sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Formatar o "hard" para limpar o "software"

LIÇÃO 8

Minha mente está preocupada com pensamentos passados.

1. Esta idéia, é claro, é a razão pela qual vês só o passado. Ninguém vê coisa alguma realmente. O que alguém vê é apenas seus pensamentos projetados para fora. A preocupação da mente com o passado é a causa da concepção equivocada do tempo de que sofre tua visão. Tua mente não pode apreender o presente, que é o unico tempo que existe. Por isso, ela não pode entender o tempo e não pode, de fato, entender nada.

2. O único pensamento totalmente verdadeiro que alguém pode ter acerca do passado é que ele não está aqui. Pensar a seu respeito de qualquer modo é, portanto, pensar em ilusões. Muito poucos perceberam claramente o que, de fato, retratar o passado ou prevenir-se para o futuro traz como consequência. Na verdade, quando faz isso, a mente está vazia, pois não está de fato pensando a respeito de nada.

3. O objetivo dos exercícios de hoje é começar a treinar tua mente a reconhecer quando ela não está pensando em absoluto. Enquanto ideias irrefletidas preocuparem tua mente a verdade fica bloqueada. Reconhecer que tua mente está simplesmente vazia, ao contrário de acreditar que ela está cheia de ideias verdadeiras, é o primeiro passo para abrir caminho para a visão.

4. Os exercícios para hoje devem ser feitos de olhos fechados. Isso porque, de fato, não podes ver nada e é mais fácil reconhecer que, não importa quão vivamente possas retratar um pensamento, não estás vendo nada. Com o menor envolvimento possível, investiga tua mente por cerca de um minuto, como de costume, observando apenas os pensamentos que encontras aí. Cita cada um deles pela imagem ou tema central que contenha e passa ao seguinte. Começa o período de prática dizendo:

Parece que estou pensando sobre ____________ .

5. Em seguida, cita cada um de teus pensamentos de modo específico, por exemplo:

Parece que estou pensando sobre [ nome de uma
pessoa], sobre [nome de um objeto], sobre [nome
de uma emoção],

e assim por diante, concluindo, no final do período de exame da mente com:

Mas minha mente está preocupada com pensamentos passados.

6. Isso pode ser feito quatro ou cinco vezes durante o dia, a menos que aches que te irrita. Se achares o exercício difícil, duas ou três vezes são suficientes. Contudo, podes achar útil incluir, no próprio exame da mente, tua irritação, ou qualquer emoção que a ideia de hoje possa causar.

*

COMENTÁRIO:

Este exercício, depois do de ontem, e em conjunto com ele, nos permite, de fato, avaliar o que pensamos saber acerca do mundo, das coisas do mundo e a nosso próprio respeito, uma vez que ele nos força a concluir que tudo o que pensamos a respeito de tudo não é nada mais do que o reflexo de um aprendizado do passado, que já não existe e que, por isso, não significa nada. O que podemos saber, então, quando não estamos 100% ligados no momento presente, atentos ao que está se passando dentro de nós aqui e agora?

Além disso, ambos os exercícios, o de ontem e o de hoje, nos permitem limpar "o disco rígido" de nossa mente, formatar o "hard drive" para começar do zero. Isto é, para aprender a olhar para tudo sem o ranço dos vírus todos com que a programação do tempo foi contaminando nosso "software", nossa mente.

4 comentários:

  1. Reflexoes de hoje.

    ja que temos de aprender a limpar o disco rigido, vamos falar de felicidade entao.

    A felicidade depende de como você administra seu interior.
    Somos impelidos pelo excesso de trabalho a constantes atividades que nos fazem viver em excesso de preocupação com o tempo, com a ordem e em manter nossos compromissos em dia.
    Por sinal assumimos compromissos demais, pois acreditamos que assim somos mais valorizados e importantes.
    Porque não damos um tempo para uma reflexão e relaxamento?
    As vezes a coisa mais importante que devemos fazer é descansar, não fazer nada, literalmente.
    São momentos em que renovamos mente e corpo, alguns momentos de reflexão e relaxamento são tão imprescindíveis que tem o poder de transformar nossa vida e nosso bem estar.
    O que buscamos? A felicidade, esta é a grande empreitada que temos de considerar.
    Precisamos criar momentos da revitalização dos sentidos, ai vale tudo, uma caminhada, uma leitura, fechar os olhos, exercícios de meditação, que juntos podem ser alavancas para o bem estar pessoal.

    O grande segredo é a renovação de nossos tônus vital, a renovação de nossos projetos, para que tenhamos saúde física e mental, sem as quais tudo fica mais difícil e penoso.
    Buscar formas de renovação da mente, das sensações, das emoções, do espírito e da vida.
    A vida é maravilhosa, uma dádiva gratuita, que só nos cabe zelar por ela.
    O projeto da própria vida depende de como quero vive-la, como me proponho a viver o dia de hoje, o mês e o ano que me encontro?
    No inicio do ano, fazemos promessas, criamos metas novas, revemos metas, traçamos entusiasmadamente novos projetos, desejamos paz e amor para todos, saúde em primeiro lugar..., mas de fato o que fazemos durante o ano?
    A questão mais importante é: como quero viver o meu ano? Se nos dispusermos a refletir sobre isso, tudo que planejamos será muito pequeno ante um projeto muito maior, que é o de viver cada dia em seu potencial maximo de felicidade e amor.
    Isso só depende de mim, depende do que sinto e do que faço, depende de meu projeto total de vida.
    A felicidade será mais fácil de ser vivida quando me coloco frente a meus objetivos com a determinação de não dar trégua ao medo, as dificuldades e ao desanimo.
    As dificuldades encontradas no caminho serão menores na medida que conseguir acreditar em meu potencial e fazer desta crença meu projeto de vida.
    continua.....

    ResponderExcluir
  2. continuando...

    Quem disse que viver não é fácil? Teimamos em criar dificuldades que atrapalham o viver.
    Diariamente fazemos opções, escolhas que interferem em nossa vida e na vida das pessoas que estão ao nosso lado.
    Se somos livres para escolher, porque escolhemos pelo caminho mais difícil e complicado.
    Facilmente escolhemos não viver pela nossa escolha e sim pela escolha do outro.
    Se fazemos exatamente o que desejamos e escolhemos, não temos o que lamentar, mas sim comemorar.
    Certamente tiraremos um proveito maior de nossa escolha, já que o resultado conquistado vai depender da determinação que fizemos na escolha.
    Reclamamos das dificuldades que encontramos porque não aceitamos que, se escolhemos o caminho mais difícil é porque criamos impecilhos de acreditar no mais fácil.
    Aprendemos a valorizar o mais difícil, porque desconfiamos da conquista fácil.
    Ficamos revivendo o passado porque desconfiamos do futuro e desprezamos o presente.
    Como diz o texto de hoje, não entendemos nada, então vamos deixar de perder tempo com o passado, viver o presente e merecer o futuro.
    Nada é tão difícil, que não consigamos alcançar.
    Pense nisso.

    ResponderExcluir
  3. É Moisés e Cássio...Vou pensar...Mesmo sabendo que a teoria é bem diferente da prática, mas sigo em frente com as lições. As vezes fico ótima, às vezes nem tanto, já eu "penso" que "SEI" como gostaria de viver a vida, só não sei como fazer para chegar lá, com toda esta loucura de falta de tempo e muito trabalho.
    Enfim...vamos em frente praticando para limpar a disco rígido.
    Bjs a todos.

    ResponderExcluir
  4. Só depois que postei é que li o comentário da Cristina. É isso mesmo Cristina, também me sinto assim como acabei de dizer, às vezes me sentindo bem centrada em estado de graça e às vezes não tão contente com as minhas escolhas e querendo que exista uma pílula, uma injeção que se tome e automaticamente mude as escolhas ficando assim com o disco rígido limpinho e fazendo, trabalhando só no que me daria real prazer, com muito tempo para leitura, meditação podendo mergulhar no auto conhecimento e podendo ficar à disposição para servir ao próximo, sem pressa, sem julgamento, sem atropelos.
    Enquanto não acontece, vamos praticando e lembrando de lembrar que se está tudo certo do jeito que está, quando sentir algum desconforto, tenho que consertar algo dentro de mim e não fora. E assim lembrar de entregar ao Esp. Sto. FÁCIL ??? Não mesmo !!!
    Mas melhor do que não tentar, insistir, persistir.
    Bjs

    ResponderExcluir