sábado, 21 de fevereiro de 2009

A realidade só pode trazer paz.

Neste dia 21 de fevereiro, continuamos a revisar, com a lição 52, a série de ideias das primeiras cinquenta lições. Hoje, vamos dedicar nosso tempo à prática das cinco que se seguem às de ontem, da sexta à décima, que são:

(6) Estou transtornado porque vejo o que não existe.
(7) Eu vejo só o passado.
(8) Minha mente está preocupada com pensamentos passados.
(9) Eu não vejo nada tal qual é no presente.
(10) Meus pensamentos não fazem nenhum sentido.

Entre os pensamentos que podem nos ajudar a trabalhar com as ideias que a lição nos propõe para os exercícios de hoje está o fato de que a realidade, quando a vemos, nunca é assustadora e não pode nos transtornar nunca. Só pode nos trazer paz. Ou todos nós já não vivemos uma situação em que, ao enfrentar a realidade, percebemos que o que nos deixava transtornados ou amedrontados eram apenas as ilusões que inventamos para substituir a realidade?
Outro fato é que, se analisarmos bem, raramente estamos vivendo "o presente". E tudo o que pensamos acerca do mundo e das pessoas e coisas do mundo tem a ver com um conceito, uma imagem ou um preconceito que criamos/inventamos no passado e que, trazido ao momento presente, nem de longe se parece com o que pensávamos. A ideia de que só vemos o passado, uma ideia que o mundo não nos ensina a identificar como a responsável pelas ilusões que criamos o tempo todo, se aprendida, pode nos ajudar a viver mais no presente, que é o único tempo que existe.
Em decorrência de nossa falta de atenção ao momento presente, deixamos que nossa mente se ocupe e pré-ocupe com coisas que já não existem, o que nos impede de ver qualquer coisa tal qual ela é no momento em que a vemos. O que significa que, na maior parte do tempo, de fato, não vemos. Por consequência, nosso pensamentos não podem mesmo fazer nenhum sentido. E vivemos a confusão e o caos que nos parecem ser o mundo.
A orientação acerca da forma de usar a ideia é a mesma para todo este período de revisão. Fazemos duas leituras de todas as ideias e dos comentários a respeito delas que o livro contém. Uma pela manhã e uma à noite. E, durante o dia, dedicamos cerca de um minuto a cada uma delas. Também podemos nos dedicar a apenas uma das ideias, se ela nos parecer mais adequada ao que vivemos durante o dia.
Vamos experimentar?

2 comentários:

  1. Estivemos num almoço "prolongado" debatendo justamente sobre isso, por incrível que pareça!
    Obrigaduuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Nina, o incrível é que tudo é incrível, se olharmos bem.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir