LIÇÃO 300
Este mundo dura só um instante.
1. Este é um pensamento que pode ser usado para dizer que a morte e a dor são o destino inevitável de todos os que vêm aqui, pois suas alegrias desaparecem antes de serem possuídas ou mesmo apreendidas. No entanto, ele também é a ideia que não permite que nenhuma percepção falsa nos mantenha sob seu controle, nem represente mais do que uma nuvem passageira em um céu eternamente sereno. E é esta serenidade, sem nuvens, inegável e segura, que buscamos hoje.
2. Buscamos Teu mundo sagrado hoje. Pois nós, Teus Filhos amados, perdemos o rumo por algum tempo. Mas ouvimos Tua Voz e aprendemos exatamente o que fazer para sermos devolvidos ao Céu e a nossa Identidade verdadeira. E hoje damos graças porque o mundo dura só instante. Queremos ir além deste diminuto instante para a eternidade.
*
COMENTÁRIO:
Quanto tempo dura um instante?
Talvez, aproveitando a ideia para nossas práticas desta quarta-feira, 27 de outubro, pudéssemos ou devêssemos nos perguntar isto. Para que nossa atenção - quem sabe - se volte para nós mesmos e para o uso que fazemos do tempo, e de nossas vidas, adiando, protelando, prorrogando e postergando a tomada de decisão. Acreditamos que sempre haverá tempo. Haverá?
Talvez pudéssemos e devêssemos dar ouvidos a Riobaldo, o jagunço que se apresenta mais uma vez para dizer que: "'Vida' é noção que a gente completa seguida assim, mas só por lei de uma ideia fala. Cada dia é um dia". E ainda que "... o destino da gente às vezes conversa, sussurra, explica, até pede para não se atrapalhar o devido, mas ajudar".
E o que fazemos? E o que pensamos? Olhamos para o lado, olhamos para frente, voltamo-nos para o passado e fugimos à decisão. - Ah! Amanhã eu decido! Amanhã eu faço! Amanhã eu resolvo!
Talvez a ideia que praticamos hoje sirva para que despertemos e nos demos conta de que não há tempo! Ou de que o tempo de sentir só pode ser agora. O tempo de viver só pode ser este dia. E cada dia que se apresentar. O tempo de fazer só pode ser este instante. Este momento.
Lembram-se de "Sociedade dos Poetas Mortos", um filme de algum tempo atrás, no qual o professor exortava os estudantes a agirem com a expressão latina Carpe Diem. Isto é, "aproveite o dia". Aproveitar o dia para aproveitar a vida, para aproveitar cada momento. Afinal, cada momento é único, assim como cada um de nós. E dura só um instante. Assim como cada um de nós. Assim como este mundo.
Quem pode responder quanto dura um instante?
R.: Instante e o valor que damos ao tempo, neste mundo? A razao pela qual buscamos a eternidade?
ResponderExcluirOu o instante dura enquanto nao vivemos o agora?
Sei la :-))
Carpe Diem!
Ou só o tempo em que estamos no agora?
ResponderExcluirOu não será o agora o único tempo que existe?
Eu também não sei, Dani.
Obrigado por comentar.
Carpe Diem!