terça-feira, 19 de outubro de 2010

A necessidade de nossa presença por inteiro

LIÇÃO 292

É certo um final feliz para todas as coisas.

1. As promessas de Deus não fazem nenhuma exceção. E Ele assegura que só se pode achar a alegria como resultado final para todas as coisas. O momento em que se chegará a este resultado, porém, depende de nós; de quanto tempo permitiremos que uma vontade estranha pareça se opor à d'Ele. E, enquanto pensarmos que essa vontade é real, não acharemos o final que Ele estabelece como resultado para todos os problemas que percebemos, para todas as provações que vemos e para cada situação com que nos deparamos. Contudo, o fim é certo. Pois a Vontade de Deus se faz na terra e no Céu. Nós vamos buscar e achar segundo a Vontade d'Ele, que assegura que se faça a nossa vontade.

2. Nós Te agradecemos, Pai, por Tua garantia de apenas resultados felizes no final. Ajuda-nos a não nos intrometermos e, assim, atrasar os finais felizes que Tu nos prometes para cada problema que podemos perceber, para cada provação que ainda pensamos ter de enfrentar.

*

COMENTÁRIO:

Se dedicarmos nossa atenção, por um momento que seja, à ideia para nossas práticas de ontem [Este é um dia de serenidade e de paz.], ou para a ideia que o Curso nos ofereceu para as práticas de domingo [Minha felicidade neste momento é tudo o que vejo.], haveremos de concluir que a ideia que vamos praticar nesta terça-feira, 19 de outubro, tem de ser verdadeira. Mais, não poderemos deixar de concluir que o Curso está certo ao afirmar que o único tempo que existe é o presente.

- Por quê? - Alguns podem se perguntar. E eu diria que o que as práticas diárias fazem é nos pôr em contato - ainda que por alguns instantes apenas - com o que somos e de que nos esquecemos a maior parte do tempo, vivendo de forma inconsciente, fazendo coisas, querendo coisas, obtendo coisas e sonhando em ter e acumular mais e mais coisas, numa busca e numa atividade desenfreadas que nos afastam cada vez mais de nós mesmos e de todos.

Ora, o contato com o que somos nos devolve, ainda que por breves instantes, a consciência do divino em nós e nos permite estar presentes por inteiro em qualquer situação que se apresente. É nossa presença por inteiro que facilita que vivamos "um dia de serenidade e de paz", ou que vejamos apenas nossa "felicidade neste momento".

E é claro que estes vislumbres e vivências do presente, do "aqui e agora", em nós mesmos, ainda que por breves instantes, insisto, podem nos dar - e dão, de fato - a certeza de que: É certo um final feliz para todas as coisas.

Vamos, pois, às práticas, oferecendo ao Pai toda a gratidão de que somos capazes pela certeza de que a Vontade d'Ele "assegura que se faça a nossa [própria] vontade", que é a mesma d'Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário