domingo, 31 de outubro de 2010

Por que precisamos das práticas diárias?

LIÇÃO 304

Que meu mundo não esconda a visão de Cristo.

1. Eu posso esconder minha visão sagrada, se impuser meu mundo a ela. E também não posso ver as cenas sagradas para as quais Cristo olha, a menos que utilize Sua visão. A percepção é um espelho, não um fato. E aquilo para que olho é meu estado de espírito projetado para fora. Eu quero abençoar o mundo olhando para ele com os olhos de Cristo. E olharei para os sinais infalíveis de que todos os meus pecados foram perdoados.

2. Tu me conduzes das trevas para a luz, do pecado à santidade. Permite que eu perdoe e, assim, receba a salvação para o mundo. A salvação é Tua dádiva, meu Pai, dada a mim para eu oferecer a Teu Filho santo, a fim de que eu possa encontrar novamente a memória de Ti e de Teu Filho tal qual Tu o criaste.

*
COMENTÁRIO:

As práticas deste domingo, dia 31 de outubro, nos oferecem a possibilidade de trazermos à consciência a ideia de que somos nós mesmos que escondemos a visão de Cristo, e de que, ao fazer, isso nos escondemos dela também.

Precisamos das práticas porque nos deixamos enganar a maior parte do tempo pela percepção, considerando-a o instrumento por meio do qual olhar para o mundo.

Precisamos das práticas para reaprender, ou para lembrar de que o que vemos fora de nós é apenas o reflexo daquilo que trazemos dentro. E que, quando não gostamos do que vemos fora, temos de mudar nossa forma de olhar, recorrendo ao que há de mais profundo e verdadeiro em nós e que só podemos alcançar no silêncio. Aquietando a mente. Deixando que o espírito se manifeste em nós. Permitindo que o espírito nos sirva de guia.

Precisamos das práticas porque aprender qualquer coisa, a dirigir um carro, a tocar um instrumento, a nadar, a andar de bicicleta, a falar uma língua estrangeiro, exige atenção, dedicação e uma vontade consciente.

Em meio a vários erros e acertos, o começo de qualquer aprendizado não parece muito divertido. Mas, uma vez dominada a técnica, aprendidos os movimentos e princípios básicos, automatizados os procedimentos, pode-se começar a relaxar e a perceber quão divertido é [pode ser] o resultado do aprendizado. Podemos começar a extrair o prazer e a desfrutar da alegria que resultaram de nossos esforços e de nossa atenção iniciais.

Uma vida espiritual, isto, uma vida que inclua o contato com algo mais do que apenas o corpo e os órgãos dos sentidos, que inclua o contato com o Espírito Santo, ou o divino em nós, também exige dedicação, esforço e atenção iniciais.

Depois de algum tempo de dedicação, esforço e atenção, porém, vamos nos descobrir em contato permanente com nós mesmos, com o Ser em nós mesmos. Mesmo que, às vezes, estejamos momentaneamente distraídos, vamos adquirir e internalizar em nosso dia-a-dia a certeza de que podemos ouví-Lo e buscar Sua ajuda e orientação o tempo inteiro, em qualquer circunstância, para todos os passos que queiramos dar em nossa vida.

Um comentário:

  1. Oi Moisa,

    engracado neste momento em que praticamos essas licoes, recebi o Newsletter of the Foundation for A Course in Miracles.

    E uma parte do texto diz: Attaining a Heroic Frame of Mind:
    The Humility of Being Wrong
    ....We believe we have understood its teachings (ACIM) because we have understand its words. Yet without having attained a heroic frame of mind and learning what it means to accept the Atonement, it would be impossible to grasp its monumental content.

    Therefore, as students of ACIM we need to be aware of the most enevitable temptation to arrogantly believe we have attained its magnitude, when we have not yet done the work- day in and day out- that would allow us humbly to reflect in our lives the love that is the essesnce of the Course, being its source. Speaking of God, Jesus urges us to "Be humble before Him, and yet great in Him" (T-15.IV.3:1), meaning that we are great because of our identity as God's Son, and yet humble because He is our Creator and Source of the love that we are. Moreover, we need His help (through the Holy spirit) to awaken to this reality as His one son. Likewise, we should feel humility as we stand before the Course , reconizing the undoing of guilt we need accomplish before we can remember our Identity as Christ. Thinking we have mastered A Course in Miracles, when in fact we are barely ready for it, is the height of our spiritual arrogance.

    Sinto muito postar o txt em ingles. Estou dando um trabalho extra para nosso amigo Moisa. Vale a pena a traducao.
    Muito apropriado com o momento q estou passando.

    Obrigada bjo

    ResponderExcluir