quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Podemos nos decidir pelo Céu em qualquer momento

LIÇÃO 329

Eu já escolhi aquilo que Tu queres.

1. Pai, pensei que me desviava de Tua Vontade, que a desafiava, desobedecia suas leis e interpunha uma segunda vontade mais poderosa do que a Tua. Todavia, o que sou, na verdade, é apenas Tua Vontade estendida e se estendendo. Sou isto e isto nunca vai mudar. Da mesma forma que Tu és Um, eu também sou um Contigo. E escolhi isto na minha criação, quando minha vontade se tornou para sempre uma só com a Tua. Essa escolha foi feita para toda a eternidade. Ela não pode mudar para ficar em oposição a si mesma. Pai, minha vontade é a Tua. E eu estou seguro, tranquilo e sereno, em alegria sem fim, porque é Tua Vontade que seja assim.

2. Hoje aceitaremos nossa união uns com os outros e com nossa Fonte. Não temos nenhuma vontade separada da d'Ele e todos somos um porque todos compartilhamos a Vontade d'Ele. A partir dela descobrimos, enfim, nosso caminho para Deus.

*

COMENTÁRIO:

Nossa maior dificuldade de escolher no confronto aparente entre ilusão e realidade se deve à tentativa que fazemos de dar realidade às ilusões. Esquecemo-nos de que nossos sentidos não conseguem ver, tocar, cheirar, saborear ou ouvir a realidade. Esquecemo-nos de que, conforme buscava nos lembrar a lição 312, "a percepção vem depois do julgamento". Isto é, somos sempre nós mesmos, após julgar, que escolhemos o que vamos ver, porque é o que queremos ver que vemos, tocamos, cheiramos, saboreamos e ouvimos.

É claro que um sem número de vezes não temos consciência disso. Daí acreditarmos que a confusão em que nos encontramos muitas vezes pode ser atribuída a alguma coisa ou a alguém fora de nós mesmos. Como se algo, ou alguém, a quem não somos capazes de dar nome, tivesse feito, por e para nós, uma série interminável de escolhas inescapáveis.

Inescapáveis?

Aqui podemos trazer de volta a reflexão feita por Riobaldo na última terça-feira: "Quem sabe, tudo o que já está escrito tem constante reforma - mas que a gente não sabe em que rumo está - em bem ou mal, todo-o-tempo reformando?"

A ideia que vamos praticar nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, serve - ou deve servir - pra nos livrar destas confusões. Pois ela afirma que já escolhemos aquilo que Deus quer para nós. O que isto significa? Significa que nossa realidade, aquilo que é verdadeiro em nós, o divino, o Ser em nós, sabe e compreende que a Vontade de Deus e a dele são a mesma e são uma só.

Escolher aqui, na ideia para as práticas de hoje, significa dizer que eu já me decidi por aquilo que Tu queres. Uma escolha que foi, continua e continuará a ser feita por toda a eternidade na criação, que não tem começo nem fim. Isto significa dizer que a todo momento podemos escolher a Vontade de Deus para nós. A qualquer instante podemos tomar a decisão pelo Céu.

2 comentários:

  1. Oi Moisa,

    Exatamente, escolher a vontade de Deus para nos.

    E que assim seja.

    Beijo

    Dani

    ResponderExcluir
  2. É isso, Dani...

    Há um trecho do livro que diz: "Tu não precisas fazer nada". Isto é, se aprendermos a entregar, de verdade, nossas decisões e indecisões, dúvidas e certezas, problemas e soluções, preocupações, medos, mágoas, raivas, dores, ressentimentos e tudo o mais ao divino em nós, ao Espírito Santo, não precisaremso, de fato, fazer nada, a não ser aceitar o resultado que se apresentar. Sabendo sempre que é possível fazer nova escolha, decidir de novo, se o que se apresentar, não nos deixar em paz, ou nos afastar da alegria.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir