segunda-feira, 25 de outubro de 2010

"Colhe o dia, porque és ele." (Ricardo Reis)


LIÇÃO 298

Eu Te amo, Pai, e amo Teu Filho.

1. Minha gratidão permite que meu amor seja aceito sem medo. E, dessa forma, sou, afinal, devolvido a minha realidade. O perdão retira tudo o que se intrometia com minha vista sagrada. E eu chego perto do fim da jornada sem sentido, de carreiras loucas e de valores artificiais. Em lugar disso, aceito o que Deus estabeleceu como meu, certo de que só nisso serei salvo; certo de que atravesso o medo para encontrar meu amor.

2. Pai, venho a Ti hoje porque não quero seguir nenhum caminh a não ser o Teu. Tu estás a meu lado. Teu caminho é seguro. E eu estou grato por Tuas dádivas de refúgio garantido e de sáida para tudo o que quer esconder meu amor por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Comecemos nossas práticas nesta segunda-feira, dia 25 de outubro, com os olhos, e toda nossa atenção, voltados para a ideia a que o Curso nos oferece.

Atentemos para o conselho que nos dá Ricardo Reis em uma de suas odes, como forma de estender e ampliar o alcance de nossa reflexão neste dia.

Diz ele:

Uns, com os olhos postos no passado,
Veem o que não veem; outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, veem
O que não pode ver-se.

Por que tão longe ir pôr o que está perto -
A segurança nossa? Este é o dia,
Esta é a hora, este é o momento, isto
É o que somos, e é tudo.

Perene flui a interminável hora
Que nos confessa nulos. No mesmo hausto
Em que vivemos , morreremos. Colhe
O dia, porque és ele.

Há que se dizer mais? Às práticas, pois.

4 comentários:

  1. E amanhã e depois, e depois, e depois...

    Obrigado, querida, por estar conosco.

    ResponderExcluir
  2. Ah..Moisa,

    eu digo que qdo nos entregamos as Praticas ao Agora e temos a Fe em algo que ja existe em nos A Divindade.

    E exatamente isso, nao ha mas nada a se dizer.

    Viva!

    Enquanto escrevo ouco Ze Ramalho. Matando a saudade do Brasil nas lembrancas que a poesia da musica traz. Saudade o amor que fica.

    Continue curtindo meu portugues despatriado.

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Dani.

    Curto, sim, seu "português despatriado"... rsrsrsrs..

    É claro que o objetivos das práticas é nos ensinar que somos só amor, pois, ao darmos ouvidos ao mundo do ego passamos a "ouvir, ensinar e aprender o que não é verdadeiro".

    Por isso, a necessidade das práticas e do Curso, pois somos só amor e, quando negamos isso, transformamos o que somos em alguma coisa ilusória e não-verdadeira, que as práticas nos ajudam abandonar para trazer-nos de volta a memória do que somos.

    Como o Curso diz: "Ensina só amor, pois é isso que tu és".

    Obrigado por nos estar ensinando amor com suas contribuições.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir