quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Quem de nós quer, acima de tudo, de fato, ver todas as coisas de modo diferente?

LIÇÃO 28

Acima de tudo quero ver as coisas de modo diferente.

1. Hoje damos, de fato, aplicação específica à ideia de ontem. Nestes períodos de prática, assumirás uma série de compromissos definidos. Não nos interessa agora se os cumprirás no futuro. Se pelo menos estiveres disposto a assumí-los agora, deste início ao movimento para mantê-los. E nós ainda estamos no começo.

2. Podes te perguntar por que é importante dizer, por exemplo, "Acima de tudo quero ver esta mesa de modo diferente". Em si mesma, ela não é absolutamente importante. Mas o que é por si mesma? E o que significa "em si mesma"? Tu vês muitas coisas separadas a tua volta, o que, de fato, significa que não estás vendo em absoluto. Tu vês ou não. Quando vires uma única coisa de modo diferente, verás todas as coisas de modo diferente. A luz que verás em qualquer uma delas é a mesma que verás em todas.

3. Quando dizes, "Acima de tudo quero ver esta mesa de modo diferente", está assumindo um compromisso de retirar todas as ideias preconcebidas acerca da mesa e de abrir tua mente para o que ela é e para que ela serve. Tu não a estás definindo em termos passados. Está perguntando o que ela é, em lugar de lhe dizer o que ela é. Não estás amarrando seu significado a tua experiência diminuta com mesas, nem estás limitando o propósito dela a tuas ideias pessoais insignificantes.

4. Não questionarás aquilo que já definiste. E a finalidade destes exercícios é fazer perguntas e receber respostas. Ao dizeres, "Acima de tudo quero ver esta mesa de modo diferente", estás te comprometendo a ver. Não é um compromisso exclusivo. É um compromisso que se aplica tanto à mesa quanto a qualquer outra coisa, nem mais nem menos.

5. Poderias, de fato, obter a visão simplesmente a partir dessa mesa, se estivesses disposto a retirar todas as tuas ideias particulares a respeito dela e a olhar para ela com uma mente completamente aberta. Ela tem algo para te mostrar; algo belo e puro e de valor infinito, cheio de felicidade e esperança. Escondido sob todas as tuas ideias a respeito dela está seu propósito verdadeiro, o propósito que ela compartilha com todo o universo.

6. Portanto, ao usares a mesa como um sujeito para aplicar a ideia para hoje, tu estás realmente pedindo para ver o propósito do universo. Farás este mesmo pedido a cada sujeito que usares nos períodos de prática. E assumes o compromisso com cada um deles de permitir que seu propósito te seja revelado, em lugar de colocar teu próprio julgamento sobre ele.

7. Teremos seis períodos de prática de dois minutos hoje, nos quais primeiro se declara a ideia de hoje e, em seguida, se aplica a ideia a qualquer coisa que vejas ao teu redor. Os sujeitos não só devem ser escolhidos aleatoriamente, mas deve-se atribuir a cada um a mesma sinceridade enquanto se aplica a ideia de hoje a ele, em uma tentativa de reconhecer o valor igual deles todos em sua contribuição para teu ver.

8. Como de costume, as aplicações devem incluir o nome do sujeito que, por acaso, teus olhos encontrarem e deves fixar teus olhos nele enquanto dizes:

Acima de tudo quero este _________ de modo diferente.

Cada aplicação deve ser feita bem devagar e tão refletidamente quanto possível. Não há pressa.

*


COMENTÁRIO:

Uma vez que a ideia da lição deste dia 28 de janeiro amplia a metáfora relacionada à visão de que tratamos ontem, podemos continuar a falar a respeito do ver como capacidade física e considerá-lo inextricavelmente ligado ao ver, à visão, em seu sentido mais amplo e abrangente.

Continuemos, pois, com o exemplo de ontem do processo de Meir Schneir. Ele nos conta que o escritor britânico Aldous Huxley, a certa altura de sua vida, recorreu aos exercícios indicados por um certo Dr. Bates "para se recuperar de um problema próximo à cegueira" e escreveu um livro intitulado A arte de ver, no qual descreveu "o ver como um processo" que envolve os olhos, o cérebro e a mente. Um processo que consiste em: "sentir: as células dos olhos sensíveis à luz recebem informação sobre o ambiente por meio de raios de luz...; selecionar: a mente não consegue lidar com todos os dados visuais que chegam aos olhos; assim, ela os dirige para escolher certos dados aos quais prestar atenção; [e] perceber: os dados visuais selecionados são reconhecidos e interpretados pela mente."

Falando do processo físico de ver, Meir diz que "para aperfeiçoar nossa visão, necessitamos reconhecer que ela é uma interação complexa entre os olhos e a mente. Também necessitamos aprender como levar a mente a trabalhar para nós, e não contra nós. Um dos maiores obstáculos que necessitamos vencer é a crença de que os olhos [e, por consequência, nossa visão] nunca poderão melhorar. Essa crença pode nos impedir de reconhecer ou aceitar quando melhoramos de fato, ou convencemo-nos de que, em certas situações, simplesmente não vamos conseguir ver e assim não deveríamos tentar".

Não lhes parece que isso se refere a muito mais do que apenas a um processo físico? Será que isto não tem a ver com a conclusão a que chegamos, a maior parte das vezes inconscientemente, de que não vale apenas fazer nenhum esforço para mudar, porque "o mundo não tem jeito mesmo", independentemente do que possamos fazer?

Daí a necessidade das práticas.

5 comentários:

  1. *
    Olá meus queridos...

    Confesso que em meu primeiro contato com essa lição fiquei meio na dúvida, sobre como olhar a mesa ( um mero exemplo) de um modo diferente, em especial quando ela diz que a tal da mesa compartilha com o propósito do universo... aí deu nó... mas....

    Após terminar o livro da primeira vez, complementando todas as suas lições, a compreensão de tudo isso qd passei por ela pela segunda vez, ficou clara...
    Não sei se vou saber me expressar direito, no senti, mas vou tentar....

    Primeiro, o que seria olhar para essa mesa de modo diferente ??? A maioria de nós, a interpreta como um móvel inanimado, que pode ser de vários materiais, e cuja função principal a um primeiro modo, é a de nos oferecer um lugar para nos alimentarmos. Mas se observarmos bem, as interpretações sobre a função dela podem ser várias.

    Podem ser utilizadas para nos servir de degrau para um lugar mais alto, para jogar baralho, para decorar a casa, podem ser caras, baratas, bregas, chiques e etc...

    Aliás ela, que é um mero exemplo, e qualquer outra coisa que "pensamos ver ", tem como um primeiro propósito, nos ensinar a tirar dela, e de tudo o que vemos, os "significados" particulares que demos a cada coisa, de acordo com nossa percepção individual, e segundo, aprender que tudo o que "pensamos" que conhecemos, compartilha com o universo... Bem... e como poderia seria isso ????

    Primeiro, olhando para, no caso a mesa, façamos de maneira, que dela seja tirado toda e qualquer interpretação como objeto, utilitário ou o que quer que seja. Ao fazer isso, olhemos para ela, como um reflexo de nós. Uma extensão de nossa mente.
    Sendo este mundo minha ilusão, ela, é também uma criação minha. Mesmo ainda sendo difícil aceitar isso por conta das nossas crenças nesse mundo como "real" ainda serem muito fortes, logo, ao longo do curso, tenho certeza, vocês entenderão.

    Ao ser a mesa, uma projeção minha, logo, penso que "a vejo ", ( a nossa grande ilusão ) quando na verdade, só a vejo na minha mente, que a criou, mas que acredito piamente, que a vejo "fora" de mim.

    continua...

    ResponderExcluir
  2. *
    Continuando...
    .
    Mas o que "pensamos" ver, é sem significado, e de que forma ??? ... nos significados que lhes demos, pois foram dados na mente do ego, na mente separada de Deus, portanto, dados na ilusão que as criou.

    Mas se ao invés de lhe darmos esses significados, tira-los todos, e olharmos apenas para o objeto, com os olhos não na mente separada e cheia de ilusões e julgamentos do ego que os projetou, mas, com os olhos de um Filho de Deus, um Filho Prefeito, Puro, Inocente, na Mente Una ( santa ) vendo todas essas projeções com a visão do Amor Criador, pois como poderia o Filho Santo de Deus ( nós ) " ver " de outra maneira ?? Então estaremos projetando Amor.

    Não é o simples ver, ao olhar para a mesa, mas de ver com Seu Amor. E não apenas à ela, mas absolutamente à " tudo " em que colocamos os olhos... desde coisas à pessoas, animais, paisagens inteiras, o céu, o universo e etc. E se tudo está no Amor, tudo é uma única coisa, não tem separação, como na ilusão do ego de ver espaço e tempo entre tudo, e qualquer coisa com que ou quem nos relacionamos nesta vida.
    O Amor une.... em qualquer situação ou pensamento.

    E nisso está o propósito em que tudo compartilha com o universo, o que quer dizer, que, tudo o que está nos "olhos" do Filho de Deus, também está em Deus... ou de outra forma, Deus está em tudo o que eu " vejo", assim e só assim poderemos "ver" a perfeição, a luz e a SANTIDADE no mundo. Em todas as coisas e pessoas apenas na unicidade pelo AMOR.

    E isso não quer dizer que a mesa é Deus, mas Ele está na mesa, se eu a olhar com os olhos santos, através da visão santa. E é assim que salvamos o mundo, de todo o nosso "olhar" insano, e que nos faz "interpretar" tudo o que vemos; separado, perto, longe, bom, mau, são, doente, lindo, feio, frio, quente... etc...etc...

    Então assim... pelo exercício...

    Acima de tudo quero ver .... ESTE MUNDO ....
    de modo diferente.... Vê-lo TODO, apenas....
    ..............COM AMOR..................

    Mas podemos começar apenas pela mesa...
    que já vai nos dar um exercício danado....rssss

    Fiquem no Amor...

    Milagres, e Milagres...a todos....

    Carmen.

    ResponderExcluir
  3. .
    E já vou começar vendo "meu dia" cheio de Amor,
    porque hoje é 28,o dia do meu Niver ... hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Dá-lhe, Carmen.

    Parabéns. Que todos os milagres necessários façam parte de sua vida de agora em diante.

    Muita paz, muita alegria e muita luz.

    Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.

    ResponderExcluir
  5. Carmen
    Já falamos hoje, mas para reforçar aqui...FELIZ ANIVERSÁRIO !!!!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada, Moisés. Gostei do comentário sobre a lição de hoje!E por falar nisso...PRECISO realmente ver as coisas de modo diferente e hoje em especial, a gripe que peguei. Como? Se tomei a vacina???
    SOCORRO !!! rs...rs...
    Bjs

    ResponderExcluir