quinta-feira, 19 de março de 2009

Para aliviar o fardo

Apenas para lembrar, estamos já há algum tempo realizando nossa prática a partir da orientação de fazer dois períodos mais longos, de cerca de 1o ou 15 minutos, em que nos dedicamos a aprofundar a ideia central da lição, e vários períodos breves de um minuto ou menos, para voltar à ideia e/ou para escapar de uma situação qualquer que nos afaste do aprendizado ou que nos leve em direção a mais separação.

A lição deste dia 19 de março, a de número 78, é um exercício particularmente eficaz para nos ajudar a retirar aquele peso extra que costumamos pôr sobre nossos ombros e que, à medida que caminhamos, se torna um fardo, um peso extremamente difícil de carregar, sob o qual nos curvamos e somos impedidos de alçar nosso olhar em direção ao Céu. Que peso é este? A mágoa, o ressentimento. Aquela "pequena" contrariedade que deixamos entrar, às vezes, em nossa mente e que acaba crescendo, crescendo, crescendo... para se transformar em um monstro de dimensões gigantescas. A gota que pode fazer entornar o balde. Ou nos leva a chutá-lo.

A ideia para se trabalhar hoje, de acordo, com a orientação que lembramos acima é: Deixa os milagres substituírem todas as mágoas. No texto da lição ela aparece como: Que os milagres substituam todas as mágoas, o que é a mesma coisa dita de forma diferente. Prefiro a primeira porque me parece que o "deixa" traz em si o apelo direto para que tomemos a decisão correta, a de permitir que as mágoas sejam substituídas pelos milagres. Uma permissão que cabe apenas a cada um de nós dar, sem a qual nem o Espírito Santo, nem Deus podem agir em nós. Pois, de acordo com o Curso, "cada mágoa [que guardamos] se ergue como um escudo negro de ódio diante do milagre que ela quer ocultar".

Por isso, é preciso invertermos o modo de ver, sem nos determos diante do escudo de ódio, abandonando-o e erguendo os olhos delicadamente em silêncio para ver o Filho de Deus, que espera por nós e aparecerá em sua luz resplandescente por detrás das mágoas, uma vez abandonadas. Ele está onde sempre esteve e permanece na luz, nós nos encontrávamos na escuridão.

Neste dia, atendo-nos à orientação do livro, "vamos escolher uma pessoa" a quem usamos como alvo de nossas mágoas e, abandonando-as, vamos olhar para ela. Podemos escolher alguém a quem tememos ou a quem pensamos odiar até. Ou alguém a quem pensamos amar que nos enfureceu por alguma razão. Alguém, ainda, a quem chamamos de amigo, mas que percebemos como chato, às vezes, ou difícil de agradar, muito exigente, irritante ou alguém que não corresponde ao ideal que deveria aceitar como seu, de acordo com o papel que demos a ele.

Cada um de nós sabe a quem escolher. O nome da pessoa já nos passou pela cabeça. Ela será a pessoa por meio da qual o Filho de Deus se mostrará a nós. Ao vê-la por detrás das mágoas que guardamos contra ela, aprenderemos que aquilo que estava escondido enquanto não a víamos existe em todas as pessoas e pode ser visto. Veremos que aquele que parecia ser inimigo é mais do que amigo quando o libertamos para assumir o papel sagrado que o Espirito Santo reserva para ele. Deixemos que ele seja nosso salvador hoje. E este o papel dele no plano de Deus, nosso Pai.

Assim, nossa prática hoje é ver a pessoa a quem escolhemos no papel que lhe dá o Espírito Santo. Primeiro, vamos trazê-la à mente da forma que a vemos, revendo suas faltas, as dificuldades que tivemos ou ainda pensamos ter com ela, a dor que ela nos causou, sua negligência e todas as feridas, as pequenas e as maiores, que ela provocou em nós. Vamos analisar seu corpo com seus defeitos e qualidades e vamos pensar a respeito de seus erros e até mesmo de seus "pecados". Depois, vamos pedir ao Espírito Santo, Que a conhece em sua realidade e verdade, que nos deixe olhar para ela de modo diferente, para ver nela o nosso salvador, brilhando à luz do verdadeiro perdão que nos foi dado. E, como o exercício aconselha, digamos ao pensar nela:

Permite que eu veja meu salvador neste que Tu
designaste como aquele a quem devo pedir que
me conduza à luz sagrada na qual ele está, para
que eu possa me unir a ele.

E, ao longo de todo o dia, vamos nos lembrar de que cada uma pessoa com quem mantemos contato, seja pela presença, seja apenas em nosso pensamento, traz em si o salvador, se escolhermos vê-la à luz de sua santidade, que é também a nossa. E vamos pedir, para nós e para todos, sempre que nos lembrarmos e pudermos:

Deixa que os milagres substituam todas as mágoas.

3 comentários:

  1. Moisés
    Acho que vai gostar de saber que hoje, lá no escritório, praticamos com muita intensidade e amor esta lição e o dia foi fabuloso!
    As meninas vão te falar sobre isso.
    Por enquanto queremos que registre o nosso agradecimento.
    Praticar a lição e reforçá-la através do blog, tem feito uma diferença indescritível.

    ResponderExcluir
  2. Moisés, muito obrigada por você existir!!
    Você tem sido muito importante nessa fase da minha vida, onde estou adquirindo mais consciência sobre os fatos do dia a dia e adquirir essa consciência, não é tão fácil, começamos a ver coisas que antes não víamos na escuridão, e às vezes, essas "coisas" nos incomodam, e ficamos paralisados sem saber o que fazer, é fácil tomarmos decisões quando estamos no sonho, porque simplesmente escolhemos sem saber por que escolhemos, quando estamos mais atentos, sabemos por que escolhemos e temos que estar preparados para isso, porque ficamos muito mais vulneráveis a nos culpar pelas nossas escolhas, porque agora sabemos que criamos o mundo que vivemos, a verdade é que as escolhas já foram feitas, não fazemos nada que já não esteja traçado para nós, então não devemos nos culpar pelas nossas escolhas, temos apenas que aprender a ver de modo diferente o que nos acontece, não é fácil, fácil é dizer que escolheu isso ou aquilo, ou que aceita determinada situação etc, difícil é saber conviver com as nossas escolhas em paz,não temos que escolher, nem decidir nada, tudo esta decidido por Deus, temos apenas que despertar do sonho para o momento feliz.
    Ultimamente tenho usado uma técnica quando entro na dor que é de pensar, hoje estou aqui sofrendo, ou feliz e daqui 5 min. não sei se estarei nesse mundo, se estarei viva, então para que ficar sofrendo, se podemos ficar felizes.
    Não é fácil, eu sei, e como sei,mas posso ficar a maior parte do tempo feliz e em paz, basta eu me lembrar que agora sou um corpo e talvez amanhã serei apenas espírito e provavelmente permanecerei muito mais tempo como espírito do que como corpo, então para que carregar tristeza para a minha condição de espírito que será eterna.Que eu me lembre disso sempre e sempre .
    Deus é a resposta para todas as minhas perguntas, Deus é o amor que eu dou, Deus é meu sustento, Deus é meu guia, Deus é a luz na escuridão, Deus é a alegria que me preenche, Deus é hoje e sempre, esse mundo é para agora. Você já percebeu que falamos muito mais no ego, em como dominá-lo, nos nossos “erros”, na nossa culpa, do que falamos em Deus, acho, na minha percepção que às vezes perdemos muito mais “tempo” falando em qualquer outra coisa do que em Deus, falar em Deus mesmo claramente, deixando todo o resto de lado e só falar nele, deixar de lado, as perguntas e questões e ir diretamente e simplesmente até Ele, apenas Ele, indiferente da nossa percepção do mundo, ah não sei, me deu vontade de escrever isso...

    Ainda que eu falasse
    A língua dos homens
    E falasse a língua do anjos
    Sem amor, eu nada seria...

    É só o amor, é só o amor
    Que conhece o que é verdade
    O amor é bom, não quer o mal
    Não sente inveja
    Ou se envaidece...

    ResponderExcluir
  3. Nina, Duda, obrigado por comentarem.

    ResponderExcluir