segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Tudo depende de minha decisão.

A lição 54, desta segunda-feira de carnaval, dia 23 de fevereiro, nos apresenta para a revisão, da mesma forma que as anteriores, as ideias das lições do período entre 16 e 20 de janeiro, que são as seguintes:

(16) Eu não tenho nenhum pensamento neutro.
(17) Eu não vejo nenhuma coisa neutra.
(18) Não estou só ao experimentar os efeitos do que vejo.
(19) Não estou só ao experimentar os efeitos de meus pensamentos.
(20) Estou decidido a ver.

Se pensarmos bem, mesmo que apenas por um instante, há poder em todos os pensamentos que temos. São eles que criam e inventam tudo a nossa volta, seja a favor da alegria, seja a favor da tristeza e do sofrimento. Isto significa que não existem pensamentos neutros e, por consequência, não podemos ver coisas neutras. Significa também que meus pensamentos criam efeitos ao serem pensados.
Por outro lado, é muito importante pensar também que, se meu pensamento cria o mundo que vejo, ele o cria completo. Tudo o que existe nele, absolutamente tudo, é parte de minha criação. E, se sou afetado pelos meus pensamentos, o mundo todo sofre os efeitos deles [lembram d'O Efeito Borboleta?].
Agora, lembremo-nos de que, em teoria, a partir das ideias que revisamos na lição de ontem, já sabemos que o mundo não faz sentido porque é apenas uma imagem criada por meus pensamentos sem sentido, que me impedem de ver verdadeiramente. Se estou transtornado e tenho medo de viver neste mundo, então, na prática, o que preciso é me decidir a ver. A menos que queira me manter vivendo uma ilusão que criei no passado, mantendo ao mundo todo prisioneiro dela e deste passado.
Tudo depende apenas desta minha decisão [e, claro, da decisão de todos e de cada um de nós].

Um comentário:

  1. Esta primeira revisão do livro é fantástica, pois torna tão mais claras as primeiras lições do que quando li pela primeira vez e que não me diziam nada.

    ResponderExcluir