sexta-feira, 1 de outubro de 2010

É possível dedicar um dia inteiro ao amor?

LIÇÃO 274

Este dia pertence ao amor. Que eu não tenha medo.

1. Pai, hoje quero deixar que todas as coisas sejam tais como Tu as criaste e oferecer a Teu Filho o respeito devido a sua inocência; o amor do irmão a seu irmão e Amigo. Por meio disso sou redimido. Também por meio disso a verdade penetrará no lugar aonde as ilusões estavam, a luz substituirá toda a escuridão e Teu Filho saberá que é como Tu o criaste.

2. Hoje chega a nós uma bênão especial d'Aquele Que é nosso Pai. Dá este dia a Ele e não haverá nenhum medo hoje, porque o dia é dado ao amor.

*

COMENTÁRIO:

Nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, a ideia para as práticas nos convida a dedicar um dia inteiro ao amor. É possível existir coisa melhor a se fazer? Mas... Será que somos capazes de dedicar todo o nosso dia ao amor? Quem sabe? Se nos decidirmos a ficar atentos. Se nos decidirmos a estar presentes a tudo o que nos acontecer neste dia.

Quem sabe? Se nos dedicarmos, de fato, durante o dia todo à busca do autoconhecimento. E Krishnamurti diz que "autoconhecimento não significa acumular conhecimentos sobre si próprio; significa observar a si próprio. Se aprendo acumulando conhecimentos, nada aprendo a respeito de mim mesmo". Lembremo-nos da necessidade de esvaziar a xícara antes de servir um chá novo.

Ele também diz que devemos "recusar, não apenas verbal, intelectual ou teoricamente, mas negar realmente tudo o que o homem" diz. Cabe a cada um de nós descobrir, por si próprio, porque não é possível obtermos a Verdade de outrem. E a Verdade também não está fixada em um ponto particular.

Diz mais que nos cumpre ser sérios e rejeitar toda espécie de propaganda - e toda religião institucionalizada é uma contínua propaganda - e descobrir por nós mesmos "o que é a Verdade, se tal coisa existe". O que importa, continua, é que compreendamos por nós mesmos e não pelo que dizem a nosso respeito psicólogos, filósofos, analistas, intelectuais, velhos mestres, mesmo os mais antigos e venerados, pois, fazendo isto, estaríamos apenas seguindo o que eles dizem a respeito de nós.

Interessante, pois, é notar que o próprio Curso, em uma de suas lições iniciais, nos convida a abandonarmos tudo, inclusive ao próprio Curso, e irmos, de coração e mente abertos na direção do mais profundo de nós mesmos. Pois é só lá que podemos verdadeiramente encontrar o que buscamos.

Entreguemos, pois, ao amor este dia e o que somos para descobrir que não há nada a temer.

4 comentários:

  1. Ok
    Atenta...
    Esvaziando a xícara...
    Mas o ego é matreiro...
    Não importa...sigo praticando...
    Grata
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Mouss, ontem eu ouvi uma musica do Osvaldo Montenegro e teve uma parte simplesmente sensacional que diza"Que a minha loucura seja perdoada, porque metade de mim e amor e a outra metade tambem" amei a musica e a frase.
    Bjs
    Milagressssss

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Nina.

    Obrigado por comentar. Mas não te preocupes com os truques e manhas do ego. Basta que fiquemos atentos para descobrir e deixar de lhe dar atenção.

    ResponderExcluir
  4. Duda, querida,

    Tudo bem por aí? Esperamos que sim. Acreditamos que sim. É muito bom tê-la tão perto assim, apesar da distância. Isto é uma prova de que as distâncias não existem de verdade. Nem o tempo, como o ego quer fazer que a gente acredite.

    É verdade o que a música diz, porque não somos metades. Somos amor por inteiro. Quando não vemos assim é apenas porque nos deixamos iludir pela crença do ego em uma separação que não existe.

    Obrigado por se fazer presente entre nós.

    Paz e bem! E um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir