quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Há um caminho para cada um que é único


LIÇÃO 4

Estes pensamentos não significam nada. São como
as coisas que vejo neste quarto [nesta rua,
desta janela, neste lugar].

1. Diferentemente dos anteriores, estes exercícios não começam com a ideia para o dia. Nestes períodos de prática, começa por observar os pensamentos que cruzam tua mente por cerca de um minuto. Em seguida aplica a ideia a eles. Se já estiveres ciente de pensamentos infelizes, usa-os como sujeitos para a ideia. Entretanto, não escolhas apenas os pensamentos que pensas serem "maus". Descobrirás, se te treinares a olhar para teus pensamentos, que eles representam uma mistura tal que, de certa forma, nenhum deles pode ser chamado "bom" ou "mau". É por esta razão que eles não significam nada.

2. Ao escolheres os sujeitos para a aplicação da ideia de hoje, pede-se a habitual especificidade. Não tenhas medo de usar tanto pensamentos "bons" quanto "maus". Nenhum deles representa teus pensamentos verdadeiros, que estão sendo cobertos por eles. Os "bons" são apenas sombras do que está além, e sombras tornam a visão difícil. Os "maus" são bloqueios à visão e tornam impossível ver. Tu não queres nem um, nem outro.

3. Este é um exercício muito importante e será repetido de vez em quando de forma um pouco diferente. O objetivo aqui é o de te treinar para os primeiros passos na direção da meta de separar o que não tem significado daquilo que é significativo. É uma primeira tentativa no propósito de longo alcance do aprendizado de perceberes o sem significado como fora de ti e o significativo dentro. É também o início do treinamento de tua mente para reconhecer o que é o mesmo e o que é diferente.

4. Ao usares teus pensamentos para a aplicação da ideia para hoje, identifica cada pensamento pela imagem ou pelo acontecimento central que ele contém, por exemplo:

Este pensamento sobre __________ não significa nada.
É como as coisas que vejo neste quarto [ nesta
rua, e assim por diante].

5. Podes também utilizar a ideia para um pensamento particular que reconheças como prejudicial. Esta prática é útil, mas não é um substituto para os procedimentos mais aleatórios a serem seguidos para os exercícios. Contudo, não examines tua mente por mais do que um minuto aproximadamente. Tu ainda és inexperiente demais para evitar a tendência de te tornares inutilmente preocupado.

6. Além disso, uma vez que estes exercícios são os primeiros deste tipo, podes achar particularmente difícil a suspensão do julgamento em relação aos pensamentos. Não repitas estes exercícios mais do que três ou quatro vezes durante o dia. Voltaremos a eles mais tarde.

*

COMENTÁRIO:

Ainda que aparentemente não faça sentido para nossa experiência de mundo a ideia que o Curso nos apresenta para as práticas nesta quarta-feira, dia 4 de janeiro, é a partir dela que podemos aprender a nos libertar da ideia de que somos o que pensamos. O que, de certo modo, também é verdadeiro. Mas, se vocês lembrarem de um comentário que fiz anteriormente, há de lembrar que, citando Eckhart Tolle, eu disse, como ele, que nós temos pensamentos, não somos pensamentos. E que é infundado o medo que temos de parar de pensar, por acreditar que se pararmos de pensar vamos deixar de existir, ou vamos morrer. Ou vamos nos perder em algum lugar desconhecido do qual temos muito medo de não poder voltar.


Ora, isso tudo é apenas uma prisão em que o mundo nos colocou, o sistema de pensamento equivocado de um falso eu, que não é o que somos. O que somos então? É isto que estamos buscando descobrir com as práticas que nos oferece o Curso. É na direção de nós mesmos que andamos ao buscar desfazer o que o mundo nos ensinou e continua a ensinar dia após dia.


Há um caminho que é único. Um caminho que é exclusivo a cada um de nós. A decisão de segui-lo é individual e cabe a cada um de nós tomá-la no momento que parecer conveniente e adequado. Aqui, apelo mais uma vez a Daniel Lima, que fala desse caminho:


Teu caminho.
O absoluto caminho.
O caminho que é teu
e que ninguém por ti percorrerá.
O único, o exclusivo, o absoluto caminho.


Se puderes, segue-o.
E segue-o mais ainda,
se não o puderes.


Às práticas?

2 comentários:

  1. FELIZ 2012

    PAZ E ALEGRIA

    FELIZ AQUI E AGORA !!

    ResponderExcluir
  2. Felicidade e alegria e paz para ti também, Lena.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir