sábado, 13 de novembro de 2010

Descobrir e aceitar meu lugar e meu papel no plano

LIÇÃO 317

Sigo pelo caminho escolhido para mim.

1. Tenho um lugar específico a ocupar; um papel só para mim. A salvação espera até eu aceitar este papel como aquilo que escolho fazer. Até eu fazer esta escolha, sou escravo do tempo e do destino humano. Mas quando eu, com disposição e alegria, seguir pelo caminho que o plano de meu Pai escolheu para eu seguir, então, reconhecerei que a salvação já está aqui, já foi dada a todos os meus irmãos e já é minha também.

2. Pai, é Teu caminho que escolho hoje. Escolho ir aonde ele me levar, escolho fazer o que ele quiser que eu faça. Teu caminho é inevitável e o fim é seguro. A lembrança de Ti me espera nele. E todas as minhas tristezas terminam no Teu abraço, no abraço que Tu prometeste a Teu Filho, que pensou equivocadamente se ter perdido da proteção segura de Teus Braços amorosos.

*

COMENTÁRIO:

Da mesma forma que o Curso nos ensina que não há como fugirmos do papel que o plano de Deus para a salvação reserva para cada um de nós, um dos salmos da Bíblia fala da impossibilidade de nos escondermos ou de fugirmos de Deus ou de nos desviarmos de Seus caminhos, uma vez que tanto para o salmista quanto para o Curso não há nada fora de nós.

Em uma linguagem mais atual o Salmo* diz o seguinte:

Senhor, Tu sondas o meu íntimo
Tu me conheces a fundo.
Qualquer coisa que eu faça
não Te passa despercebida.
Penetras as minhas intenções desde a sua raiz.
Posso caminhar ou descansar, e Tu já os avaliaste.
Todos os meus movimentos Te são familiares.
Ainda não chegaram as palavras a minha boca,
e Tu já as conheces inteiramente.

Tu me envolves de todos os lados,
Tua mão protetora se estende sobre mim.
Fico maravilhado diante de Tua sabedoria,
não posso compreendê-la.
Ela me ultrapassa infinitamente.
Onde me poderei esconder de Ti,
e escapar do alcance de Teu olhar?
Se subir para o espaço,
eu Te encontro lá.
Se eu for morar embaixo da Terra,
também aí esbarro Contigo.
Mesmo que eu vá me esconder lá atrás dos horizontes
será ainda a Tua mão que me conduz,
e até lá ela me protege.

(...)

Teu poder criador atuou em mim desde o início,
tecendo-me no seio de minha mãe.
Eu Te agradeço, Senhor,
por teres me criado de maneira tão prodigiosa.
Tuas obras são maravilhosas!
Tu já me conhecias bem a fundo,
nenhuma das minhas células Te era desconhecida,
quando eu estava sendo plasmado
no segredo da natureza.
Antes mesmo de eu ter nascido,
já conhecias definitivamente toda a minha vida.

(...)

Continua, Senhor, a sondar meu coração,
e perscruta esta inquietação que me agita.
Verifica se por acaso não estou no caminho errado,
e guia-me pelo caminho que leva à eternidade.

É disto que trata a ideia que praticamos neste sábado, dia 13 de novembro.  Por mais que o ego se sinta acuado pela possibilidade da rendição a Deus, pelo conhecimento de que não é possível escapar nem se esconder de Deus, é preciso que reconheçamos nosso lugar no plano de Deus. Ele não é diferente daquele em que estamos agora. É preciso que reconheçamos nosso papel no plano de Deus. Ele não tem como ser diferente daquele que estamos vivendo aqui e agora. Mas mais importante do que isso é que aceitemos nosso lugar e nosso papel, na certeza de que podemos contar com Ele a nos guiar "pelo caminho que leva à eternidade", como diz o Salmo. Pois, como diz uma das lições que praticamos há algum tempo, podemos confiar que "Deus vai comigo aonde eu for".

*NOTA: Esta versão do Salmo 138 [está no livro "rezar os salmos hoje", numa tradução direta do original hebraico feita por Francisco Teixeira e Carlos Mesters, e publicada pela livraria duas cidades.

3 comentários:

  1. Que bonito seu comentário de hoje Moisés! Obrigada! Bom fim de semana e bom feriado a todos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana, querida,

    Saudade.

    Obrigado por sua generosidade em comentar. Um ótimo final de semana e bom feriado para você e os seus também.

    ResponderExcluir
  3. ... de repente passou a ser mais importante aceitar do que entender as lições, assim como mais importante ouvir do que falar...

    Sou grata por esse ensinamento!Linda Oração.

    Paz e Alegria para o teu coração.

    Lena

    ResponderExcluir