domingo, 28 de novembro de 2010

O medo não é real. O amor não tem opostos.

LIÇÃO 332

O medo aprisiona. O perdão liberta.

1. O ego cria ilusões. A verdade desfaz seus sonhos maus, afastando-os com sua luz. A verdade nunca ataca. Ela é simplesmente. E a partir da presença dela a mente se lembra das fantasias e acorda para o real. O perdão convida esta presença a entrar e a tomar seu lugar legítimo na mente. Sem o perdão, a mente fica aprisionada, acreditando em sua própria inutilidade. Com o perdão, entretanto, a luz brilha, de fato, por entre as trevas, oferecendo-lhe esperança e lhe dá o meio para perceber claramente a liberdade que é sua herança.

2. Não queremos aprisionar o mundo novamente hoje. O medo o mantém prisioneiro. E, não obstante, Teu Amor nos dá o meio de libertá-lo. Pai, queremos libertar o mundo agor. Pois na medida em que oferecemos a liberdade ela nos é dada. E não queremos continuar a ser prisioneiros, quanto Tu nos ofereces a liberdade.

*

COMENTÁRIO:

Vamos aprender a libertar o mundo neste domingo, 28 de novembro. Vamos aprender a libertá-lo, libertando-nos de toda ideia de medo, que o mantém prisioneiro e nos aprisiona a todos ao mesmo tempo.

A ideia para as práticas de hoje nos oferece o meio pelo qual escolher libertar-nos e, por consequência, libertar o mundo. É só a ideia de medo que nos aprisiona a ambos. Mas o medo não é real. O medo é só uma das ilusões do ego.

Lembram-se da Introdução ao Curso?

Lá esta dito que seu objetivo não é "ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado. Ele objetiva, contudo, remover os bloqueios à consciência da presença do amor, que é tua herança natural. O oposto do amor é o medo, mas aquilo que é todo-abrangente não pode ter opostos".

O medo, pois, não é real. E o perdão é o meio de "remover os bloqueios à consciência da presença do amor" e da verdade, que "nunca ataca" e "é simplesmente". E é o perdão o meio de que precisamos nos utilizar para a nossa libertação. Para tanto, é preciso, primeiro, que deixemos a verdade tomar seu lugar legítimo em nossa mente, para desfazer as trevas que nos impedem de ver a luz.

A luz, por sua vez, vai permitir que nos perdoemos, que abandonemos toda e qualquer condenação, de nós mesmos de quem quer que seja, e que nos libertemos, oferecendo nosso perdão ao mundo todo que se libertará conosco.

Um comentário:

  1. Oi Moisés,

    Estou aqui, mais firme do que nunca nos Milagres.
    É muito bom compartilhar este meu propósito com este Blog, com certeza é uma das forças que preenchem meu coração para chegarmos lá.
    Segunda vamos nos ver, Ok?
    Saudades, um abraço carinhoso
    Isolda

    ResponderExcluir