quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aprendendo a inverter o modo de pensar do mundo


LIÇÃO 11

Meus pensamentos sem significado* me mostram
um mundo sem significado.

1. Esta é a primeira ideia que temos que está relacionada a uma fase fundamental do processo de correção: a inversão do modo de pensar do mundo. Parece que o mundo determina o que percebes. A ideia de hoje apresenta o conceito de que teus pensamentos determinam o mundo que vês. Alegra-te, de fato, por praticar a ideia em sua forma inicial, pois nesta ideia tua liberação está assegurada. A chave para o perdão está nela.

2. Deve-se empreender os períodos de prática da ideia de hoje de um modo um pouco diferente dos anteriores. Começa com os olhos fechados e repete a ideia para ti mesmo lentamente. Em seguida, abre os olhos e olha ao teu redor, perto e longe, para cima e para baixo - para qualquer lugar. Durante o minuto aproximado a ser passado usando a ideia, repete-a para ti mesmo simplesmente, seguro de fazê-lo sem pressa e sem nenhuma sensação de urgência ou esforço.

3. Para fazer estes exercícios com o máximo benefício, os olhos devem se mover de uma coisa para outra de forma razoavelmente rápida, uma vez que não devem se demorar em nada em particular. As palavras, no entanto, devem ser usadas de uma forma calma, até mesmo vagarosamente. A apresentação a esta ideia, em particular, deve ser praticada do modo mais casual possível. Ela contém a base para a paz, para o relaxamento e para a liberdade que estamos tentando alcançar. Ao concluires os exercícios, fecha os olhos e repete a ideia para ti mesmo lentamente mais uma vez.

4. Três períodos de prática provavelmente serão suficientes. Todavia, se houver pouca ou nenhuma inquietude e uma inclinação a fazer mais, pode-se empreender até cinco períodos. Não se recomenda mais do que isso.
______________________
*NOTA DE TRADUÇÃO: A expressão sem significado, traduzida do original meaningless, também poderia ser traduzida por sem sentido, sem prejuízo do significado/sentido do texto original, em meu modo de entender. Em outros contextos também se pode pensar em traduzir meaningless por inútilinsignificante.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quarta-feira, dia 11 de janeiro, entramos em contato com a ideia que pode nos fazer dar um salto gigantesco na direção de corrigir a percepção. Ela nos permite, como o texto afirma, inverter o modo de pensar do mundo. E é exatamente isto que precisamos fazer para experimentar a paz e a alegria que são o estado natural dos filhos de Deus, conforme já vimos antes.


É claro que o sistema de pensamento do falso eu, que aparentemente constrói este mundo, quer nos levar a pensar que é o mundo que determina aquilo que percebemos. Ou, dizendo de outra forma, para o modo de pensar do mundo, se eu estou vivendo um momento de tristeza, é porque alguma coisa aconteceu para me deixar triste. A ideia para as práticas de hoje revelam que o contrário é que é verdadeiro. Isto é, eu criei em minha mente um estado de tristeza - um pensamento sem significado - e ele me mostrou/projetou alguma coisa para justificar tal estado.


Se pensarmos bem, lembrando-nos de tudo aquilo por que passamos em nossa vida, e lembrando também de nossas experiências anteriores com as ideias que o Curso nos apresenta para as práticas, haveremos de concluir que, sim!, somos nós mesmos que pedimos que as experiências se apresentem e que nada nos chega ao conhecimento sem que tenhamos pedido. E, se concentramos nossa atenção em pensamentos sem significado - todos aqueles que nos afastam da alegria, que é nossa condição natural -, é óbvio e lógico que só vamos conseguir ver um mundo sem significado.


É importante notar ainda que a ideia para as práticas de hoje traz consigo a garantia de nossa libertação, pois, como o texto diz, "nela está a chave para o perdão". Ou será que vou continuar me negando a perdoar um mundo que não tem significado. Se o que vejo nele pode ser classificado de inútil ou insignificante, como deixar de perdoá-lo? Perdoando-o é a mim mesmo que perdoo. Pois tudo o que condeno no mundo é apenas aquilo que condeno em mim mesmo. As práticas vão me mostrar isto. 


Às práticas?

3 comentários:

  1. Moisés
    A Majô me enviou este texto por e-mail. Eu o apelidei carinhosamente de "UM SOCO NO ESTÔMAGO DO EGO".
    Bjs a todos


    "SE
    Se, ao final desta existência,
    Alguma ansiedade me restar
    E conseguir me perturbar;
    Se eu me debater aflito
    No conflito, na discórdia...
    Se ainda ocultar verdades
    Para ocultar-me,
    Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas...
    Se restar abatimento e revolta
    Pelo que não consegui
    Possuir, fazer, dizer e mesmo ser...
    Se eu retiver um pouco mais
    Do pouco que é necessário
    E persistir indiferente ao grande pranto do mundo...
    Se algum ressentimento,
    Algum ferimento,
    Impedir-me do imenso alívio
    Que é o irrestritamente perdoar,
    E, mais ainda,
    Se ainda não souber sinceramente orar
    Por quem me agrediu e injustiçou...
    Se continuar a mediocremente
    Denunciar o cisco no olho do outro
    Sem conseguir vencer a treva e a trave
    Em meu próprio...
    Se seguir protestando
    Reclamando, contestando,
    Exigindo que o mundo mude
    Sem qualquer esforço para mudar eu...
    Se, indigente da incondicional alegria interior,
    Em queixas, ais e lamúrias,
    Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia
    Para a minha ainda imperiosa angústia...
    Se, ainda incapaz
    para a beatitude das almas santas,
    precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende...
    Se insistir ainda que o mundo silencie
    Para que possa embeber-me de silêncio,
    Sem saber realizá-lo em mim...
    Se minha fortaleza e segurança
    São ainda construídas com os materiais
    Grosseiros e frágeis
    Que o mundo empresta,
    E eu neles ainda acredito...
    Se, imprudente e cegamente,
    Continuar desejando
    Adquirir,
    Multiplicar,
    E reter
    Valores, coisas, pessoas, posições, ideologias,
    Na ânsia de ser feliz...
    Se, ainda presa do grande embuste,
    Insistir e persistir iludido
    Com a importância que me dou...
    Se, ao fim de meus dias,
    Continuar
    Sem escutar, sem entender, sem atender,
    Sem realizar o Cristo, que,
    Dentro de mim,
    Eu Sou,
    Terei me perdido na multidão abortada
    Dos perdulários dos divinos talentos,
    os talentos que a vida
    A todos confia,
    E serei um fraco a mais,
    Um traidor da própria vida,
    Da vida que investe em mim,
    Que de mim espera
    E que se vê frustrada
    Diante de meu fim."

    ResponderExcluir
  2. ...mente aprendiz... "E, se concentramos nossa atenção em pensamentos sem significado -todos aqueles que nos afastam da alegria, que é nossa condição natural -, é óbvio e lógico que só vamos conseguir ver um mundo sem significado.

    Moisés, Nina Muitíssimo grata, também a Majô pelo "soco no estômago do Ego"... Maravilhoso!!
    Bençãos a todos!

    ResponderExcluir
  3. E viva a Majô, Nina.

    E vivas a todos os que compartilham deste grupo e fazem conosco suas práticas.

    Obrigado, Nina.

    Obrigado, Lena.

    ResponderExcluir