sábado, 2 de janeiro de 2010

O segundo passo natural depois do primeiro

LIÇÃO 2

Eu dou a tudo o que vejo neste quarto
[nesta rua, desta janela, neste lugar]
todo o significado que tem para mim.

1. As práticas com esta ideia são as mesmas que aquelas com a primeira. Começa com as coisas que estão perto de ti e aplica a ideia a qualquer coisa sobre a qual teu olhar pouse. Depois, amplia o alcance para fora. Vira a cabeça para incluir o que quer que esteja em qualquer um dos lados. Se possível, vira-te e aplica a ideia àquilo que estava atrás de ti. Continua, tanto quanto possível, a não fazer distinção quando escolheres os sujeitos para a aplicação da ideia; não te concentres em nenhuma coisa em particular e não tentes incluir tudo o que vês em uma área determinada, ou introduzirás tensão.

2. Olha simplesmente com naturalidade e com razoável rapidez ao teu redor, tentando evitar a escolha por tamanho, brilho, cor, material ou pela importância relativa para ti. Escolhe os objetos simplesmente quando os vires. Tenta aplicar o exercício com igual facilidade a um corpo ou a um botão, uma mosca ou um piso, um braço ou uma maçã. O único critério para a aplicação da ideia a qualquer coisa é simplesmente que teus olhos a tenham encontrado. Não faças nenhuma tentativa de incluir qualquer coisa em particular, mas certifica-te de que nada seja excluído de forma específica.

*

COMENTÁRIO: Continuamos, neste dia 2 de janeiro, com as práticas da segunda ideia que o Curso oferece como forma de desfazer nosso modo habitual e costumeiro de olhar para o mundo. O segundo passo natural, que decorre do primeiro. Ambos resultados da decisão de aprender a mudar, para ver as coisas do mundo de modo diferente. Como vimos na introdução ao livro de exercícios, não precisamos fazer nenhum esforço para praticar as ideias. Basta que nos disponhamos à prática. Basta deixar acontecer. Os resultados certamente virão. E serão visíveis, notáveis. Continuemos.

2 comentários:

  1. Firme e forte na prática !!
    PS: A Ane também está fazendo as lições.
    Tks
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Legal. Obrigado por comentar.
    Parabéns, Ane, pela decisão...

    ResponderExcluir