sábado, 20 de novembro de 2010

Para aprender a evitar decisões equivocadas

LIÇÃO 324

Eu apenas sigo, pois não quero conduzir.

1. Pai, Tu és Aquele Que me deu o plano para minha salvação. Tu estabeleceste o caminho que devo seguir, o papel que devo assumir e todos os passos do caminho designado para mim. Eu não posso me perder. Só posso escolher me desviar por algum tempo e depois voltar. Tua Voz amorosa sempre vai me chamar de volta e guiar meus passos corretamente. Todos os meus meus irmãos podem seguir pelo caminho que lhes indico. No entanto, eu apenas sigo no caminho que leva a Ti, conforme Tu me orientas e queres que eu siga.

2. Sigamos, pois, Aquele Que conhece o caminho. Não precisamos hesitar porque não podemos nos perder de Sua Mão amorosa exceto por um instante. Caminhamos juntos porque O seguimos. E é Ele que torna certo o final e garante um volta segura para casa.

*

COMENTÁRIO:

O maior - ou um dos maiores - equívocos que podemos cometer em relação ao fato de sermos responsáveis por tudo aquilo que nos chega à consciência, durante o tempo em que vivemos neste mundo, é acreditar que o livre arbítrio nos dá o poder para desafiar a Vontade Deus e criar um plano diferente do d'Ele para a salvação. Acreditar que, porque temos - e, de fato, temos - todo o poder que Ele nos dá, sem limites, a não ser os que nós mesmos nos impomos, somos capazes de inventar um plano melhor do que o de Deus para nossa própria salvação, e para a salvação do mundo inteiro.

É para curar este equívoco que as práticas deste sábado, 20 de novembro, nos oferecem a ideia: Eu apenas sigo, pois não quero conduzir. Só o ego pode ter a pretensão de querer, e de se acreditar capaz de conduzir. E é só dando ouvidos a ele que podemos nos desviar do caminho estabelecido por Deus para vivermos a alegria e a paz perfeitas: a condição natural de todos os Seus Filhos.

Quantas vezes já nos equivocamos ao escolher um caminho? Quantas vezes já nos deparamos com a dor e com o sofrimento após tomar alguma decisão a partir da ideia de onipotência egóica? Como se, de verdade, soubéssemos de alguma coisa! Quantas vezes mais vai ser preciso que erremos, até ficarmos prontos para tomar a única decisão que pode nos livrar de todas as ilusões do mundo? A decisão de seguir pelos caminhos que Deus nos indica, sem receio, sem temor, sem hesitação, pois Ele, sim, sabe o que queremos. E sabe e põe a nossa disposição o tempo inteiro, amorosamente, tudo aquilo de que precisamos.

Às práticas, pois!

2 comentários:

  1. Olá... tem alguém aí? Toc, toc, toc...

    Estou abrindo os comentários apenas para dar as boas vindas a Maria V. Gonzaga, que se juntou a nós ontem.

    Bem-vinda, Maria. Espero, e acho que todos nós aqui esperamos, que você se sinta à vontade para compartilhar conosco suas impressões e experiências. Seus aprendizados e suas dúvidas. O blogue está aberto para manifestações de quem quer que queira se manifestar.

    Uma observação apenas. Há uma espécie de premonição naquilo que você diz a respeito de não levar o mundo a sério. Espere a postagem da lição de amanhã, domingo, dia 21 e me diga o que você acha.

    Um ótimo feriado e um grande final de semana a todos.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Querido Moisa,
    Estou acompanhando as lições, vejo o blog qdo
    Tem algum wi-fi no caminho da viagem.
    Estou me dedicando e com isso notei uma certa
    teimosia da minha pte em querer q as coisas do meu jeito.
    As praticas, não eh?
    Eh amigo, muito a aprender mas creio eu, já dei um gde em reconhecer algo a ser superado/desfeito ou sei la.
    Estou exausta, passei aqui para dar o ar da graça (Eh assim q se diz?:-))

    Bjo

    ResponderExcluir