terça-feira, 31 de março de 2009

Problema e solução andam sempre juntos.

A lição de número 90, para este dia 31 de março, finaliza a nossa segunda revisão do ano, convidando-nos a revisitar as ideias das lições 79 [Que eu reconheça o problema para que ele possa ser resolvido.] e 80 [Que eu reconheça que meus problemas foram resolvidos.].

Como penso ter dito, ao passarmos pela primeira destas duas lições, não há como resolver um problema que não sabemos ter. E, apesar de a segunda destas nos afirmar que basta reconhecermos que toods os nossos problemas já estão resolvidos para que eles, de fato, se resolvam, no ego, ainda nos parece que os problemas fazem fila a nossa porta, à espera de solução. Todos diferentes, todos envolvendo decisões seríssimas que, muitas vezes, temos medo de tomar. Ou para não nos magoarmos com este(a) ou aquele(a), ou para não magoarmos ninguém. Esquecidos de que "só meus próprios pensamentos podem me ferir". Ou afetar ou atingir. E, por consequência, ninguém pode magoar ninguém. E só podemos salvar a nós mesmos. [Lembram? "Minha salvação vem de mim."] Isto é, a salvação do mundo depende de mim, conforme diz o Curso, apenas na medida em que reconheço e aceito a responsabilidade por tudo o que crio. Incondicionalmente.

Só temos, de verdade, um problema. A crença na ideia da separação. O mesmo e único problema que se apresenta de infinitas formas diferentes, para atender à necessidade do ego de nos mostrar a mesma ilusão de vários modos distintos. Um truque para nos manter aprisionados à crença de que ele dispõe de inúmeros recursos para nos ajudar a resolver os problemas que ele mesmo cria para nós. Para nos afastar da questão central, aquela que pode pôr termo a tudo o que pensamos serem os problemas de nossa vida.

Todos eles, reduzidos à questão central, vão se mostrar sempre como uma forma de mágoa [que favorece a separação] que queremos manter e alimentar. Se só temos um problema, fica óbvio que só existe também uma solução. E é isso que o ego não quer que percebamos. Se os problemas que ele nos apresenta são um só e se originam de uma mágoa, a solução para todos eles é o perdão. O milagre do perdão, que é uma expressão autêntica do amor em que fomos criados, resolve todos os problemas. Porque o perdão me devolve [e a nós todos] à unidade, onde sei que os problemas já estão resolvidos. Melhor ainda, na unidade não existem problemas. Todos se apagam à luz de verdade do que somos.

Talvez seja importante ressaltar ainda, de acordo com a lição de hoje, que é o mau uso que fazemos do tempo que nos dá a impressão de termos problemas. Algo que o perdão, ao nos devolver à unidade, também resolve porque nos coloca diretamente na eternidade, aqui e agora, no lugar e no tempo em que podemos reconhecer que o problema e a resposta são sempre simultâneos e não podem existir separadamente. Logo, sempre que, aparentemente, um problema se apresenta, à luz da unidade de que fazemos parte, a solução tem de estar junto com ele. Basta estamos atentos.

Para as práticas deste dia, as orientações são as mesmas dadas no início do período de revisão.

4 comentários:

  1. Oi Moises, como foi o encontro de hoje?Espero que ótimo!!
    Todos os meus problemas estão resolvidos, é isso mesmo!!Agora é só colocar em prática.Ficarmos atentos para ver a resposta!!
    Agora eu acho que entendi a parte da salvação do mundo, quando eu trago para a consciência tudo o que eu crio, eu salvo a outra pessoa, porque na verdade eu que projeto algo que precisa ser salvo nela, e quando fazemos isso e ambos aprendemos a lição estamos salvando a outra pessoa também, agora se eu fico no ego, no ataque, além de me sentir mal, eu não ajudo a outra pessoa a se salvar, porque ela também se sentirá mal com o meu ataque,quando eu perdou ficamos em comunhão e dessa forma os problemas se resolvem porque todos os problemas vem da separação.
    Se eu ataco e me sinto separada, eu sou atacada de diversas formas, esse ataque não necessariamente precisa ser um ataque nitido de grosseria, e sim um ataque em silêncio em nossa mente, se todas as mentes estão unidas, então a outra pessoa sente o ataque sem que eu diga uma única palavra.É preciso ficar bem atento o tempo todo para isso, para não nos levarmos pelo ego e não atacarmos, seja da forma que for.Está certo?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Está certo, sim, Duda. Como a lição 90 diz, o único problema que temos é a crença na separação. Uma crença equivocada que precisa ser abandonada, descartada, deixada de lado. Porque nos deixa com a impressão de que somos capazes de atacar o outro, o mundo, o qualquer coisa que exista.
    Como, na verdade, a separação só existe como parte da ilusão que o ego cria, ela, de fato, não existe.
    Na leitura de ontem [p.306 do texto], isso é dito de forma bem clara. Não há como oferecer culpa a Deus. Não como oferecê-la, por consequência, ao Filho de Deus [à Filiação que somos todos e cada um de nós, na verdade]. Pois Deus e Seu Filho não estão separados. E tudo o que oferecemos a qualquer um de seus filhos oferecemos também a Ele. Por isso a necessidade da atenção constante e permanente.
    Obrigado por expressar seu entendimento e sua dúvidas. Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  3. Oi Moises! Esse topico esta otimo e mais uma vez me ajudando... acredito muito que os problemas que temos somos nos que criamos, ou os problemas que achamos ter na verdade nao existe problema... e falando tb em ataque, hj conheci uma pessoa e fiz um pre-julgamento sem antes a conhecer, e depois me conscientizei do meu ato, e essa pessoa se mostrou ser sincera e uma boa pessoa.... temos que estar em constante alerta para o Ego nao prejudicar nosso caminho e paz!!
    Um abraco, Cris

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cristiane, obrigado por comentar. É verdade que a gente não pára de pensar que tem muitos problemas e que todos têm problemas. Isso tudo sempre foi, é e continua a ser uma armação do(s) ego(s) visando a nos dominar mais facilmente. O que precisamos aprender a fazer é testar sempre toda e qualquer receita que nos dão, para saber se o produto resultante delas serve ao nosso paladar e nos leva mais perto da alegria. Como você diz, há sempre 100% de chances de a gente errar quando julga antecipadamente.E a vida nos prova muitas vezes, quando abrimos os olhos, no verdadeiro sentido, que as pessoas com quem temos mais dificuldade para lidar são sempre os melhores mestres. São sempre aquelas que nos ensinam mais sobre nós mesmos e sobre a necessidade que temos de mudar, de olhar para as coisas todas de modo diferente.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir