segunda-feira, 2 de março de 2009

Eu sou a luz do mundo!

Esta é a ideia desta lição de número 61, para este dia 2 de março, com a qual retomamos os exercícios, após a primeira revisão do ano: Eu sou a luz do mundo. E o texto da lição diz que esta ideia "é apenas uma declaração da verdade acerca de ti mesmo... o contrário de uma declaração de orgulho de arrogância e de auto-engano. Ela não descreve o conceito que fazes de ti mesmo e nem se refere a nenhuma das características com as quais dotaste teus ídolos". Ela simplesmente declara a verdade ao se referir a ti tal qual foste criado por Deus.

A prática com a ideia para hoje implica aprender o verdadeiro significado de humildade, que não tem nada a ver nem com a auto-degradação que o ego espera de ti, nem com auto-glorificação que é o que esta ideia parece ser para o ego. A humildade verdadeira é apenas a aceitação do papel que te cabe na salvação, sem te comprometeres com nenhum outro. E o papel que te cabe é o de ser a luz do mundo. A humildade verdadeira impõe que aceites a ideia de hoje, "porque é a Voz de Deus que te diz que ela é verdadeira".

E aceitar isso é um passo gigantesco na direção de aceitar tua verdadeira função no mundo, um passo enorme no sentido de assumires teu lugar legítimo na salvação, que te dá o direito de ser salvo e o reconhecimento de que tens poder para salvar a outros.

Por isso, precisamos empreender tantos períodos de prática quantos possíveis, embora não seja necessário que nenhum deles ultrapasse um minuto ou dois. E a orientação é que comecemos cada um dos períodos dizendo o seguinte:

Eu sou a luz do mundo. Esta é minha única função. É por isso que estou aqui.

Em seguida, de preferência de olhos fechados, dedicamos por breves instantes nossa atenção a estas afirmações, permitindo que alguns pensamentos afins nos venham à mente, e voltamos à ideia central para o dia de hoje. Sempre que nossa mente se desviar, voltamos à ideia central. É preciso que nos certifiquemos de começar e terminar o dia com um período de prática. Isso nos permitirá começar o dia com o reconhecimento da verdade a nosso próprio respeito, bem como reforçá-la ao longo do dia, terminando com a reafirmação de nossa função e de nossa única finalidade aqui.
E este é apenas o primeiro passo. Caminhemos.

Um comentário:

  1. Hoje, a lição 61 fez toda a diferença no meu dia bastante agitado, acho que se não estivesse tão determinada a me sentir e agir como "a luz do mundo", teria deixado o meu ego fazer muita besteira, mas consegui! Estou muito grata por isso! Como dizes: Caminhemos...

    ResponderExcluir