sexta-feira, 27 de março de 2009

A onipotência do ego

Na onipotência, que parece ser o estado natural do ego, parece-nos que temos todas as soluções para salvar o mundo. E nos esquecemos, a maior parte do tempo, de que nem ao menos somos capazes de nos acreditar salvadores do mundo. O que é uma enorme contradição. Temos todas as soluções para salvar o mundo, mas não queremos ser chamados de salvadores. Não acreditamos naquela afirmação de Jesus que dizia que somos capazes de fazer tudo o que ele fazia. E mais. E melhor. Por que será isso? Humildade? O ego será humilde? Não, não, é o contrário. Não reconhecer que somos Filhos de Deus e que, cada um de nós, pode de verdade salvar-se, e ao mundo, é o contrário de humildade, é arrogância pura e simplesmente. Do ego. Como posso me considerar humilde, se não reconheço meu papel no mundo? Se não aceito a função que recebi de Deus?

Por isso, entre outras coisas, revisamos neste dia 27 de março, na lição 86, as ideias que vimos nas lições 71 e 72:

(71) Só o plano de Deus para a salvação funcionará.
(72) Guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus para a salvação.

Estas ideias nos convidam a pensar no plano de salvação que o ego alimenta. Um plano baseado no ataque e no julgamento, que não pode funcionar de modo algum. Pois como vimos guardar mágoas é afastar-nos do que somos, é esconder a luz do mundo, é trabalhar para impedir a visão. É afastar-se da verdade, porque as mágoas nos levam para longe do presente, o único lugar em que podemos encontrá-la. O que é isto a não ser um ataque ao plano de Deus?

Aproveitemos os períodos da prática conforme as orientações iniciais deste período de revisão para refletir a respeito disso, utilizando as ideias destacadas para a lição de hoje.

2 comentários:

  1. Preciso te pedir que clareie isto de forma a ficar o mais "entendível" possível para quem, por exemplo, nunca teve contato com os milagres, ou ainda para os que tiveram, mas que ainda, "depois de décadas", esta linguagem de "salvadores do mundo", ainda seja completamente incompreensível. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Moises, essa parte de salvar o mundo não fica muito clara, porque entendo que não podemos mudar ninguem há menos que a pessoa queira mudar, então como posso salva-la? Posso apenas se ela quiser?Qual a nossa função no dia a dia para a salavação do outro? Bjs

    ResponderExcluir