sinceros! Há tanta honestidade! Há tanta entrega de todos...
    Eu sou tão grata por todos vocês estarem, agora, comigo.
    Fiquei essa manhã lendo as postagens dos dois últimos dias e tudo foi uma oportunidade de aprofundar a minha percepção; um estímulo para seguir mais confiante, ainda, em direção à expansão da consciência...

    Agora vou para a rua resolver coisas do cotidiano, mas vou fortalecida na companhia de todos vocês; vou feliz porque, agora, vocês existem na minha vida. E, assim, vou mais apta para ver a BONDADE e a INOCÊNCIA em todos e tudo - além de quaisquer aparências que possam querer me distrair.

    Com alegria e carinho,
    Marilia

    PS: Que bom que pude contar com a sua paciência e afeto para desfazer o meu “gancho” com a palavra “bondade” naquele seu comentário anterior. Depois de liberar a carga de significado com que cobrí essa palavra naquela ocasião, voltei a ler e reler a Lição 193 – “Todas as coisas são lições que Deus quer que eu aprenda”.

    ResponderExcluir
  3. Moisés, Carmen, Marília e demais amigos...
    Linda lição e comentários maravilhosos de todos vocês, meus colegas/professores tão iluminados!
    Vou dar uma viajadinha bem curtinha e por isso ficarei sem o blog.
    Levarei comigo as xerox das lições destes dias que é para não cochilar e deixar o "cachimbo cair", rs...
    Espero que continuem postando estas maravilhas que é para eu me atualizar na volta.
    Super grata
    Muitos milagres a todos
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. *
    Marilia querida...

    Felicidade e alegria a nossa, de podermos contar com a sua busca, se somando a nossa, que só nos acrescenta, nos tornando a cada dia mais "inteiros" ....
    assim como a de " todos " que aqui participam com suas experiências ... e mesmo a simples presença dos que apenas lêem, pois toda presença é importante, ajudando a ampliar essa contribuição inenarável do nosso professor Moisés e sua irmã incansável intusiasta Nina ...

    Por isso realmente tudo é tão lindo por aqui ...

    Agradeço infinitamente por estarem em minha vida

    Grata, grata e grata mil vezes ....

    Carmen.

    ResponderExcluir
  5. *
    ...... HUAUUUUUUUUUUU .......

    Preciso contar essa ....
    sabem a palavra código que sempre nos é pedida
    para postarmos um comentário no blog ???

    após o comentário que fiz a Marilia, advinhem que palavra código apareceu ??????????????

    ......." CURAM "............

    ..... SÓ COINSCIDÊNCIA ???????????? ......

    Não creio ....

    MILAGRES ....rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Uau, Carmen, Marília, Nina,

    Que privilégio o meu ter colegas/professores tão aplicados e generosos quanto vocês. É uma alegria imensa partilhar este espaço com vocês.

    Carmen, obrigado por suas contribuições, poemas e insights.

    Nina, obrigado por seu constante incentivo.

    Marília, obrigado por sua presença e por seu compartilhar tão aberto, que nos leva à busca cada vez mais intensa da expressão do Ser em nós mesmos.

    Super obrigado.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir