terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A oportunidade para a libertação das crenças falsas


LIÇÃO 10

Meus pensamentos não significam nada.

1. Esta ideia se aplica a todos os pensamentos de que estás ciente, ou dos quais te tornes ciente nos períodos de prática. A razão pela qual a ideia é aplicável a todos eles é que eles não são teus pensamentos verdadeiros. Fizemos esta distinção antes e a faremos novamente. Tu ainda não tens nenhuma base para comparação. Quanto tiveres, não terás nenhuma dúvida de que aquilo que acreditavas serem teus pensamentos não significava nada.

2. Esta é a segunda vez que usamos este tipo de ideia. Apenas a forma é ligeiramente diferente. Desta vez a ideia é apresentada com "Meus pensamentos" em lugar de "Estes pensamentos" e não se faz nenhuma ligação com as coisas ao teu redor de modo evidente. Agora a ênfase está na falta de realidade daquilo que pensas que pensas.

3. Este aspecto do processo de correção começou com a ideia de que os pensamentos de que estás ciente são sem significado, estão fora de ti em vez de estarem dentro e, em seguida, enfatizou-se sua condição de passados em lugar de sua condição de pensamentos presentes. Agora enfatizamos que a presença destes "pensamentos" significa que não estás pensando. Este é simplesmente outro modo de repetir nossa declaração anterior de que tua mente é, de fato, um espaço em branco. Reconhecer isto é reconhecer o nada, quando pensas que o vês. Como tal, este é o pré-requisito para a visão.

4. Fecha os olhos para estes exercícios e começa-os repetindo a ideia de hoje para ti mesmo bem devagar. Acrescenta em seguida:

Esta ideia ajudará a me liberar de tudo aquilo em que acredito agora.

Os exercícios, como antes, consistem em investigar tua mente em busca de todos os pensamentos disponíveis para ti, sem seleção ou julgamento. Tenta evitar qualquer tipo de classificação. De fato, se achares útil fazê-lo, poderias imaginar que estás vendo passar uma procissão estranha e sortida de pensamentos, que tem pouco ou nenhum significado pessoal para ti. À medida que cada um passa por tua mente, dize:

Meu pensamento sobre __________ não significa nada.
Meu pensamento sobre __________ não significa nada.

5. A ideia de hoje pode servir obviamente para qualquer pensamento que te aflija em qualquer momento. Além disso, recomenda-se cinco períodos de prática, cada um envolvendo não mais do que cerca de um minuto de exame mental. Não se recomenda que o tempo do período seja estendido, e ele deve ser reduzido para meio minuto ou menos, se experimentares desconforto. Lembra-te, porém, de repetir a ideia lentamente antes de aplicá-la de forma específica e também de acrescentar:

Esta ideia ajudará a me liberar de tudo aquilo em que acredito agora.

*

COMENTÁRIO:

Pensando ainda no comentário feito à lição de ontem, em que lhes falei da "falsa identificação de quem experimenta com o objeto experimentado", que, de acordo com Patanjali, é a responsável por todo e qualquer sofrimento que venhamos a experimentar, vamos aproveitar a ideia para as práticas desta terça-feira, dia 10 de janeiro, para aprender a evitar todo e qualquer sofrimento. É possível, se pensarmos e chegarmos à aceitação do que a ideia nos diz, isto é, meus pensamentos não significam nada.


Logo, sempre que pensarmos em sofrimento, dor, medo, mágoa, ressentimento, raiva, ódio, ou qualquer outra forma de transtorno e aplicarmos a qualquer uma delas a ideia de hoje seremos capazes de nos libertar da sensação que aquela forma de transtorno nos traz. Simples, não?


É claro que é simples. Mas nem por isso podemos dizer que é fácil, uma vez que estamos há anos, uns mais, outros menos, sendo bombardeados pelas ideias e pensamentos que serviram ao falso eu para construir este mundo em que aparentemente vivemos. Um mundo construído como forma de nos separarmos uns dos outros e de Deus. Um mundo pensado para dar realidade à crença na separação e nas diferenças.


Lembram-se de que eu lhes disse a respeito desta lição, no comentário feito a ela no ano passado, que ela nos oferecia, por ser uma das ideias mais importantes e poderosas ideias com que já tivemos contato, uma ótima oportunidade para nos libertarmos de todas as crenças falsas, com base nas quais, muitas vezes de forma inconsciente, fazemos nossas escolhas e colhemos, igual número de vezes, resultados indesejáveis?

Lembram-se ainda do comentário de Tara Singh para esta lição? Entre outras coisas, ele dizia: 

"O Curso insiste em que leiamos devagar, isto é, com atenção. A atenção pergunta: O que isto significa? O que se está pedindo que eu perceba? O Curso pede que trabalhemos com a lição de forma precisa, objetiva. Sabemos o que isso significa? Alguma vez tu és preciso? [Objetivo?] Se fizéssemos estas exigências a nós mesmos, seríamos responsáveis e sábios. Não seríamos mais vagos, indiferentes ou casuais. Cada lição nos oferece um desafio do qual nossa vontade quer escapar. Meus pensamentos não significam nada é um desafio e tanto." 

É de fato um desafio e tanto! Uma ideia de difícil compreensão. Uma ideia que como a anterior podemos até pensar que compreendemos intelectualmente, mas que ainda não estamos preparados para aceitar como verdadeira. Não lhes parece? 

Precisamos lembrar, no entanto, que compreender significa principal e fundamentalmente aceitar. Só a aceitação pode trazer resultados ao aprendizado. E só podemos chegar à aceitação pelas práticas. 


Às práticas, pois não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário