terça-feira, 10 de março de 2009

Que inimigo me impede de ver a luz?

O que nos impede de enxergar em nós a luz do mundo?

A escuridão, as trevas, as camadas espessas de preconceitos e crenças equivocadas que fomos acumulando ao longo dos dias que vivemos neste mundo construído pelo(s) ego(s). Aliás, em nosso encontro de terça-feira passada, lemos no texto que a melhor pergunta que podemos nos fazer, e ao mundo, é a que questiona como a mente pôde inventar o ego. E o texto diz:

"Cada um faz para si um ego ou um ser que está sujeito à enorme variação por causa de sua instabilidade. Faz também um ego para cada pessoa que percebe, que é igualmente variável. A sua interação é um processo que altera a ambos, porque não foram feitos pelo Inalterável ou com Ele. É importante reconhecer que essa alteração pode ocorrer e, de fato ocorre tão prontamente quando a interação tem lugar na mente como quando envolve proximidade física. Pensar sobre um outro ego é tão eficaz para mudar a percepção relativa quanto a interação física. Não poderia haver melhor exemplo de que o ego é só uma ideia e não um fato." [T-4.II.2]

Este parágrafo inteiro nos põe diretamente em contato com a razão pela qual temos tanta dificuldade em enxergar em nós mesmos, e no(s) outro(s), a luz do mundo. Pois como um "ser" tão inconstante e sujeito a tamanhas variações pela interação, quer física, quer mental, com outros "seres" como ele mesmo, criados por ele, poderia trazer em si a luz que pode salvar o mundo?

Isso parece mesmo inacreditável para o(s) ego(s). E é. Pois não consta do currículo criado pelo sistema de pensamento do ego para nós. É por isso então precisamos de uma mudança radical no currículo. Por isso precisamos dos exercícios diários. Para remover, uma a uma, as barreiras que o currículo ensinado pelo ego construiu em nossa mente. Para nos ajudar a dissolver as mágoas que escondem a luz do mundo em nós. E nos impedem de ser a salvação do mundo.

Para isso a lição 69, deste dia 10 de março, trabalha com a seguinte ideia: Minhas mágoas escondem a luz do mundo em mim. A partir do reconhecimento de que as mágoas que guardamos são responsáveis pelo estado de coisas que vemos no mundo, podemos escolher olhar para o mundo de modo diferente. É preciso reconhecer que, de uma ou outra forma, se pensarmos bem, cultivamos algum tipo de mágoa, maior ou menor, não importa, em relação a quase todas as pessoas com quem convivemos. No passado, no presente e no futuro. E eu digo quase apenas para não dizer todas. Para que nos demos ao trabalho de refletir a respeito disso. Pois o Curso afirma que tudo o que não é amor é uma forma de ódio. Assim, é isso que precisamos buscar em nós mesmos nas práticas da lição de hoje. Limpar em nós todo e qualquer ressentimento ou mágoa. Apagar qualquer emoção ou pensamento que nos afaste uns dos outros. Pois também vai chegar a cada um de nós o momento de dizer, referindo-se à batalha que travamos no dia a dia, "descobrimos o inimigo, nós somos ele". E é isso que vai nos devolver a luz do mundo à consciência para a nossa salvação e para a salvação do mundo inteiro.

3 comentários:

  1. Eu tenho tentado estar alerta e conseguido lembrar na maioria das vezes de ver que o "inimigo" sou eu. Claro que de vez em quando escorrego feio e praticamente pulo no pescoço do "inimigo que criei no outro" através da percepção equivicada do ego, mas fazer o quê? Tocar a bola e tentar não repetir este equívoco, já que é certo que virão tantos outros. Em frente...Thanks

    ResponderExcluir
  2. Oi Moises, como é bom saber que depois de um dia daqueles de correria chagarei em casa e encontrarei a paz nas suas palavras para fechar com chave de ouro o meu dia e praticar um pouco mais da lição.Aliás esse título que você utilizou hoje me fez lembrar um filme que se chama "Inimigo Meu".
    Nós criamos nossos inimigos porque projetamos no outro o pior de nós, mas se pensarmos de uma maneira positiva e não ver apenas o lado ruim, do mesmo jeito que projeto o pior de mim no outro, eu também projeto o melhor de mim, mas sempre damos mais atenção quando projetamos o que é ruim e ignoramos quando projetamos o que é bom, ainda bem que praticando a lição ficamos mais atentos para sentir quando projetamos o melhor de nós também.
    Sabe que esses dias eu estava com um problema de dinheiro e quem não está, enfim, e uma amiga me disse que dinheiro é energia e dinheiro é amor e quando o dinheiro falta é porque não damos amor o suficiente, eu projetei essa falta de dinheiro em outra pessoa, e parei para pensar, espera ai, antes de ver o que o outro fez de “errado” (na minha equivocada percepção no momento), vamos ver o que eu fiz de “errado”, será que não deixei de dar amor para aquela pessoa, que deveria estar gritando pedindo amor e eu sem ouvir? Decidi que ao invés de atacá-la eu daria amor de todas as formas, seja qual fosse mesmo que ensinando porque o amor está em tudo até mesmo quando ensinamos o outro, porque quando ensinamos também aprendemos e ensinando também estamos doando amor, e fiz sem esperar que essa pessoa retribuísse, porque como diz a minha amiga, não fazemos esperando nada em troca, apenas temos gratidão, porque não necessariamente teremos algo em troca ou aquela pessoa irá retribuir, a gratidão pode chegar de outra forma, e não é que chegou, no outro dia tinha uma amiga minha me indicando uma pessoa que precisava de um lugar para morar e dividir as despesas, era justamente isso que eu precisava, alguém para ajudar a pagar as contas de casa.
    Agora vamos ver qual a lição tenho que aprender com essa pessoa que virá morar comigo, mas aí já é assunto para uma próxima lição... rs bjs

    ResponderExcluir
  3. Duda, Nina, obrigado por comentarem.

    ResponderExcluir