quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Se ataco ao mundo, ataco a mim mesmo?

As ideias para a revisão neste dia 25 de fevereiro, dia da lição de número 56, são as que seguem:


(26) Meus pensamentos de ataque atacam minha invulnerabilidade.

(27) Acima de tudo, eu quero ver.

(28) Acima de tudo, quero ver de modo diferente.

(29) Deus está em tudo o que vejo.

(30) Deus está em tudo o que vejo, porque Deus está em minha mente.


A prática com estas ideias deve obedecer às mesmas orientações dadas no início deste período de revisão.


Tivemos contato com estas ideias entre os dias 26 e 30 de janeiro e é normal que já as tenhamos esquecido a esta altura. Mas aquela parte de nossa mente que está em contato constante com Deus, e com a verdade, ainda lembra. Porém, a parte de nossa mente responsável pela criação do mundo do modo como o vemos precisa ser lembrada. Por isso o Curso oferece os períodos de revisão após uma série de exercícios e lições. É também por isso que o Curso repete algumas ideias, mudando ligeiramente sua forma, às vezes.


Lembremo-nos, pois, de pôr em prática as ideias de hoje para abandonar os ataques que nos impedem de conhecer nossa verdadeira identidade de Filhos de Deus. Busquemos reconhecer que tudo aquilo que vemos é apenas o reflexo daquilo que pensamos ser, e que isso deixa transparecer que nossa maior necessidade é a visão. A verdadeira visão, que vai fazer desaparecer a falsa imagem que criamos de, e para, nós mesmos. Se permitirmos que ela seja substituída pela verdade. Pois enquanto vemos o mundo da forma pela qual o vemos agora, a verdade não pode entrar em nossa consciência. E enquanto não abrirmos as portas de nosso mundo para a verdade não poderemos ver o mundo de modo diferente. Não poderemos ver que Deus está em tudo o que vemos. Não se abrirá para nós a compreensão de que, por trás de cada imagem que criamos, "a verdade permanece imutável", porque, apesar dos véus que tecemos para cobrir a face do amor, sua luz permanece clara e límpida. Não estaremos prontos a entender que, apesar de todos os nossos desejos loucos, nossa vontade verdadeira permanece unida à Vontade do Pai, que está em todos os lugares e em tudo para sempre.


E não poderia ser de outra forma. Pois, por trás de todos os nossos pensamentos insanos de separação e ataque, está o conhecimento de que tudo é um para sempre. E, se não existe nenhum lugar sequer em que Deus não esteja, Ele tem de estar em tudo o que vemos, da mesma forma que tem de estar na mente de cada um de nós. É a lembrança disto que precisamos exercitar em nossa prática diária.

3 comentários:

  1. Lembro que minha mãe dizia: "Cochilou, o cachimbo cai...")ou seja, ficar atenta em lembrar que podemos ver de forma diferente e que Deus está em tudo o que vemos, penso que pode ser sim a chave da felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Moises,

    por onde comeco o livro pelos exercicios ou pelos textos?

    ResponderExcluir