sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Só temos verdadeiramente aquilo que damos

LIÇÃO 316

Todas as dádivas que dou a meus irmãos são minhas.

1. Da mesma forma que todas as dádivas que meus irmãos dão são minhas, cada dádiva que dou também me pertence. Cada uma permite que um erro passado se vá e não deixe nenhuma sombra sobre a mente santa que meu Pai ama. Sua graça me é dada em cada dádiva que um irmão recebe ao longo de todo o tempo e além de todo o tempo também. Meus depósitos estão cheios e anjos guardam suas portas abertas para que não se perca nenhuma dádiva e para que apenas se acrescente mais. Deixa-me ir ao lugar onde estão meus tesouros e entrar no lugar em que sou verdadeiramente bem-vindoe me sinto em casa, entre as dádivas que Deus me dá.

2. Pai, quero aceitar Tuas dádivas hoje. Eu não as reconheço. Mas confio que Tu Que as deste vais prover os meios pelos quais eu possa vê-las,  perceber seu valor e apreciar apenas elas como aquilo que quero.

*

COMENTÁRIO:

Nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, vamos estender a reflexão que fizemos acerca da ideia para as práticas de ontem, que nos permitiu ter um vislumbre de compreensão do significado da unidade. Ela também se refere a um ensinamento central do Curso que diz: "os pensamentos não deixam sua Fonte". Ou ainda à ideia de que "dar e receber são a mesma coisa", outro dos ensinamentos centrais do UCEM.

Na prática, a ideia para os exercícios de hoje nos oferece a certeza de que tudo o que damos continua a ser nosso. Ou dizendo de outra forma, de acordo com o ensinamento, "só temos verdadeiramente aquilo que damos".

Podemos, portanto, ficar tranquilos em relação a nossos maiores medos que se referem à perda, à escassez e à carência. Pois todas as dádivas que damos a qualquer de nossos irmãos nos pertencem. Vão continuar a nos pertencer para sempre.

E podemos voltar a nos lembrar de que "é dando que se recebe", como nos diz a Oração de São Francisco.

Um comentário:

  1. Mouss
    Não tenho comentado por estes dias, mas leio o blog logo cedo e sigo atenta e praticando.
    Bjos

    ResponderExcluir