terça-feira, 9 de novembro de 2010

Juízo Final: a transformação do mundo em Céu

LIÇÃO 313

Deixa uma nova percepção vir a mim agora.

1. Pai, há uma visão que percebe todas as coisas puras, de forma que o medo desaparece e, no lugar onde ele estava, o amor é convidado a entrar. E o amor virá a qualquer lugar que seja chamado. Esta visão é Tua dádiva. Os olhos de Cristo olham para um mundo perdoado. Todos os pecados estão perdoados na visão d'Ele, pois Ele não vê nenhum pecado em nada daquilo para que Ele olha. Deixa que a perceção verdadeira d'Ele venha a mim agora, para que eu possa despertar do sonho de pecado e olhar para a inocência dentro de mim, que Tu manténs completamente inviolada sobre o altar a Teu Filho santo, o Ser com o qual quero me identificar.

2. Vamos olhar uns para os outros na visão de Cristo hoje. Quão belos somos! Quão santos e amorosos. Vem, irmão, e une-te a mim hoje. Quando nos unimos, nós salvamos o mundo. Pois em nossa visão ele se torna tão santo quanto a luz em nós.

*

COMENTÁRIO:

Eis aqui a possibilidade da materialização do Juízo Final, tema deste período, em nossas vidas. Quando, enfim, mesmo que apenas por alguns instantes, abandonamos o julgamento em favor da visão de Cristo, cumprimos a função que nos cabe: a de salvar o mundo, pois nesses intantes santos estamos salvos. Bem como o estamos na eternidade e na verdade do que somos.

Conforme o texto diz, o Juízo Final~não é o fim do mundo, mas sim a transformação do mundo em Céu. E o que nos oferece a percepção nova, a percepção verdadeira de Cristo?

Ela nos oferece o meio para despertarmos do sonho de um mundo corrupto, cheio de todos os males e defeitos que depositamos sobre ele na ilusão criada pela pretensa onipotência do ego.

Parece-me, de certa modo forma, que a ideia de as práticas desta terça-feira, 9 de novembro, nos remete àquela que praticamos na última sexta [Não terei medo de olhar para dentro hoje.] ampliando, estendendo e reforçando o alcance dela, para realmente deixarmos de uma vez por todas de ter medo de olhar para dentro.

Ela nos convida, ao mesmo tempo, a olhar para o mundo e para tudo o que há nele de modo diferente. Ao experimentarmos fazer isso,  estaremos aceitando a ideia de olhar para o mundo a partir da visão de Cristo, a partir da percepção verdadeira, meta que buscamos alcançar nesta segunda parte do livro de exercícios.

Aí veremos de fato um mundo perdoado e aprenderemos que, se olharmos para dentro a partir da visão de Cristo, só poderemos ver o Ser em nós mesmos, tal qual Deus O criou, e que vive, como nós, eternamente na unidade com Ele.

6 comentários:

  1. Não consegui sabe-se lá por qual motivo, acessar a internet neste final de semana, então ontem, (2ª f) li todas as postagens sem poder comentar aqui do trabalho por causa da correria.
    Quero te falar que prestei muita atenção em TUDO e estou "processando". Achei fantástico o comentário de sábado sobre o "Hair" e acho que não só eu, mas outras pessoas iriam gostar mais se os links tivessem legendas. De qualquer forma queria deixar registrado que estou atenta e que continuo praticando.
    Obrigada e até a noite!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal.Justamente hoje,li no livro Conversando com Deus..........Não pode ser punido por ofensas,como também não pode cometê-las - porque nada é "ofensivo" aos olhos de Deus.
    Assim,aos olhos de Cristo só existe o AMOR!!!
    Se tentarmos viver a nossa vida nesse espirito de AMOR..estaremos à sua imagem e semelhança! A única coisa que realmente importa! beijos à todos! obgda ,Moisés por este blog,comentários e AMOR!

    ResponderExcluir
  3. Nina, querida,

    Que bom saber que estás "prestando atenção", rsrsrsrsrs..., "processando" e que continuas praticando...

    Quanto aos links, nem me dei conta de que não tinham legendas, mas acho que a partir de qualquer um deles pode-se encontrar outro que tenha. Nâo sei. Mas é bem fácil encontrar a letra da música no google, e sua tradução. Eu mesmo fiz a consulta antes da postagem.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  4. Beth, querida,

    Você é a nossa Beth, do Grupo de Encontros, ou é outra?

    Bem-vinda de qualquer forma aos comentários e ao processo de aprendizado dos exercícios do UCEM.

    Bastante apropriada sua observação a respeito do tópico do livro Conversando com Deus. Na verdade, o segredo de Jesus em sua passagem pelo mundo era exatamente este, ignorar tudo o que não fosse AMOR. Ver apenas o Filho de Deus, em si mesmo e no outro, que é o que o ensinamento do Curso busca nos ensinar a fazer.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  5. Moisés querido.Sou sim a Beth do curso! adorei a ...nossa Beth! demorei um pouco para conseguir postar um comentário,como tb está demorando para responder,mas chego lá!! beijão

    ResponderExcluir
  6. Ah... que legal... Maravilha ter você por aqui também.

    Obrigado, querida.

    Beijos.

    ResponderExcluir