segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"Fora" só existe como projeção do que há "dentro"


LIÇÃO 30

Deus está em tudo o que vejo, porque Deus 
está em minha mente.

1. A ideia para hoje é o trampolim para a visão. A partir desta ideia o mundo se abrirá diante de ti e olharás para ele e verás nele aquilo que nunca tinhas visto antes. E o que vias antes não será visível para ti nem mesmo vagamente.

2. Hoje tentamos usar um tipo novo de "projeção". Não estamos tentando nos livrar do que não gostamos buscando vê-lo fora. Ao contrário, tentamos ver no mundo o que está no interior de nossas mentes e aquilo que queremos reconhecer que está aí. Deste modo, tentamos nos unir ao que vemos, em lugar de mantê-lo separado de nós. Esta é a diferença fundamental entre a visão e o modo como vês.

3. A ideia de hoje deve ser aplicada tantas vezes quanto possível durante todo o dia. Sempre que tiveres um momento, repete-a para ti mesmo devagar, olhando a tua volta e tentando perceber claramente que a ideia, de fato, se aplica a tudo o que vês agora, ou ao que poderias ver agora, se estivesse ao alcance de tua vista.

4. A visão verdadeira não está limitada a noções tais como "perto" e "longe". A fim de te ajudar a começar a te acostumares com esta ideia, tenta pensar em coisas distantes de teu alcance atual tanto quanto naquelas que podes realmente ver ao aplicares a ideia de hoje.

5. A visão verdadeira não só não é limitada pelo espaço e pela distância, mas também não depende absolutamente dos olhos do corpo. A mente é sua única fonte. Também a fim de te ajudar a conseguires ficar mais acostumado com esta ideia, dedica vários períodos de prática à aplicação da ideia de olhos fechados, usando quaisquer sujeitos que venham a tua mente e olhando mais para dentro do que para fora. A ideia de hoje se aplica igualmente a ambos.

*

COMENTÁRIO:

A ideia para as práticas desta segunda-feira, dia 30 de janeiro, complementa, estende e responde forma mais completa a pergunta que a ideia que praticada ontem respondia. Lembrando de comentário anterior, sabemos já, hoje em dia, que a própria Ciência afirma não haver diferença para o cérebro entre aquilo que é aparentemente real e visível aos nossos olhos e aquilo que existe apenas em nossos pensamentos. A forma com que reagimos a alguma coisa que vemos e podemos tocar é a mesma com que reagimos a uma lembrança, ou a um pensamento que nos vem à mente. Inclusive as alterações físicas e emocionais são as mesmas quer desencadeadas por um fato, alguma coisa que nos acontece, quer desencadeadas por uma lembrança ou por um pensamento.

É por isso que as práticas são extremamente importantes. Se há alguma coisa que achamos que precisa mudar no mundo, ela só pode mudar a partir de nossos pensamentos. É só mudando nosso modo de pensar que o mundo que vemos -  que nos parece real e, por vezes, cruel, um verdadeiro inferno - pode mudar.

E, mais uma vez, a única explicação possível, plausível e lógica para se acreditar que Deus está em tudo o que vejo é a ideia que praticamos hoje. Até porque nada do que "vemos" está, de fato, fora. A verdade é que "fora" não existe, ou só existe como projeção do "dentro". Ou alguém acredita que, de fato, pode ver alguma coisa que já não esteja impressa no interior de si mesmo, em seus pensamentos, em sua mente?

É importante lembrar que este Curso, de acordo com o que ele mesmo diz de si, é um programa de treinamento da mente. E que se quisermos, de fato, mudar alguma coisa em nossas vidas, se quisermos viver no mundo "o sonho feliz" da alegria e da paz perfeitas, que são a Vontade de Deus para nós e a nossa própria vontade, tudo o que precisamos mudar é apenas nosso modo de pensar. Pois, como já disse antes, na verdade, são apenas os nossos pensamentos que "criam" e constróem a aparente realidade que vivemos.


Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário