domingo, 24 de janeiro de 2010

Para aprender a ser como as criancinhas

LIÇÃO 24

Eu não percebo meus maiores interesses.

1. Não percebes claramente que resultado te faria feliz em nenhuma situação que surja. Por isto, tu não tens nenhum guia para a ação apropriada e nenhum modo de julgar o resultado. O que fazes é determinado por tua percepção da situação e essa percepção está errada. É inevitável, então, que não vás atender a teus maiores interesses. No entanto, eles são tua única meta em qualquer situação percebida de modo correto. De outra forma, não reconhecerás quais são eles.

2. Se te desses conta de que não percebes teus maiores interesses, poder-se-ia ensinar-te quais são eles. Mas, diante de tua convicção de que sabes quais são eles, não podes aprender. A ideia para hoje é um passo na direção da abertura de tua mente a fim de que o aprendizado possa começar.

3. Os exercícios para hoje pedem muito mais honestidade do que estás acostumado a usar. Alguns poucos sujeitos, considerados honesta e cuidadosamente em cada um dos cinco períodos de prática que devem ser empreendidos hoje, serão mais úteis do que um exame mais superficial de um número grande deles. Sugere-se dois minutos para cada um dos períodos de exame mental que os exercícios envolvem.

4. Os períodos de prática devem começar com a repetição da ideia de hoje, de olhos fechados, seguida pelo exame mental em busca de situações não resolvidas acerca das quais estejas preocupado atualmente. A ênfase deve estar em descobrir o resultado que queres. Rápido perceberás com clareza que tens em mente várias metas como parte do resultado desejado e também que essas metas estão em níveis diferentes e que, muitas vezes, são antagônicas.

5. Ao aplicares a ideia para hoje, cita cada situação que te ocorrer e depois lista cuidadosamente o maior número possível de metas que gostarias que fossem alcançadas na sua resolução. A forma de cada aplicação deve ser mais ou menos a seguinte:

Na situação que envolve _________, eu gostaria que ________
acontecesse, e que __________ acontecesse,

e assim por diante. Tenta incluir tantos tipos diferentes de resultado quantos realmente possam te ocorrer, mesmo que alguns deles não pareçam estar diretamente relacionados à situação ou que nem mesmo pertençam a ela de forma alguma.

6. Se estes exercícios forem feitos de modo correto, reconhecerás rapidamente que fazes um grande número de exigências da situação, que não têm nada a ver com ela. Também reconhecerás que muitas de tuas metas são contraditórias, que não tens nenhum resultado harmonioso em mente, e que terás de te frustrar em relação a algumas de tuas metas independentemente de como a situação se resolva.

7. Depois de examinares a lista do maior número possível de metas almejadas para cada situação não resolvida que passar por tua mente, dize a ti mesmo:

Eu não percebo meus maiores interesses.

e passa para a seguinte.

*

COMENTÁRIO:

Não sabemos nada de nada. Sabemos que não sabemos nada de nada. Tudo o que não queremos fazer, porém, é reconhecer isto. Como se pudéssemos, no ego, ser onipotentes. Como se fosse um crime, ou um pecado mortal, reconhecer e declarar isto para as pessoas que fazem parte de nosso mundo, de nossas vidas.

E vejam só. É deste reconhecimento apenas que podemos esperar vir qualquer mudança. É dele que podemos esperar aprender qualquer coisa. Pois, se soubéssemos, de fato, tudo de tudo, o que haveria para se aprender neste mundo, nesta vida? O que haveríamos de fazer aqui?

Para a lógica do mundo, a do ego, precisamos aprender mais e mais. Precisamos acumular informações e experiências até a exaustão. Até o colapso de nossas capacidades mentais. Na verdade, o que nos ensina o Curso [e que vamos aprendendo cada vez mais dia a dia com as práticas dos exercícios] é que o que precisamos fazer mesmo é desaprender tudo aquilo que o mundo nos ensinou e continua a ensinar. Esta também é a lição de todos os grandes mestres que já passaram por este mundo. E de todos aqueles que ainda estão presentes e que podem ser considerados mestres.

Não será a isto que Jesus se referia quando disse que precisamos ser como as criancinhas? Inocentes a ponto de reconhecer que não sabem e inteiramente abertas para aprender e desaprender. Para viver apenas o momento que se apresenta.

É a isto que se prestam as práticas de nossa lição, neste dia 24 de janeiro.

4 comentários:

  1. .
    Olá meus queridos...
    Preciso dizer que a essa altura...
    já estou fazendo...

    GUGU-DADÁ.... rsss

    O pior de tudo, é que é tão bom "ser" criança,
    não saber de nada, não ter noção do "tempo", nem do perigo, nem de inimigos, só dos amigos..
    só dos brinquedos e brincadeiras, sem compromissos, sem sentimentos de dívidas, ou de culpas, sem complexos, sem preocupações, sem conceitos, ou pré-conceitos, sem palpites, sem julgamentos ...
    apenas ser ... criança.
    apenas " ser " na mais pura inocência...


    Mas então essa criança começa a "crescer " e a ser bombardeada com as informações do mundo, e logo ela se pega querendo ser "maior", depois de maior passa a querer ser "adulta" e depois de adulta descobre como era bom ser apenas "maior" e logo em seguida, já começa a virar "criança" de novo, só que desta vez, uma criança cansada, sem mais vontade de brincar, apenas saudosa dos " bons tempos " ????????
    pois hoje seus briquedos são outros, não são mais tão divertidos, mas ao invés disso causam preocupações, insegurança, medos, agora ninguém mais quer brincar junto, porque todos a sua volta agora também tem os seus próprios brinquedos, e estão preocupados demais com eles para poder lhe dar atenção.
    " Atenção .... "

    ... a como tudo pode ser transformado, e em que pode ser transformado, apenas porque não percebemos nossos maiores e verdadeiros interesses...
    na verdade até os estabelecemos, certos de que são os melhores e os mais certos à nós, mas todos escolhidos na idéia da separação, nessa independência/onipotência ( como bem colocou o Moisés ) que assumimos, na idéia de que somos mais que auto-suficientes, em nosso ilusório "conhecer " mas que nos guia, não ao nosso verdadeiro ser, mas ao falso ser, o próprio que nos guia, esse ser inconsciente de quem é, nos levando a essa viagem insana da criança inocente à velha criança senil e cansada que pensa que sabe tudo, mas que fez desse tudo sua principal fonte de infelicidades.

    Independente do fato de que tudo está certo, exatamente como está, a proposta é a de que todos nós, nos libertemos de toda irrealidade em que nos encontramos, para com isso conduzir o nosso "regresso" a nossa Realidade, o quanto antes, melhor.

    Creio que essa lição pode nos conduzir à um outro nível de querer, e principalmente de aprender a pedir a grande mudança, a que todos estamos destinados, cedo ou tarde ( nessa idéia do tempo como conhecemos por aqui ).

    E nesse exercício poderemos aprender a pedir, e como ?
    Pedindo pelo que entendemos que sejam nossos maiores interesses como mais paz, mais saúde, tranquilidade,mais amor,segurança ou dinheiro ?

    Creio que o que essa lição quer dizer é que...
    esses interesses que pensamos ser os mais
    importantes à nós, não são mais que idéias de
    separação e de escassez que alimentamos na nossa crença de que as coisas do mundo é que nos trarão a felicidade e a paz que buscamos a tanto...
    querem ver a diferença do que é realmente importante, e que nos dará realmente tudo e apenas o que na verdade precisamos ???

    Pelo exercício...

    Na situação que envolve "o meu desconhecer ", eu gostaria que "A Voz de Deus em mim" acontecesse, e que "por Ela" acontecesse,
    " o Seu Amor, para que Nele eu reencontre a nossa completude, com tudo o que realmente já me foi dado, como Filho de Deus que sou !

    notemos, como realmente...

    " Eu não percebo meus maiores interesses "

    Milagres... muitos Milagres a todos nós...

    Carmen.

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  2. Boa noite a todos...

    Que maravilha poder contar com Carmen, Moises e todos vocês para entender a profundidade dos exercícios.

    Eu nunca consegui ir tão a fundo como neste ano em que leio e reflito sobre o que vocês escrevem. Muito obrigada!

    Abraços e boa semana a todos!

    Cristina

    PS - eu queria achar o email da Nina e da Carmen, tem em algum lugar aqui?

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  3. Oi Cris...

    Fico muito feliz em saber que de alguma forma conseguimos lhe servir com qualquer ajuda...

    Particularmente me expresso lógico, apenas no que compreendo, mas essa compreenção que tenho, claro é muito pessoal, aliás, como a de cada um, e nem sempre poderá vir a ser tão precisa como as lições do próprio Curso.
    Mas como é dividindo que se multiplica, sempre que possível, tento contribuir com meus adendos
    já que é dando que se recebe... rrsss
    e a maior prova que tenho disso, é essa presença maravilhosa do Moisés e de todos vocês na minha vida... que só tem me acrescentado e de forma tão valiosa...
    Então digo eu, que maravilha poder contar com todos vocês... Obrigada...

    E vou te passar meu e-mail por aqui mesmo, não vejo problemas e o da Nina te passo por ele ok?
    carmenthiago@uol.com.br

    Bjss.

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  4. Ver comentário na lição de segunda (25), ok?

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