segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Aprender a lidar com a responsabilidade

LIÇÃO 11

Meus pensamentos sem significado me mostram
um mundo sem significado*.

1. Esta é a primeira ideia que temos que está relacionada a uma fase fundamental do processo de correção: a inversão do modo de pensar do mundo. Parece que o mundo determina o que percebes. A ideia de hoje apresenta o conceito de que teus pensamentos determinam o mundo que vês. Alegra-te, de fato, por praticar a ideia em sua forma inicial, pois nesta ideia tua liberação está assegurada. A chave para o perdão está nela.

2. Deve-se empreender os períodos de prática da ideia de hoje de um modo um pouco diferente dos anteriores. Começa com os olhos fechados e repete a ideia para ti mesmo lentamente. Em seguida, abre os olhos e olha ao teu redor, perto e longe, para cima e para baixo - para qualquer lugar. Durante o minuto aproximado a ser passado usando a ideia, repete-a para ti mesmo simplesmente, seguro de fazê-lo sem pressa e sem nenhuma sensação de urgência ou esforço.

3. Para fazer estes exercícios com o máximo benefício, os olhos devem se mover de uma coisa para outra de forma razoavelmente rápida, uma vez que não devem se demorar em nada em particular. As palavras, no entanto, devem ser usadas de uma forma calma, até mesmo vagarosamente. A apresentação a esta ideia, em particular, deve ser praticada do modo mais casual possível. Ela contém a base para a paz, para o relaxamento e para a liberdade que estamos tentando alcançar. Ao concluires os exercícios, fecha os olhos e repete a ideia para ti mesmo lentamente mais uma vez.

4. Três períodos de prática provavelmente serão suficientes. Todavia, se houver pouca ou nenhuma inquietude e uma inclinação a fazer mais, pode-se empreender até cinco períodos. Não se recomenda mais do que isso.

* A expressão sem significado, traduzida do original meaningless, também poderia ser traduzida por sem sentido, sem prejuízo do significado/sentido do texto original, em meu modo de entender.

*

COMENTÁRIO:

Eu diria que, de certa forma, esta lição nos apresenta a ideia que vai permitir, mais adiante, que entendamos a responsabilidade que temos por tudo aquilo que vivemos. Dito de outro modo, como nos revela o ho'oponopono, esta lição traz consigo o conceito que vai nos levar a assumir 100% de responsabilidade por tudo o que vemos e vivemos no mundo.

De acordo com o dr. Ihaleakala Hew Len, citado no livro Limite Zero: "O objetivo da vida é retornar ao Amor, de momento a momento. Para atender a esse propósito, a pessoa precisa reconhecer que é completamente responsável por criar a sua vida do jeito como ela é. Ela precisa compreender que são seus pensamentos que criam a sua vida da maneira como ela é de momento a momento. Os problemas não são as pessoas, os lugares e as situações, mas sim os pensamentos a respeito deles. A pessoa precisa aceitar a ideia de que não existe 'lá fora'."

Praticar a ideia da lição deste dia 11 de janeiro nos possibilita justamente o entendimento disto.

Um comentário:

  1. Olá fiquei dois dias sem escrever e os meus amigos coincidentemente ficaram mudos.
    Cássio, Carmen (puxão de orelhas) sentiram?
    Estou com alergia.
    Amanhã escrevo mais...
    Bjs

    ResponderExcluir