sábado, 28 de março de 2009

A necessidade da atenção e da prática

Eu quero que haja luz (73). Esta a primeira das ideias de nossa lição 87, deste dia 28 de março. Dizer isto sabendo o que isto significa é apenas o primeiro passo na direção de acreditar que somos, de verdade, Filhos de Deus. É um passo enorme na direção de acreditar que podemos romper as correntes das limitações que nos impedem de construir e viver "o sonho feliz" neste mundo de ilusões.

A impermanência, caracteristica comum a todas as coisas existentes neste mundo, não pode, nem deve nos impedir de experimentar a alegria perfeita, não pode nos impedir de vivermos "sempre brabos de alegre", mesmo em meio a toda tristeza que acontece no mundo. É aí mesmo que temos de exercitar nossa capacidade de alegria, para não nos deixarmos envolver e ser tragados por aquele mar de incertezas e de sofrimentos que é o que aparentemente o mundo nos oferece.

Para que haja luz, para que a luz se faça presente em nossas vidas, precisamos reconhecer e aceitar no mais íntimo de nós mesmos que: Não há nenhuma vontade exceto a de Deus (74). E esta é a segunda ideia para revisarmos neste dia. Uma vez aceita e reconhecida esta ideia, podemos nos abandonar serenamente à paz. Porque compreendemos, enfim, que não há nenhum estado diferente daquele em que nos encontramos ao qual podemos aspirar, pelo qual podemos ansiar. Aprendemos, repetindo, que "tudo está absolutamente certo exatamente da forma como está" e que não há nada que possamos fazer além daquilo que estamos fazendo. Estamos, onde quer que estejamos, sempre no lugar e na hora certas.

É a atenção e a prática das ideias e dos exercícios que vai nos provar a veracidade disso.

2 comentários:

  1. NAVEGAR É PRECISO

    Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
    "Navegar é preciso; viver não é preciso".

    Quero para mim o espírito [d]esta frase,
    transformada a forma para a casar como eu sou:

    Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
    Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
    Só quero torná-la grande,
    ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
    e a (minha alma) a lenha desse fogo.

    Só quero torná-la de toda a humanidade;
    ainda que para isso tenha de a perder como minha.
    Cada vez mais assim penso.

    Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
    o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
    para a evolução da humanidade.

    É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

    Fernando Pessoa

    É minha vontade que haja luz, nos dias de tormenta, nos dias de calmaria, pois É PRECISO NAVEGAR

    Isolda

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Isolda.
    Obrigado por comentar, por contribuir e compartilhar.
    Bem-vinda!

    ResponderExcluir