quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Abandonando o passado, libertamos o futuro

LIÇÃO 314

Busco um futuro diferente do passado.

1. Da nova percepção do mundo vem um futuro muito diferente do passado. Agora o futuro é reconhecido como extensão do presente apenas. Os erros do passado não podem lançar sombras sobre ele, uma vez que o medo perde seus ídolos e imagens e, por não ter forma, não tem nenhum efeito. Agora, a morte não reivindicará o futuro, pois no presente sua meta é a vida e se provê com alegria todos os meios necessários. Quem pode se lamentar ou sofrer se o presente está livre e estende sua segurança e sua paz a um futuro sereno e repleto de alegria?

2. Pai, estávamos equivocados no passado e escolhemos o presente para ficar livres. Agora deixamos de fato o futuro em Tuas Mãos, deixando para trás nossos erros passados e certos de que Tu cumprirás Tuas promessas presentes e guiarás o futuro na luz sagrada delas.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quarta-feira, 10 de novembro, eis-nos às voltas com as práticas de uma ideia a respeito da qual todos nós já pensamos à exaustão. Ou estou enganado? Ou sou só eu?

Descontentes com o presente que vivemos, falamos muitas vezes que ele, nem de longe representa, ou que não tem nada a ver com o futuro que aspiramos viver. No fundo, porém, ainda mantemos a crença de que, na verdade, não temos nenhum futuro. Consideramo-nos incapazes e despreparados para viver o milagre que o perdão de todos os nossos equívocos do passado nos daria. Ou nos esquecemos de que o presente é o único tempo que existe e o desperdiçamos com planos e sonhos que nunca se concretizarão.

Quando vislumbramos por alguns instantes a alegria e a paz que advêm do fato de nos termos entregue às Mãos de Deus, abandonando todo e qualquer julgamento sobre o mundo, sobre as coisas e pessoas nele, achamos que a sensação é boa demais para ser verdade, para durar. E mergulhamos mais uma vez no pesadelo que julgamos viver, do qual não vemos saída.

Lembram-se de uma das lições lá da primeira parte que nos orientava a praticar assim:

Perdoa e verás isso de modo diferente.?

Já naquela altura o Curso nos oferecia a resposta de que precisamos para nos curar e para curar todos os males do mundo que vemos. É simples assim. E basta lembrar de que só perdoamos a nós mesmos por aquilo que vemos e que pensamos ser verdade, a nosso próprio respeito e a respeito de tudo o que vemos e que é causa da aparente separação que experimentamos.

É simples assim. Perdoando-nos no presente, libertamo-nos do passado e libertamos o futuro para ser o que tiver de ser, entregando-o junto com o presente às Mãos de Deus, para que se cumpra a Vontade d'Ele para nós de alegria e paz perfeitas e não nossa vontade egóica, inconstante, insegura e incoerente e incapaz de se decidir pelo melhor para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário