terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uma lição a respeito da origem do mundo?

LIÇÃO 19

Não estou sozinho ao experimentar os efeitos de meus pensamentos.

1. A ideia para hoje é, obviamente, a razão pela qual tua visão não afeta só a ti. Observarás que às vezes ideias relacionadas ao modo de pensar antecedem aquelas relacionadas à percepção, enquanto que outras vezes a ordem está invertida. A razão é que a ordem não importa. Pensar e seus resultados são, de fato, simultâneos, pois causa e efeito nunca estão separados.

2. Hoje estamos enfatizando mais uma vez o fato de que as mentes são unidas. Raramente esta é uma ideia totalmente bem recebida a princípio, uma vez que ela parece trazer consigo um enorme senso de responsabilidade e pode até ser considerada uma "invasão de privacidade". Porém, é um fato que não existe nenhum pensamento privado. Apesar de tua resistência inicial a esta ideia, tu ainda compreenderás que ela tem de ser verdadeira se a salvação for possível de alguma forma. E a salvação tem de ser possível porque é a Vontade de Deus.

3. O minuto aproximado de exame mental que os exercícios de hoje pedem deve ser empreendido de olhos fechados. Primeiro, a ideia deve ser repetida e, em seguida, a mente deve ser vasculhada cuidadosamente em busca dos pensamentos que contém naquele momento. À medida que refletes a respeito de cada um, cita-o tendo em vista a pessoa ou tema central que ele contém e, mantendo-o em tua mente ao fazê-lo, dize:

Não estou sozinho ao experimentar os efeitos
deste pensamento sobre ___________ .

4. A esta altura, a necessidade da maior casualidade possível na escolha dos sujeitos para os períodos de prática já deve ser bastante familiar para ti e não será mais repetida a cada dia, embora venha a ser incluída como um lembrete ocasionalmente. Não te esqueças, no entanto, de que a seleção aleatória de sujeitos para todos os períodos de prática continua a ser essencial do início ao fim. A ausência de ordem a este respeito tornará, finalmente, significativo para ti o reconhecimento da ausência de ordem nos milagres.

5. Sem considerar as aplicações da ideia de hoje "de acordo com a necessidade", pede-se pelo menos três períodos de prática, diminuindo a duração do tempo envolvido se necessário. Não tentes mais do que quatro.

*

COMENTÁRIO:

As práticas da ideia deste dia 19 de janeiro estende e completa as práticas da ideia de ontem. Ao mesmo tempo, se nos aprofundarmos na reflexão, vamos poder perceber nela a origem do mundo e de tudo o que existe para nós. Não lhes parece?

Vejamos. Se meus pensamentos exercem efeitos sobre tudo e todos no mundo e no próprio mundo, então não é lógico pensar que sou eu que o crio e modifico com meus pensamentos?

Entender isto e aprender a assumir por completo a responsabilidade por tudo o que pensamos, vemos ou sentimos são o único modo de salvar o mundo. E de satisfazer a Vontade de Deus. É para isto que as práticas nos encaminham.

2 comentários:

  1. Moisés
    Sobre a lição de ontem e a de hoje, não comentei porque estou tentando digerir, aceitar, entender um montão de coisas aqui dentro (no coração) e não me sinto apta a fazer nenhum comentário construtivo, vou praticar mais e mais para depois comentar.
    Obrigada por clarear as lições, mesmo que ainda precise me entregar MAIS ao Esp.Sto. para que Ele me ajude a colocar isto na prática.
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola a todos,
    So estou passando para dizer olahhhh.
    Absorvendo e entregando-me as lissoes.
    " Nao estou sozinho ao experimentar os efeitos de meus pensamentos. "
    Bjs. luz
    Sania

    ResponderExcluir