quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Novas ideias acerca do tempo

LIÇÃO 7

Eu vejo só o passado.

1. É particularmente difícil acreditar nesta ideia a princípio. Porém, ela é a base lógica para todas as anteriores.
Ela é a razão pela qual nada do que vês significa coisa alguma.
Ela é a razão pela qual dás a tudo o que vês todo o significado que tem para ti.
Ela é a razão pela qual não entendes nada do que vês.
Ela é a razão pela qual teus pensamentos não significam nada, e a razão pela qual eles são como as coisas que vês.
Ela é a razão pela qual tu nunca estás transtornado pelo motivo que imaginas.
Ela é a razão pela qual tu estás transtornado porque vês algo que não existe.

2. É muito difícil mudar ideias antigas a respeito do tempo, porque tudo aquilo em que acreditas está radicado no tempo e depende de não aprenderes estas ideias novas a respeito dele. No entanto, é justamente por isso que precisas de ideias novas acerca do tempo. Esta primeira ideia a respeito do tempo não é, de fato, tão estranha quanto pode parecer de início.

3. Olha para uma xícara, por exemplo. Tu vês uma xícara ou simplesmente revês tuas experiências passadas de pegar um xícara, de estar com sede, de beber de uma xícara, de sentir a borda de uma xícara contra teus lábios, de tomar o café da manhã e assim por diante? Tuas reações estéticas à xícara não são também baseadas em experiências passadas? De que outra forma saberias se esse tipo de xícara se quebraria ou não se a deixasses cair? O que sabes a respeito dessa xícara exceto aquilo que aprendeste no passado? Tu não tens nenhuma ideia do que essa xícara é, a não ser pelo teu aprendizado passado. Então, tu a vês realmente?

4. Olha ao teu redor. Isso é igualmente verdadeiro a respeito de qualquer coisa para a qual olhes. Reconhece isso aplicando a ideia de hoje indistintamente para o que quer que capte teu olhar. Por exemplo:

Eu vejo só o passado neste lápis.
Eu vejo só o passado neste sapato.
Eu vejo só o passado nesta mão.
Eu vejo só o passado naquele corpo.
Eu vejo só o passado naquele rosto.

5. Não te demores em nenhuma coisa em particular, mas lembra-te de não omitir nada de modo específico. Olha rapidamente para cada sujeito e, em seguida, passa para o seguinte. Três ou quatro períodos de prática, que durem aproximadamente um minuto cada, serão suficientes.

*

COMENTÁRIO:

Tentemos ainda dar mais subsídios para que nossa colega Cristina possa avaliar melhor as razões pelas quais sentiu um certo desconforto, uma certa preocupação, alguma dúvida, algum aborrecimento e se disse "desanimada" com as práticas, em função dos acontecimentos de Angra e de outros lugares assolados pelas chuvas dos últimos dias. Apesar de ela já ter revelado se sentir mais centrada. O exercício é bom para todos nós.

Parafraseando um texto que leio no momento acerca das práticas do ho'oponopono, que - lembram-se? - nos coloca na condição de 100% responsáveis por tudo o que vemos acontecer em nossas vidas e em tudo no mundo, alguém diz ser certo que sempre vão surgir empecilhos de um modo ou de outro em nossas vidas, sejam problemas de família, estresse, opiniões divergentes, catástrofes naturais ou a guerra. De início é sempre difícil aceitar isso - e principalmente aceitar que cada um de nós tem 100% de responsabilidade por isso, se é isso que vê. Depois de algum tempo de prática, no entanto, em lugar de nos perguntarmos "Por que eu?" ou "Por que só comigo?" (perguntas que induzem a uma resposta de culpa), passamos a ser capazes de dizer "Eu sou responsável" (sem culpa) e simplesmente entregar os pontos, utilizar as ferramentas que os exercícios dão e deixar que Deus assuma ou controle.

Quando aprendemos a fazer isso, deixamos de ser um obstáculo em nosso próprio caminho. Assim que damos um passo, por menor que ele seja, para fora de nós mesmos, para culpar, reagir, lastimar, reclamar e assim por diante, perdemos de vista o assunto em questão, ou seja, a nossa chance de abandonar o problema que só pode ser resolvido dentro de nós mesmos. A partir da mudança do modo de ver. Quando fazemos acusações, nós nos desligamos da Fonte, na ilusão de que poderíamos - a partir da orientação equivocada do sistema de pensamento do ego - fazer melhor do que o divino.

Bem vindos todos de volta às práticas. Dani, da terra dos cangurus, Nina, de Sampa, Carmen, Cassio [vanicer] e Cristina. E quantos mais se ligam a nós e aos exercícios. Mais uma vez, um ótimo 2010 a todos, com todos os milagres necessários.

4 comentários:

  1. Olá ! Primeiro: Obrigada Dani pelo abraço vindo aí da terra dos cangurus. Segundo: Também pensei muito sobre o desconforto da nossa amada Cristina em relação aos trágicos acontecimentos em Angra e lembrei de quantas vezes me sinto culpada por desejar tanto que chova (Obs: É conhecido de todos os amigos a minha aversão ao calor), e se pensarmos direito o que acontece SEMPRE é o foco que colocamos nisto ou naquilo e em geral é dar ouvidos ao PIOR PODER DO MUNDO, a FÁBRICA das DESGRAÇAS que é a MÍDIA. Passei um ótimo final de ano e nem fiquei sabendo ou procurando saber muitos detalhes das catástrofes que têm acontecido. EGOÍSMO ? Acho que não...porque se fosse eu deveria, ou seja, o meu ego me faria ficar o tempo todo me sentindo culpada, já que neste exato momento em que no conforto da minha casa estou escrevendo para vocês, meus amigos, a guerra no Iraque continua e os terremotos, quedas de aviões, aqui e ali e lá do outro lado do mundo ESTÃO ACONTECENDO AGORA e sempre estiveram. A pergunta é: Estou REALMENTE decidida a ver o mundo de um outro modo? Ou vou só me enganar e achar que tenho PODER maior do que AQUELE que tudo sabe e conhece as escolhas particulares de cada um ? Nem sempre isto é fácil, mas com o tempo e a prática vai ficando mais fácil entender aquilo que falei no outro dia, que ia compartilhar a minha "bendita" ignorância com vocês / "Não sabemos nada de nada". / Continua...

    ResponderExcluir
  2. ...O jeito mais fácil que tenho encontrado é DESLIGAR o noticiário catástrofe e ao mesmo tempo me engajar em alguma campanha de ajuda ao próximo, como por exemplo, a da reconstrução da cidade no interior de São Paulo (São Luiz de...alguma coisa - esqueci agora...nem sabia que esta cidade existia) que foi praticamente toda destruída. A filha do diretor da empresa em que trabalho com um grupo enorme de ciclistas de São José dos Campos estão indo pessoalmente liderar a limpeza dos escombros e fazer chegar às famílias as doações que, segundo ela, estão se misturando aos escombros e não chegando aos necessitados. Um lindo trabalho ! Estou encarregada de passar as informações para o maior número de pessoas possível e tudo o que for comprado, por exemplo, quem doou vai receber as notas com o histórico completo de para onde foi. AVISO: Aguardem e-mail e ajudem, se puderem ! Ah ! Ela, que não faz o UCEM ficou revoltada com o Candidato, vou escrever em minúscula (sem julgamento, rs...) o candidato à Presidência José Serra, que tem ido até lá fazer promessas e tirar fotos para a campanha.
    O que queremos ver?
    O que queremos fazer?
    Eu particularmente, quero me atirar de cabeça nas lições e em hipótese alguma parar por meio minuto sequer para ouvir desgraças alardeadas, aumentadas, reforçadas, hiper dimensionadas pelo 4º Poder, que é o mais nocivo, corrosivo e que passa de um modismo ao outro, ou será que o risco da gripe suína já acabou ? É que a moda de passar 24 horas por dia reforçando-a já virou notícia velha...O Michael Jackson já morreu, então agora convém falar bem dele, a garota do vestido ridículo expulsa pela universidade, já virou celebridade e também já é fofoca, digo, o que chamam de "notícia" velha. Agora é esperar o próximo jovem que faz uma pequena besteira ao se descontrolar com a namorada e levar as câmeras lá para dentro da casa deles e noticiar um sequestro com reféns só ficando satisfeitos quando conseguirem realmente uma morte, uma tragédia e assim continuar na escolha de viverem aqui no planeta ego, a experiência que não entendemos, mas que pelo UCEM sabemos fazer parte do refrão... / continua...

    ResponderExcluir
  3. ..."está tudo certo do jeito que está" e que só podemos nos responsabilizar pelas nossas próprias escolhas e não gostando delas, escolher de novo e de novo e de novo...Escorregar...Desaprender e seguir...mais um dia, mais uma lição...e agradecer...e agradecer...mais e mais por esta ferramenta poderosa (UCEM), por estes amigos maravilhosos (Amo você, Cristina!!)
    E Cássio, KD você? Amanhã vou te passar e-mail com algo para que ouça com a Vanice e depois me conte.
    Moisés, te liguei hoje e falei com a Cleide.
    Obrigada pelo lindo comentário de hoje. Adorei e veio bem a calhar com tudo o que senti / vivi neste dia.
    Fique bem, que Deus te abençõe e ilumine a cada dia mais, como Ele vem fazendo.
    Um grande beijo a todos
    UFA ! Escrevi muito, vou dormir...Tchau...FUI...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Nina e grupo pelas reflexões e acho que este meu desânimo é também resultado de um bate-e-volta de olhar prá dentro e prá fora e só enxergar o que o ego julga serem problemas... são fases mesmo...

    Primeiramente fiquei pensando que poderia ser egoísmo ficar aqui olhando para nossas filosofias enquanto as pessoas morrem debaixo da lama. Mas depois percebi que, em cada fase diferente, dependendo de meu estado interior, estes acontecimentos externos encontram eco em um lado meu, no ego ou no Ser, dependendo de qual está mais latente no momento. Se eu estou mais triste, mais vulnerável, me pega mais pelo ego, e acho que foi isso que aconteceu na virada do ano, e continua acontecendo...

    Obrigada Nina pelas palavras de hoje, tenho sempre que me lembrar que "está tudo certo do jeito que está", mesmo quando o ego não suporta concordar com isso...

    Obrigada pelas lições diárias de vida!

    Beijos a todos!
    Cristina

    ResponderExcluir