sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

As práticas que fazem a diferença

Um ano novo começa. FELIZ ANO NOVO A TODOS! Como disse ontem, todo o fim serve apenas para marcar o começo ou o recomeço de algo novo. Por isso, estou de volta neste dia 1º de janeiro de 2010, para convidá-los a retomarmos a jornada. E já aviso de antemão que esta postagem tem de ser um pouco longa, para fundamentar as bases de nossa decisão de continuar partilhando o aprendizado e para oferecer as melhores condições para a tomada de decisão. Obrigado pelo ano que passou. Bem-vindos a um novo tempo! Vamos juntos em busca de uma nova percepção!

Para quem ainda não teve a oportunidade de trabalhar com as práticas das lições, o Curso oferece um texto introdutório ao livro de exercícios, onde vamos encontrar as orientações que devem nortear nossa caminhada, voltando a ele quando quaisquer dúvidas insistirem em se manifestar. Conforme comentei ainda no ano passado, o blogue vai trazer uma novidade este ano. Diferentemente do ano passado vou postar diariamente as lições da forma como o livro as oferece, com uma ressalva apenas.

Em função de a Lillian Paes [a quem temos de agradecer imensamente pelo texto do UCEM em Português] ter declarado, por ocasião da primeira edição do Curso em língua portuguesa, que seu trabalho cuidadoso e criterioso, e longo, de tradução foi apenas um primeiro passo, que precisa ser revisado, aperfeiçoado e atualizado na medida do necessário, o texto que o blogue vai publicar deverá ter algumas diferenças em relação ao texto publicado. Espero fazer destas diferenças a minha contribuição para tornar mais claro o entendimento das lições e para tornar suas práticas mais fáceis. E espero também contar com as observações e/ou correções de quem quer que ache que a versão que ofereço também pode ser melhorada. Todas as sugestões serão bem-vindas. Outra possibilidade que ofereço, desta forma, é para quem não tem o livro, que poderá imprimir as postagens e armazená-las para montar seu próprio livro de exercícios em tradução nova ou, no mínimo, revisada, obedecendo inclusive à nova regra de ortografia.

Dito isto vamos ao trabalho.

INTRODUÇÃO

1, Um fundamento teórico como o que o texto oferece é necessário como uma estrutura para tornar os exercícios significativos. Contudo, é fazer os exercícios que tornará possível a meta do curso. Uma mente não-treinada não pode realizar nada. O objetivo deste livro de exercícios é treinar tua mente para pensar de acordo com as linhas que o texto levanta.

2. Os exercícios são muito simples. Não exigem muito tempo e não importa aonde tu os fazes. Eles não precisam de preparo. O período de treinamento é de um ano. Os exercícios estão numerados de 1 a 365. Não tentes fazer mais do que uma lição por dia.

3. O livro de exercícios é dividido em duas partes principais, a primeira lida com o desfazer do modo pelo qual vês agora, e a segunda com a aquisição da percepção verdadeira. Com exceção dos períodos de revisão, os exercícios de cada dia são planejados em torno de uma ideia central, que é declarada primeiro. Segue-se a isso a descrição dos procedimentos específicos a partir dos quais a ideia para o dia deve ser aplicada.

4. O objetivo do livro de exercícios é treinar tua mente de um modo sistemático para uma percepção diferente de todos e de tudo no mundo. Os exercícios são planejados para te ajudar a generalizar as lições, de forma a entenderes que cada uma delas é igualmente aplicável a tudo e a todos que vês.

5. A transferência do treinamento em percepção verdadeira não ocorre do mesmo modo que a transferência do treinamento do mundo. Se a percepção verdadeira a respeito de qualquer pessoa, situação ou acontecimento for alcançada, a transferência para todos e para tudo está garantida. Por outro lado, uma única exceção mantida em separado da percepção verdadeira torna suas realizações impossíveis em qualquer lugar.

6. Assim, as únicas regras gerais a serem observadas do início ao fim são: primeiro, que os exercícios sejam praticados com grande especificidade, conforme será indicado. Isso te ajudará a generalizar as ideias envolvidas em cada situação na qual te encontres, e a todos e a tudo nela. Segundo, certifica-te de não te decidires por contra própria que há algumas pessoas, situações ou coisas às quais as ideias não se aplicam. Isso impedirá a transferência do treinamento. A própria natureza da percepção verdadeira é que ela não tem nenhum limite. É o oposto da maneira que vês agora.

7. O objetivo geral dos exercícios é aumentar tua capacidade de estender as ideias que praticarás para incluir tudo. Isso não vai exigir nenhum esforço de tua parte. Os próprios exercícios satisfazem as condições necessárias para este tipo de transferência.

8. Acharás difícil de acreditar em algumas ideias que o livro de exercícios apresenta e outras poderão parecer bastante surpreendentes. Isso não tem importância. O que se pede de ti é simplesmente que apliques as ideias do modo que és orientado a fazer. Não se pede absolutamente que as julgues. Só se pede que as uses. É o uso delas que lhes dará significado para ti e que te mostrará que elas são verdadeiras.

9. Lembra-te apenas disso: não precisas acreditar nas ideias, não precisas aceitá-las e não precisas nem mesmo acolhê-las bem. Podes resistir vivamente a algumas delas. Nada disso terá importância ou diminuirá sua eficácia. Mas não te permitas fazer exceções na aplicação das ideias que o livro de exercícios contém e, sejam quais forem tuas reações às ideias, usa-as. Não se pede nada mais do que isso.

PARTE I

LIÇÃO 1

Nada do que vejo neste quarto [nesta rua, desta
janela, neste lugar] significa coisa alguma.

1. Agora olha lentamente ao teu redor e pratica aplicar esta ideia de modo muito específico a qualquer coisas que vejas:

Esta mesa não significa nada.
Esta cadeira não significa nada.
Esta mão não significa nada.
Este pé não significa nada.
Esta caneta não significa nada.

2. Em seguida, olha para mais longe do que está em tua área de visão imediata e aplica a ideia a uma escala mais ampla:

Aquela porta não significa nada.
Aquele corpo não significa nada.
Aquela lâmpada não significa nada.
Aquele cartaz não significa nada.
Aquela sombra não significa nada.

3. Observa que estas afirmações não estão organizadas em qualquer ordem e que não levam em consideração nenhuma diferença nos tipos de coisas às quais são aplicadas. É este o objetivo do exercício. A afirmação simplesmente deve ser aplicada a qualquer coisa que vês. Ao praticares a ideia para o dia, utiliza-a de forma totalmente indiscriminada. Não tentes aplicá-la a tudo o que vês, porque estes exercícios não devem se tornar ritualísticos. Certifica-te somente de que nada do que vês seja excluído de modo específico. Uma coisa é igual à outra no que se refere à aplicação da ideia.

4. Cada uma das três primeiras lições não deve ser feita mais do que duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e à noite. Elas tampouco devem ser tentadas por mais do que cerca de um minuto, a menos que isso imponha uma sensação de pressa. Uma sensação agradável de ócio é essencial.

*

COMENTÁRIO: Pronto! Temos aí a primeira lição do ano. Uma amostra do que vai ser trabalhar para desfazer a percepção que o mundo nos oferece e que nos trouxe ao estado em que nos encontramos no presente momento. É certo que a caminhada está apenas começando para muitos, para a maioria de nós, mas sei que alguns já praticam as lições há vários anos e que isso fez, faz e continua a fazer uma grande diferença em suas vidas. Espero, de coração, que esta diferença possa passar a ser notada já nos primeiros dias deste novo ano.

3 comentários:

  1. Ok, Moisés
    Lido e praticado, ou seja praticando...Mais um ano começando com a ajuda deste grande tesouro que é o UCEM e com a tua imensa ajuda através dos encontros e deste blog.
    Obrigada !
    Bjs

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  2. Abençoado Ano Novo Moisés!

    Pois é...eu terminei o livro de exercícios no ano passado...
    Mas recomecei este ano...já c/ um novo modo de olhar...
    E afirmo com convicção....a mudança q o Ucem imprimiu à minha vida não tem preço...
    Esses exercícios são uma ferramenta Divina à nossa disposição.


    Muita luz p/ vc e todos os irmãos que partilham desse espaço de luz.

    Abração!

    Tereza

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  3. Feliz 2010. O "nada tem um significado por si só, somos nós que damos um rótulo a tudo que nos cerca, inclusive a nós mesmos, nossos pensamentos, sentimentos, emoções, definições tais como o ego é b bom ou mau etc..." foi o que me levou ao estudo do UCEM. A prática dessa acertiva tem que ser constante e posso dizer por experiência que nos ajuda a evitar sofrimentos. Abraços a todos.

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