sexta-feira, 15 de outubro de 2010

É teu próprio passado que tens contra teu irmão

LIÇÃO 288

Que eu esqueça o passado de meu irmão hoje.

1. Este é o pensamento que mostra o caminho para Ti e me leva a minha meta. Eu não posso chegar a Ti sem meu irmão. E, para conhecer minha Fonte, tenho primeiro de reconhecer aquilo que Tu criaste uno comigo. É na mão do meu irmão que me guia no caminho para Ti. Os pecados dele estão no passado junto com os meus e eu estou salvo porque o passado se foi. Que eu não o acalente em meu coração ou perderei o caminho para chegar a Ti. Meu irmão é meu salvador. Que eu não ataque o salvador que Tu me dás. Mas deixa-me render homenagem a ele que carrega Teu Nome e, assim, lembrar-me de que Ele é meu próprio nome.

2. Perdoa-me, então, hoje. E saberás que me perdoas se olhares para teu irmão na luz da santidade. Ele não pode ser menos santo do que eu e tu não podes ser mais santo do que ele.

*

COMENTÁRIO:

Eis aqui, nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, a ideia chave para abrirmos os portões do Céu. Hoje é o dia do professor, não é mesmo? E que melhor professor podemos ter do que o Espírito Santo a guiar nossos passos na direção do perdão? Pois o que é esquecer o passado de meu irmão a não ser perdoar? E perdoar o passado dele é também perdoar meu próprio passado, uma vez que tudo o que eu pensava que ele tinha feito era apenas ilusão, criada a partir de meu julgamento, a partir de minha percepção.

Vamos ilustrar isto com o que o livro texto diz:

"Os erros de teu irmão não são mais dele do que os teus são teus. Aceita os erros dele como reais e atacas a ti mesmo. Se quiseres achar o caminho e mantê-lo, vê apenas a verdade a teu lado porque vocês caminham juntos. O Espírito Santo em ti perdoa todas as coisas em ti e em teu irmão. Os erros dele são perdoados com os teus. A Expiação não é mais separada do que o amor. A Expiação não pode ser separada porque ela vem do amor. Qualquer tentativa que fazes de corrigir um irmão significa que acreditas que a correção é possível por teu intermédio, e isso só pode ser a arrogância do ego. A correção é de Deus, Que não conhece arrogância" [T-9.III.7].

Mais ainda, quando o texto nos chama para a fé, dizendo não haver "nenhum problema em nenhuma situação que a fé não resolva" [T-17.VII.2:1]. Ou, quando o Curso se refere à necessidade de que deixemos tudo a cargo do Espírito Santo, ao dizer que: "Se te falta fé em qualquer pessoa em relação ao papel que ela desempenhará e de forma perfeita em qualquer situação antecipadamente dedicada à verdade, a tua entrega está dividida" [T-17.VII.6:2].

Por fim, ao nos alertar para o fato de que enquanto acalentarmos o passado em nossos corações ainda estaremos equivocados a respeito da causa para a falta de fé, acreditando que "pensas ter contra teu irmão aquilo que ele fez contra ti. Mas, na verdade, tu o acusas pelo que tu fizeste a ele. Não é o passado dele, mas o teu, que tens contra ele. E te falta fé nele devido ao que tu foste. Entretanto, és tão inocente quanto ao que foste quanto ele" [T-17.VII.8:1-5].

Daí a necessidade de praticarmos com sinceridade a ideia da lição de hoje.

2 comentários:

  1. Moisa,

    essa licao e mais uma daquelas que me chamou atencao.
    Sabe porque? Porque estou num momento em que estou me dedicando aos estudos de Professional Organizer (organizadora Profissional), isso significa que vou entrar na casa das pessoas e na vida das pessoas tb.

    E esses dias eu tenho procurado observar o comportamento das pessoas para entender de que forma posso fazer esse trabalho de forma eficaz. E estava aqui a espera de uma luz pra me guiar nesta nova experiencia.

    Ate o momento, o q fiz foi procurar respeitar a individualidade e qdo vejo algo que nao jugo "correto", entrego nas maos do E.S., faco o ho,oponono, para fazer a limpeza, nest ilusao que criei.

    E hj qdo li esta licao, e esse paragrafo especificamente, "Qualquer tentativa que fazes de corrigir um irmão significa que acreditas que a correção é possível por teu intermédio, e isso só pode ser a arrogância do ego. A correção é de Deus, Que não conhece arrogância" [T-9.III.7]."

    Pensei pronto, essa e a resposta. E que eu esquecao passado do meu "irmao" (e o meu) a cada momento em que eu ver nele a ilusao e meu ego.

    Espirito Santo entrego esse novo compromisso q assumi na suas maos, e que pratique com sinceridade minhas praticas, sempre, e respeite a mim e meu irmao.

    E veja tudo neste novo segmento como mais um passo a nos mesmos e ao todo.

    Curta meu portugues despatriado :-).

    Beijo e mais uma vez obrigada

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Dani.

    Conforme o Curso ensina, tudo o que precisamos fazer é dar um pequeno espaço ao Espírito Santo em nós, para que nossas ações se concretizem no mundo a partir da orientação d'Ele, aceitando depois também a responsabilidade pelo que vai resultar de nossas ações.

    Assim, a entrega não é apenas do problema ou da dúvida que temos. É preciso que entreguemos também o resultado. Isto é, que deixemos a cargo do Espírito Santo o resultado, uma vez que não sabemos nunca o que é melhor para nós. Só Ele sabe.

    Gostei muito de sua expressão "português despatriado". Obrigado por compartilhar.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir