domingo, 22 de fevereiro de 2009

Como ver sentido no mundo?

A lição de número 53, deste dia 22 de fevereiro, trata de revisar as ideias que apareceram originalmente nas lições que vão de 11 a 15. Estas ideias são as seguintes:

(11) Meus pensamentos sem sentido me mostram um mundo sem sentido.
(12) Eu estou transtornado porque vejo um mundo sem sentido.
(13) Um mundo sem sentido gera medo.
(14) Deus não criou um mundo sem sentido.
(15) Meus pensamentos são imagens que crio.

Se quisermos, de verdade, entender o que se passa no mundo, precisamos primeiro buscar a compreensão do que se passa em nossa mente. Em que momento, pensemos com vagar, se deu a separação entre nós e Deus? Houve, de fato, um momento em que isto aconteceu? Se acreditamos nisso, conforme nos ensina o mundo, não há nenhuma surpresa no fato de o mundo não fazer sentido, de nossos pensamentos não fazerem sentido. Não podemos nem mesmo ficar supresos por ver um mundo sem sentido, o que pode, aparentemente, nos transtornar. E é muito claro que um mundo sem sentido pode gerar medo. Aliás, tudo o que não faz sentido pode ser fonte de medo, não é mesmo?
E, se Deus não criou um mundo sem sentido, quem o criou? Será ele também uma das imagens criadas por meus pensamentos? Quem é este "eu" que cria este mundo sem sentido? O que se pode fazer para ver sentido no mundo?
Continuemos, pois, a refletir.

Um comentário:

  1. Quando ficamos transtornados por alguma coisa e conseguimos respirar fundo e nos lembrar do Espírito Santo e das lições que nos ensinam que tudo são imagens que criamos, a volta da Paz em nós é instantânea.

    ResponderExcluir