domingo, 3 de outubro de 2010

Para uma visão com certo distanciamento

LIÇÃO 276

Cabe a mim manifestar a Palavra de Deus.

1. Qual é a Palavra de Deus? "Meu Filho é puro e santo como Eu Mesmo." E deste modo Deus se tornou, de fato, Pai do Filho que Ele ama, pois ele foi criado assim. Esta é a Palavra que Seu Filho não criou com Ele, porque Seu Filho nasceu nela. Vamos aceitar Sua Paternidade e tudo o que nos é dado. Neguemos que fomos criados em Seu Amor e negaremos nosso Ser, para ficarmos inseguros de Quem somos, de Quem é nosso Pai e como que propósito viemos. E, não obstante, precisamos apenas reconhecer Aquele Que nos deu Sua Palavra em nossa criação para nos lembrarmos d'Ele e, então, lembrar de nosso Ser.

2. Pai, Tua Palavra é minha. E é ela que quero manifestar a todos os meus irmãos, que me são dados para estimar como a mim mesmo, de mesmo modo com que sou amado e abençoado e salvo por Ti.

*

COMENTÁRIO:

Li esta semana uma crônica do antropólogo Roberto Damatta na qual, a partir de um contato imaginário, ele dá voz a um marciano, que está fazendo, enquanto o contato dura, um relatório de sua chegada à região tropical do planeta Terra, que ele descreve da seguinte forma:

"... o planeta é recortado num conjunto... de países: agrupamentos com histórias ridiculamente parecidas, encapsulados por territórios vistos como autônomos, dotados de leis próprias e norteados por um dogma chamado de soberania. Diferentemente de nós [marcianos], que nos sabemos ligados a todos os seres vivos e a todo o universo (...), eles têm uma aguda consciência do diferente. Embora vizinhos e separados por marcos arbitrários, eles vivem como se fossem estrangeiros. Estão convencidos de que são compartimentos coletivos singulares, capazes de praticarem e fazerem o que quiserem, mas sabem que são parte de um conjunto maior, conforme é claro ao nosso olhar marcianamente distanciado.

"O resultado dessa concepção individualista é o constante confronto com o bem-estar geral e coletivo; e um conjunto de dualidades que tem sido a tônica de sua visão de mundo. Pois para eles, tudo se reduz a oposições do tipo real/ideal, nós/eles, humanidade/animalidade; vida/morte, pobres/ricos... quando - na verdade - sabemos que quanto mais um lado engloba e recalca o outro, mais esse outro lado retorna assombrosamente fortalecido. Engolfados nessa oposições os terráqueos tudo pressentem, mas nada podem fazer porque não têm como desmontar o seu sistema e a si mesmos de um golpe. É possível que venham a liquidar-se. De fato, os países que chamam de 'mais adiantados' e consideram superiores são os que mais poluem e destroem e, não obstante, são os que mais exportam o seu modelo de exploração do planeta. Mesmo agora, quando uma consciência planetária os atingiu, eles continuam imitando esse modelo que tem como base uma suposta ilimitada riqueza do que enganadoramente chamam de 'natureza'. Ademais, começam igualmente a descobrir que tudo tem relação com tudo, pois deles é uma coisa única e milagrosa: o seu planeta é vivo. Nele, conforme observamos há milênios com a nossa marciana inveja, tudo tem um ciclo e esses ciclos vitais se entrelaçam em circuitos complexos, de modo que há sempre um jogo milagroso e comovente entre a vida e a morte."

O texto se alonga bastante e o marciano, via Damatta, fala, em seguida, do Brasil e da questão momentânea de seu processo eleitoral, que não cabe reproduzir aqui. Mas a crônica me trouxe à lembrança um livro que li há muitos anos e que acredito valha a pena recomendar. O livro se chama E.T. 101 e seu subtítulo é Manual de Instrução Cósmica para a Evolução do Planeta.

Talvez, como forma de estender o alcance das práticas da ideia da lição deste domingo, dia 3 de outubro, dia em que vamos escolher um novo presidente para o país em que vivemos, entre outros de nossos representantes políticos no poder, seja interessante refletir também a respeito de algo que o livro diz. É o seguinte:

"A verdade existe; vocês são a verdade. Ela não está fora de vocês como vocês têm sido levados a crer. Por esta razão, é ridículo sair à sua procura numa jornada espiritual. É igualmente ridículo punir aqueles que não a praticam, uma vez que quase ninguém neste planeta o faz. Quanto a filosofar a seu respeito, como podem vocês fazê-lo quando não são capazes de reconhecê-la se ela passa correndo a seu lado na rua? Enquanto isso, nas tentativas que vocês fazem para dominá-la, são realizadas medições, o que os afunda ainda mais na mentira segundo a qual ela vive fora de vocês, como uma inimiga que deve ser controlada. Exaltá-la é também vê-la como algo separado. E lutar por ela é algo tão absurdo que não merece o nosso comentário em absoluto."

Desculpem-me pelo comentário tão longo, mas acredito que ele contém alguns elementos muito importantes para a reflexão acerca de nossa função e para nos auxiliar a perceber melhor de que forma nos cabe "manifestar a Palavra de Deus", conforme a ideia que praticamos hoje.

Boas práticas!

2 comentários:

  1. Querido Moisa,

    pois e, pessoalmente acho uma grande ilusao toda essa ideia de patriotismo.

    Meu pai me dizia qdo crianca, nao se preocupe em ser mulher, vc ja e, se preocupe em ser gente se respeitar e respeitar o proximo. Embora so entenda o ele queria dizer depois de adulta hehe, faz muito sentido. Nao se preocupe em ser ja e.

    Esse texto acima, reflete bem essa coisa toda aonde vivemos. Hj moro na Indonesia um lugar que aos olhos humanos e "subdesenvolvida e pobre", apesar de todos os recursos naturais como o Brasil.
    As vezes observo pessoas aproveitando da oportunidade de estar numa condicao mais "previlegiada", para se desfazer do proximo.
    Como se fossemos melhores que os outros, confesso que ja acreditei ser melhor do que alguem. Gracas a Deus, com a pratica dos estudos q venho fazendo como diz a Anna Sharp, atencao, esforco e responsabilidade, hj vejo apenas diferencas, e tudo q existe e vejo na minha vida foi eu quem atrai. Entao, procuro fazer esta limpeza diaria e me manter consciente do verdadeiro motivo de estar aqui.
    Enfim, o q quero dizer com isso e q nao preciso querer ser brasileira, com certeza o fato de nascer no Brasil, ja moudou meu perfil. Isso so me faz diferente, o q torna esta vida aqui interessante.
    Mas a razao de estar aqui neste mundo e outra e "cabe a mim manisfestar a palavra de Deus"

    Re-significar a percepcao de nos mesmos. (Deepak Chopra)

    "Uma pessoa que se conhece como espirito nunca perde a visao de experimentador no meio da experiencia. Sua verdade interior afirma carrego comigo a consciencia da imortalidade em meio a mortalidade!" Moisa

    "Toda sugestao intensifica a si mesma", quem ja leu o livro hipnotizando Maria, consegue entender pq tantas coisas acontecem como acontecem.

    O meu interior cria meu mundo exterior

    Beijos.
    Dani

    b

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani, tudo bem por aí?

    Super obrigado por seu depoimento. Na verdade, todos os "ismos" fazem parte da grande ilusão comum a todos os egos.

    É claro que se estivéssemos em Marte, veríamos com olhos diferentes, não é mesmo? No entanto, somos senhores de nossa vontade, e podemos escolher as experiências que queremos viver de acordo com aquilo que nos fala ao coração, em lugar de ceder às orientações da mídia, da família, da sociedade, dos amigos ou de quem quer que seja que nos queira pôr em transe e nos impedir de viver a alegria, a felicidade e a paz de espírito a que temos direito como Filhos amados de Deus.

    Assim, acho ótimas as práticas diárias que nos permitem lembrar de nós mesmos, ainda que continuemos a nos esquecer de quem somos a maior parte do tempo. Estes vislumbres da verdade, porém, são essenciais para que continuemos a aspirar pela vida plena que Deus garante a todos e a cada um de nós que escolher voltar-se para Si Mesmo e, por consequência, para Ele.

    Obrigado mais uma vez por sua contribuição. Diga a Renata que sinto saudade do contato dela.

    Beijos.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir