terça-feira, 21 de setembro de 2010

Uma prática para iluminar as escolhas

LIÇÃO 264

O Amor de Deus me envolve.

1. Pai, Tu estás na minha frente e atrás de mim, ao meu lado, no lugar em que me vejo e em todos os lugares aonde vou. Tu estás em todas as coisas que vejo, em todos os sons que ouço e em cada mão que busca alcançar a minha. O tempo desaparece em Ti e o espaço se torna uma crença sem sentido. Pois o que envolve Teu Filho e o conserva em segurança é o Próprio Amor. Não existe nenhuma Fonte a não ser esta e não existe nada que não compartilhe a santidade dela; nada que fique fora do alcance de Tua criação única ou sem o Amor que contém todas as coisas em si mesmo. Pai, Teu Filho é igual a Ti mesmo. Hoje, vimos a Ti em Teu Próprio Nome para ficar em paz no Teu Amor eterno.

2. Meus irmãos, juntem-se a mim hoje. Esta é a prece da salvação. Não temos de nos unir naquilo que salvará o mundo junto conosco?

*

COMENTÁRIO:

É quase sempre por uma razão muitas vezes inexplicável que as pessoas, as situações e experiências se apresentam em nossa caminhada.

Em geral, poucos de nós são aqueles que conseguem explicar ou perceber as experiências que se apresentam em suas vidas como resultado de escolhas conscientes. E muitos se recusam a acreditar que podem ter feito alguma escolha de forma inconsciente. Afinal, acreditam serem donos de seus caminhos. São. Mas se esquecem de que há na vida muito mais do que sonha "nossa vã filosofia".

Por exemplo, num momento qualquer, em função de termos experimentado uma dor muito forte, seja ela física, seja psicológica, escolhemos não sentir mais tanta dor. Escolhemos, a partir daquele momento, não viver mais nenhuma emoção ou situação que traga tal dor como resultado.

E a vida continua. Não nos damos conta de que nossa decisão - se, de fato, foi uma decisão que tomamos estando presentes por inteiro na experiência - repercutiu no universo inteiro e vai possibilitar que nossa vida verdadeiramente não nos apresente mais nenhuma experiência como aquela.

No entanto, se nossa decisão foi uma decisão momentânea e sem compromisso consciente, tomada sem que nos acreditássemos efetivamente capazes de tomá-la ou, ainda, sem acreditar que nossa decisão pode fazer a diferença, então, a possibilidade da dúvida permanece e teremos, de modo inconsciente, deixado adormecido o medo de que tal dor venha a se repetir. Basta, para tanto, que algumas condições experimentadas anteriormente se mostrem similares àquela em que a experiência se deu para que o temor nos assalte e se prepare o terreno para a repetição daquela experiência, ou outra muito parecida, que não desejávamos viver novamente.

A ideia para as práticas desta terça-feira, dia 21 de setembro, pode trazer luz a nossas vidas, a nossas escolhas. Ou podemos continuar a acreditar que alguma coisa diferente da alegria e da paz perfeitas pode se apresentar a nós, quando temos certeza de que o Amor de Deus nos envolve?

3 comentários:

  1. Oiiii...nossa o seu comentario hoje eh simplemente maravilhoso, claro como a luz do dia!
    A parte da "nossa va filosofia" eu li no conversando com Deus tambem, ainda bem que temos o poder de escolha,e sempre que nao escolhermos da forma mais eficaz podemos escolher novamente e ficar sempre atento ao que nos eh apresentado, porque o que nos eh apresentado eh a resposta da nossa escolha.
    E que todos se sintam de verdade envolvidos no amor de Deus.
    Hoje eu estava lendo uma parte do UCEM que fala sobre o especialismo, ficou tao a claro a explicacao de que quando apontamos algo em outra pessoa eh porque nos julgamos diferentes e especiais, quando na verdade somos todos iguais, o que nos vemos como "errado" no outro tambem esta nos.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Duda, querida, que bom ter você por aqui.

    Obrigado por suas palavras. É muito bom saber que, de alguma forma, minhas palavras, que obviamente não são só minhas, encontram eco em outros de mim, que partilham comigo a unidade em Deus.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos,

    Estou aproveitando este espaço para dar as boas vindas a Nina [2], que passou a fazer parte deste grupo.

    Bem-vinda, Nina. Fique à vontade para manifestar-se, para contibuir, para comentar, para acrescentar, para discordar, para corrigir e para compartilhar conosco suas impressões e experiências.

    Também quero aproveitar para dividir com vocês todos mais um pensamento que extraí da leitura do livro "Christ in You", de que já lhes falei. Uma ideia, na verdade, de que o UCEM já nos falou algumas vezes.

    Aliás, é a partir dela que escolhemos todas as experiências que queremos viver. Mas dito como está aqui, precisamos aprender a ter mais respeito pelo intrumento de que nos valemos, tamanha é sua força. Vejam, pois, aí o que o livro diz:

    "O pensamento é muito poderoso, muito rápido; cada um de nossos pensamentos se torna uma expressão visível; embora possas não vê-lo, tu não podes pensar sem um resultado."

    Lembram da lição 16: "Eu não tenho nenhum pensamento neutro."?

    ResponderExcluir