segunda-feira, 30 de março de 2009

Tudo é milagre. Tudo é mistério.

Neste dia 30 de março, pensando ainda em quem está chegando agora e não teve contato anterior com "os milagres", e visando a facilitar a continuação da prática dos exercícios desta lição 89, na qual vamos revisar as ideias das lições 77 [Eu tenho direito a milagres.] e 78 [Que os milagres substituam todas as mágoas.], talvez seja interessante relembrar aqui alguns dos princípios dos milagres, descritos no início do texto do Curso.

Um deles diz que "milagres são naturais" e que, "quando não acontecem [é porque] alguma coisa deu errado". Em seguida, vem o princípio segundo o qual "milagres são um direito de todos, mas primeiro é necessário purificação". Voltando um pouquinho ainda o texto diz que todos os "milagres acontecem naturalmente como expressões do amor" e que "o verdadeiro milagre é [grifo meu] o amor que os inspira". E mais, que "neste sentido, tudo o que vem do amor é um milagre".

Penso que isso deve bastar para orientar nossa prática de hoje das ideias que revisamos. Primeiro porque, contrariando as leis deste mundo, que apenas nos colocam cada vez mais em contato com a ilusão, em suas mais variadas formas, levando-nos, ou tentando nos levar a, acreditar que os milagres não existem ou são coisas sobrenaturais que acontecem apenas a alguns poucos "puros de coração", entre os quais não nos incluímos, o Curso nos diz que todos temos direito aos milagres e que eles são naturais, e só não acontecem quando alguma coisa dá errado.

O que pode dar errado, se os "milagres são naturais"? Parece-me que a questão é apenas a tal da "purificação". E o que significa "purificação"? Traduzindo: não significa que não somos puros, mas que ainda não aprendemos a nos colocar à disposição da Vontade de Deus. Significa que ainda não aprendemos que a Vontade d'Ele é a única que existe e que nossa vontade é a mesma que a d'Ele. Significa apenas que precisamos aprender a focalizar toda a atenção de que somos capazes naquilo que verdadeiramente importa: carregar um único desejo no coração. O desejo de cumprir a Vontade de Deus para nós. Significa que precisamos nos purificar simplesmente porque nos distraímos de nós mesmos. Mergulhados na ilusão, andamos de olhos fechados às "expressões do amor" que se nos apresentam a todo momento. Se pensarmos bem, tudo é milagre, porque tudo o que nos acontece, de alguma forma misteriosa [porque normalmente não nos apercebemos disso], acontece apenas para nos guiar na direção da "alegria perfeita", na direção da realização da Vontade de Deus para nós.

Gosto de lembrar de uma canção antiga em que o autor diz que "o maior mistério é ver mistérios. Ai de mim, senhora natureza humana, olhar as coisas como são, quem dera, e apreciar o simples que de tudo emana. Nem tanto pelo encanto da palavra, mais pela beleza de se ter a fala". Isso não é reconhecer o milagre? Poder-se-ia dizer, assim, mais, que tudo é mistério e tudo é milagre para os olhos amorosos e atentos. Aliás, acho até que se pode dizer que a atenção é uma das maiores expressões do amor, se não a maior.

E, entre outras coisas, é para aprender isso que fazemos os exercícios. As orientações para a prática de hoje continuam sendo as mesmas estabelecidas no início desta revisão.

2 comentários:

  1. Moisés
    Sem querer pulei esta (MARAVILHA) que escrevestes. SOCORRO! Obrigada! Texto magnífico, explicação claríssima (para mim). Será que foi o meu ego que deu uma cochilada e o meu Ser assumiu e conseguiu ver tudo tão claro?
    Preciso tratar de dar uns soníferos para ele, mais vezes. rs, rs...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Não há de quê, Nina.
    Bom saber que o texto esclarece alguma coisa para alguém.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir