sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Confiar na orientação do Espírito Santo

LIÇÃO 29


Deus está em tudo o que vejo.


1. A ideia para hoje explica por que tu podes ver todo o propósito em todas as coisas. Ela explica por que nada está separado, por si mesmo ou em si mesmo. E explica por que nada do que vês significa coisa alguma. De fato, ela explica cada ideia que usamos até agora e também todas as subsequentes. A ideia de hoje é a base total para a visão.

2. É provável que aches esta ideia muito difícil de apreender a esta altura. Podes achá-la tola, irreverente, absurda, engraçada e até mesmo repreensível. Deus certamente não está em uma mesa, por exemplo, da forma como tu a vês. No entanto, enfatizamos ontem que a mesa compartilha o propósito do universo. E aquilo que compartilha o propósito do universo compartilha o propósito de seu Criador.

3. Tenta, então, hoje, começar a aprender como olhar para todas as coisas com amor, gratidão e receptividade. Tu não as vês agora. Queres saber o que há nelas? Nada é como te parece. Seu propósito sagrado está além de teu pouco alcance. Quando a visão te mostrar a santidade que anima o mundo compreenderás perfeitamente a ideia de hoje. E não compreenderás como pudeste alguma vez achá-la difícil.

4. Nossos seis períodos de prática de dois minutos para hoje devem seguir um padrão agora familiar. Começa com a repetição da ideia para ti mesmo e, em seguida, aplica-a a sujeitos escolhidos aleatoriamente a tua volta, citando cada um de forma específica. Tenta evitar a tendência a uma seleção auto-direcionada, que pode ser particularmente tentadora em relação à ideia de hoje em razão de sua natureza completamente inusitada. Lembra-te de que qualquer ordem que estabeleças é igualmente estranha à realidade.

5. Por isso, tua lista de sujeitos deve ser tão livre de tua seleção pessoal quanto possível. Por exemplo, uma lista adequada poderia inlcuir:


Deus está neste cabide.
Deus está nesta revista.
Deus está neste dedo.
Deus está nesta lâmpada.
Deus está naquele corpo.
Deus está naquela porta.
Deus está naquele cesto de lixo.


Além dos períodos de prática estabelecidos, repete a ideia para hoje pelo menos uma vez por hora, olhando lentamente a tua volta enquanto, sem pressa, dizes as palavras para ti mesmo. Pelo menos uma ou duas vezes, deves experimentar uma sensação de tranquilidade enquanto fazes isso.


*

COMENTÁRIO:


A lição deste dia 29 de janeiro nos oferece uma ideia à qual não estamos acostumados. Uma ideia que pode causar alguma estranheza, por isso precisamos voltar à introdução do Livro de Exercícios, que nos orienta a aplicar as ideias da forma como o Curso nos pede, sem julgá-las. Não é preciso que acreditemos nas ideias e nem precisamos acolhê-las bem.


Se, de algum modo, alguém se sentir incomodado com a ideia para a prática de hoje, há um trecho do livro que diz o seguinte:

Este curso oferece uma situação de aprendizado muito direta e muito simples e provê o Guia [o Espírito Santo] Que te diz o que fazer. Se o fizeres, verás que funciona. Seus resultados são mais convincentes do que suas palavras. Eles te convencerão de que as palavras são verdadeiras.

Basta-nos, portanto, confiar no Espírito Santo e seguir as orientações, uma vez tomada a decisão de fazer os exercícios.

Um comentário:

  1. Olá, estive por aqui lendo e relendo a lição de hoje e pensando no quanto é importante lê-la pela manhã. pois pensei e falei tanta besteira hoje, que, se tivessse me lembrado logo cedo de seguir na linha do ensinamento, teria me poupado alguns dissabores... Tudo bem, vivendo e aprendendo... e desaprendendo e aprendendo de novo e de novo e de novo...Tks Bjs

    ResponderExcluir