quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nossos preconceitos só nos deixam ver o passado

LIÇÃO 293

Todo o medo passou e só existe amor aqui.

1. Todo o medo passou porque sua fonte acabou e todos os seus pensamentos acabaram com ela. O amor, cuja Fonte está aqui para todo o sempre, fica sendo o único estado presente. O mundo pode parecer alegre e puro, e seguro e acolhedor, com todos os meus erros do passado a pressioná-lo e a me mostrarem formas distorcidas de medo? No presente, porém, é fácil de se reconhecer o amor, e seus efeitos são visíveis. O mundo inteiro brilha como reflexo de sua luz sagrada e eu percebo, por fim, um mundo perdoado.

2. Pai, não deixes que Teu mundo sagrado fuja de minha vista hoje. Nem deixes que meus ouvidos fiquem surdos aos hinos de gratidão que o mundo canta sob os sons do medo. Existe um mundo verdadeiro que o presente mantém a salvo de todos os erros anteriores. E eu quero ver só este mundo diante de meus olhos hoje.

*

COMENTÁRIO:

O que nos impede de seguir em frente com alegria e segurança, sem medo e sem susto, sem nem ao menos levar em conta uma única ínfima possibilidade de que qualquer coisa possa atrapalhar nossa caminhada e não nos deixar viver o Céu aqui e agora?

O passado! A crença na existência do tempo que nos dá o sistema de pensamento do ego, do mundo da ilusão e das formas.

Por que é aparentemente muito difícil, mas muito difícil mesmo, para a maioria de nós acreditar que "cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha, ir tocando em frente", como diz a letra da música a que me referi dias atrás?

Porque estamos ainda apegados a coisas que já passaram, a ideias que já se tornaram obsoletas e que já se provaram inadequadas para explicar o mundo em que vivemos, e para explicar nossa função no mundo. Porque ainda trazemos em nós as marcas de experiências que nos imobilizaram, em vez de enriquecer nossa vida como deveriam se utilizadas e entendidas de maneira adequada, quando se apresentaram. São essas marcas que nos impedem de ver e de viver no presente.

Ou algum de nós já consegue, de fato, olhar para uma pessoa que seja de suas relações ou não e ver nela o Filho de Deus muito amado tal qual Ele se apresenta agora, no momento em que olhamos para ela?

Não! Em geral, olhamos para nossos próprios pré-conceitos, ao olhar para uma pessoa que conhecemos há algum tempo, ou há muito tempo, ou que acabamos de conhecer. E olhando para nossos próprios pré-conceitos, olhamos para algo que não existe mais. Como incluir, então, o amor em nossa experiência, se tudo o que vemos é apenas o passado?

É isto que a ideia para as práticas desta quarta-feira, 20 de outubro, quer - e pode - nos ensinar.

Às práticas, pois!

5 comentários:

  1. ... é um privilégio acessar tuas palavras que reforçam a Lição, aquele tempero... aquela pitadinha... é como fazer um ajuste na sintonia para que a música, plenamente expandida, absorva nosso ser em suas ondas e nos eleve...
    Sou Grata!
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por suas palavras tão generosas, Helena.

    Eu é que agradeço.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Moisés
    O pessoal do grupo está querendo aquele texto que lestes ontem lá no encontro. Podes postá-lo aqui, num comentário?
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. .
    Oi querida Nina ... bem lembrado ...
    vc tmb sempre nossa entusiasta e colaboradora, sempre pronta a cooperar de alguma forma ...

    e realmente, texto fantástico ... como sempre ..

    O Moisés dividindo seu acervo iluminado ...
    te dou graças querido ... pelos tantos acréscimos que tem nos oferecido e nos enriquecido em cada linha sua que se lê, e a cada encontro nas aulas com vc, como nosso facilitador e orientador ...

    Grata, grata e grata ...
    e
    Milagres a todos ...

    ResponderExcluir
  5. Hellô Carmen
    Acho que cabe ressaltar aqui, e sei que posso falar em nome dos nossos colegas e também do "teacher", que você é "UMA BENÇÃO" neste grupo e que tudo o que fazemos é corresponder a esta fonte inesgotável de amor com a qual você nos presenteia todo o tempo. Só isto...
    Beijos com milagres

    ResponderExcluir