terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Somente com a alegria é que a gente realiza bem."

LIÇÃO 299

A santidade eterna habita em mim.

1. Minha santidade está muito além de minha própria capacidade de entender ou conhecer. No entanto, Deus, meu Pai, Que a criou, reconhece minha santidade como a d'Ele. Nossa Vontade conjunta a compreende. E Nossa Vontade conjunta sabe que isso é verdade.

2. Pai, minha santidade não vem de mim. Ela não é minha para ser destruída pelo pecado. Ela não é minha para sofrer ataques. Ilusões podem escondê-la, mas não podem extinguir sua radiância nem turvar sua luz. Ela continua a ser perfeita e intocada para sempre. Todas as coisas são curadas nela, pois continuam a ser tal qual Tu as criaste. E eu posso conhecer minha santidade. Pois a Própria Santidade me criu, e eu posso conhecer minha Fonte porque é Tua Vontade que Tu sejas conhecido.

*

COMENTÁRIO:

A ideia da santidade é recorrente no Curso, por ser nossa condição natural de Filhos de Deus. Aprender a reconhecer e internalizar a santidade em nós é o que vai nos devolver à Graça, ao Eu, de que fala Ramana Maharshi, ao dizer que:

"As pessoas não entendem a verdade nua e crua e - a verdade de sua consciência de cada dia, sempre presente e eterna. Essa é a verdade do Eu. Existe alguém que não esteja consciente do Eu? Embora não gostem de ouvir falar disso, as pessoas estão ávidas por saber o que vai além [de suas vidas momentâneas] - céu, inferno, reencarnação. Exatamente porque elas amam o mistério e não a verdade pura, as religiões as mimam - para, finalmente, trazê-las de volta ao Eu. Por mais que possa vagar, vocês devem retornar em última instância ao Eu; portanto, por que não subsistir no Eu [na santidade] aqui e agora?

"... a Graça está sempre presente desde o princípio. A Graça é o Eu. Não é algo para ser conseguido. Basta reconhecer sua existência.

"Se a realização não fosse eterna, não valeria a pena. Assim, o que buscamos [a santidade, a Graça, o Eu] não é algo que deve ter começado a existir, mas algo que é eterno e está presente agora mesmo, presente em sua própria consciência [habita em nós].

"[Na verdade], passamos por todo tipo de práticas e princípios vigorosos para nos tornarmos o que já somos agora [o que sempre fomos e seremos eternamente]. Todo [o] esforço serve simplesmente para nos livrarmos da impressão errada de que estamos limitados pelas aflições desta vida.

"Inicialmente, é impossível para você não fazer esforço. Quando você vai mais fundo, é impossível para você fazer esforço."

É na direção deste aprendizado [ou da lembrança de que já sabemos isso] que as práticas desta terça-feira, dia 26 de outubro, nos levam.

O aparente esforço que precisamos fazer inicialmente só é necessário porque "no estado do viver, as coisas vão enqueridas* com muita astúcia: um dia é todo para a esperança, o seguinte para a desconsolação", como nos ensina o jagunço Riobaldo.

Porém, ele mesmo nos alerta para o fato de que: "Somente com a alegria é que a gente realiza bem - mesmo até as tristes ações".

*[amarradas]

3 comentários:

  1. Moisés
    Linda lição, Lindo texto...Este ensinamento do jagunço Riobaldo me lembra daquilo que eu chamo de "minha bipolaridade", ou seja, num dia estar tão em paz e ser tão fácil aplicar o ensinamento do UCEM e num outro "estar com a macaca" e precisar de um grande esforço para
    tirar o ego o comando.
    Enfim...praticar e praticar...já que não existe a tal pílula "tomeifiqueizen", rs...
    Beijo e obrigada

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Nina.

    Mas a tal pílula é apenas a tomada de decisão. A tomada de decisão de estar presente em todas as circunstâncias, não se deixando influenciar por sugestões que não entrem em profunda sintonia com o divino no interior de nós mesmos.

    Para Eckhart Tolle, esta decisão, que exige uma atenção muito grande a nós mesmos e a tudo a nossa volta, pode se valer de qualquer estado em que nos encontremos para nos transportar de fora de nós mesmos para o aqui, agora, dentro de nós.

    Basta trazer o "estado da macaca" à consciência para que ele se dissolva. Para dar lugar àquela paz, àquela serenidade e alegria que são o estado natural do Filho de Deus.

    Enfim, praticar, e praticar, e praticar é a pílula.

    Obrigado por estar conosco e nos ensinar.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Putz..tu e o cara, bicho.

    Estou amando esse momento e praticas.

    Acho q estou tomando a tal pilula...hahaha e pirando o cabecao.
    Viva!

    ResponderExcluir