quinta-feira, 12 de março de 2009

Qual é o maior obstáculo à paz?

O medo de Deus que o mundo nos ensinou ainda é o maior obstáculo que a paz tem de atravessar para se instalar em definitivo em nossas mentes e corações. Em nosso estado normal de consciência não é possível perceber claramente que o ego desenhou um plano para a salvação que é exatamente o contrário do plano de Deus, de Quem temos medo. E é neste plano que acreditamos. É a partir da crença no plano do ego que delineamos os objetivos para nossas vidas e tentamos alcançar a salvação. Não nos apercebemos de que a condenação - a nossa e a do mundo todo - faz parte do plano do ego, o que nos impede, na maior parte do tempo, de aceitar o plano de Deus e de trabalhar para a sua realização.

O ponto central do plano do ego, que se concentra em guardar mágoas, quer nos convencer de que, se outra pessoa falasse ou agisse de modo diferente, se algumas das circunstâncias ou situações externas fossem diferentes, estaríamos salvos. Ou seja, o plano do ego coloca a fonte da salvação fora de nós mesmos. Assim, cada mágoa ou ressentimento que alimentamos não faz senão afirmar que tudo e todos têm de mudar para que sejamos salvos, exceto nós mesmos. Com isso, o ego impede que pensemos a respeito da necessidade de uma mudança pessoal em nossa atitude mental.

É disso que trata a lição 71, deste dia 12 de março. A ideia é: Só o plano de Deus para a salvação funcionará. Não importa o que façamos, impulsionados equivocadamente pelo ego, para afastar de nós a responsabilidade pela nossa própria salvação e pela salvação do mundo, mais dia, menos dia, vamos ter de enfrentar a realidade de que o plano do ego para a salvação não pode nos levar a ela.

Pois não é verdade que orientados por um cego que não quer ver ficará muito mais difícil vislumbrar o caminho? E o que é o ego senão um cego que não quer ver, que finge saber o que é o melhor para nós, a tentar nos convencer de que qualquer fonte para a salvação é aceitável, desde que não funcione? Desta forma, ele nos leva a uma busca incessante e infrutífera, porque nos oferece de modo constante a ilusão de que, se não encontramos a paz, ou a salvação, nesta ou naquela ilusão, há sempre esperança de encontrá-la em outras coisas, em outros lugares.

Lembrando de que falamos de mapas errados ontem, pode-se dizer que o plano para a salvação que o ego nos oferece é como um mapa do tesouro, desenhado de forma a não encontrá-lo, oferecendo falsos caminhos e pistas, apenas para nos desviar do verdadeiro tesouro que se encontra ao nosso alcance o tempo todo, que está sempre debaixo de nossos olhos. Um tesouro para o qual não nos damos sequer ao trabalho de olhar. Já o plano de Deus para a nossa salvação é um mapa que nos leva diretamente ao tesouro, porque nos indica de modo perfeito cada passo que precisamos dar em nossa caminhada. E nos convida a caminhar, oferecendo-nos como companheiros de jornada o amor, a alegria e a paz.

Para chegar a tal ponto, basta que nos voltemos para o interior de mesmos e busquemos ouvir a Voz do Espírito Santo, que é a Voz por Deus em nós, e nos coloquemos em uma posição de escuta atenta ao Lhe perguntar, como sugere o exercício:

O que Tu queres que eu faça?
Aonde Tu queres que eu vá?
O que Tu queres que eu diga, e a quem?

E que abandonemos toda e qualquer necessidade de controle do ego a Ele, colocando-nos a Sua disposição para fazer o que tiver de ser feito, para ir aonde for preciso ir e para dizer o que for necessário dizer a quem quer que seja. Entendendo que guardar mágoas é o contrário do plano de Deus para a salvação. Aceitando a ideia de hoje, segundo a qual "só o plano de Deus para a salvação funcionará".

3 comentários:

  1. Oi Moises, você mudou a lição para a linguagem do Sul?? "TU" rsrs... brincadeirinha....
    Brincadeira à parte as lições dos últimos dias são de suma importância para a nossa salvação, quando entendemos que o amor não guarda mágoas e guardar mágoas é o oposto do plano de Deus, estamos dando um grande passo rumo à salvação, o ego com toda sua engenhosidade e controle faz com que guardemos mágoas todos os dias, muitas vezes sem perceber, porque só o ego pode fazer com que tenhamos mágoas, porque quando alguém não age da forma que o ego quer, ficamos enlouquecidos e guardamos mágoas, é como um veneno que tomamos um pouco a cada dia nos preparando para a morte e para a doença, ainda bem que temos o remédio e o remédio é Deus!!!
    Fiquei tão feliz hoje quando li a parte da lição que diz “O simples fato de que estás fazendo os exercícios, já prova que tens alguma disposição para escutar. Isso é o suficiente para estabelecer o teu direito à resposta de Deus.” Me deu uma esperança tão grande, é como se Ele dissesse, continue, não importa se acha que está fazendo a lição incorretamente, porque o simples fato de fazer já estabelece a conexão.
    Você sabe que essa sensação de fazer a lição “incorretamente” tem tudo haver com algo que eu quero desfazer (aceitar a expiação), eu sempre me julgo quando eu erro, e lógico que eu erro e me culpo por isso, e o mesmo eu estava fazendo com a lição dizendo para mim que eu estava fazendo a lição de modo incorreto, mas na verdade quem dizia que eu estava fazendo a lição de modo incorreto era o ego, porque Jesus disse: “Isso é o suficiente para estabelecer o teu direito à resposta de Deus”, ou seja, eu estava escolhendo o plano do ego.
    Eu não quero o plano do ego, eu quero o plano de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Não, não, Duda. O tempo todo o livro usa a linguagem do Sul. O tratamento "tu", da segunda pessoa. Naquelas três últimas perguntas que há ao final da lição, o que acontece é que a tradução não inclui o pronome. Eu o incluí porque acho que a frase fica mais forte assim. E também porque, parece-me, tratar Deus, o Espírito Santo, Jesus, usando a 2ª pessoa do singular, nos coloca numa posição de maior intimidade. Deixa-nos com uma ligação mais próxima. Não lhe parece assim?
    Como você diz que sempre se julga quando erra, preciso acrescentar que isso acontece "só" com você e com toda a torcida do Corinthians, por exemplo, o tempo todo. Mas isso se deve à educação que recebemos via sistema de pensamento do ego, que busca sempre reforçar a condenação. De que outra forma o ego poderia exercer o controle de nossa mente, se nós vivêssemos em paz, no amor e no perdão?
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. ..eu então faço parte dessa "tribo" que acha que tá fazendo tudo errado..mas a gente já aprendeu que essa atitude é típica do ego, afinal, qualquer pedra que ele coloque no caminho já nos faz dar um pequeno tropeço, certo? Temos que ficar "ligados"!!!

    ResponderExcluir