sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Abrindo os olhos às artimanhas do ego

LIÇÃO 22

O que vejo é uma forma de vingança.

1. A ideia de hoje descreve precisamente o modo pelo qual qualquer pessoa que mantenha pensamentos de ataque em sua mente tem de ver o mundo. Tendo projetado sua raiva sobre o mundo, ela vê a vingança prestes a golpeá-la. Deste modo, o próprio ataque dela é percebido como auto-defesa. Isso se torna um círculo vicioso crescente até ela estar disposta a mudar seu modo de ver. Caso contrário, pensamentos de ataque e de contra-ataque a pertubarão e povoarão seu mundo inteiro. Que paz de espírito é possível para ela, então?

2. É desta fantasia cruel que queres escapar. Não é uma notícia alegre ouvir que isso não é real? Não é uma revelação feliz descobrir que podes escapar? Tu fizeste aquilo que queres destruir; tudo aquilo que odeias e queres atacar e matar. Tudo aquilo de que tens medo não existe.

3. Olha para o mundo ao teu redor pelo menos cinco vezes hoje por, no mínimo, um minuto a cada vez. Enquanto teus olhos se moverem lentamente de um objeto para outro, de um corpo para outro, dize a ti mesmo:

Eu vejo apenas o perecível.
Eu não vejo nada que vá durar.
O que vejo não é real.
O que vejo é uma forma de vingança.
Ao final de cada período de prática, pergunta a ti mesmo:

Este é o mundo que realmente quero ver?

A resposta certamente é óbvia.

*

COMENTÁRIO:

"Bem feito! Eu não avisei?"

Não é assim que pensamos ou que nos expressamos, quando vemos acontecer a alguém alguma coisa que julgamos desagradável, a respeito da qual havíamos alertado a pessoa?

Isso não é um exemplo de vingança? Uma vingança que vem atender a nosso desejo interior de que se concretize o que antevíamos ou profetizávamos. Uma vingança que nos mantém presos ao passado, que nos serve de baliza a partir da qual nos sentimos autorizados a fazer nossas previsões e julgamentos, como se quiséssemos determinar os comportamentos que as pessoas vão ter em função do que "conhecemos" de seu passado.

Não queremos ver de modo diferente. Esquecemo-nos de que "tudo muda o tempo todo no mundo", como bem diz o cantor.

Quando nos imobilizamos na rigidez, aprisionados em imagens que criamos e vemos, às quais damos realidade, fazemos um esforço na direção contrária à da paz de espírito, à da visão. E nos afastamos do centro e de nós mesmos. Damos força à crença na separação e nos vingamos do mundo acreditando na ilusão. É óbvio que a resposta que ele nos dá é a confirmação de que estamos certos. E o ego se tranquiliza e se rejubila. Atingiu seu objetivo.

As práticas deste dia 22 de janeiro visam a abrir nossos olhos para mais esta artimanha do ego.

4 comentários:

  1. Agradeço imensamente a todas as manifestações pelo primeiro aniversário do blogue. Vocês são todas(os) muito generosas(os). Na verdade eu é que tenho de agradecer, e muito, pela confiança que vocês depositam em mim como porta-voz do ensinamento do UCEM. Muitíssimo obrigado.

    Aproveito para dar uma resposta à pergunta da Ana a respeito da lição de ontem e de suas práticas.

    Ana, querida, o que o exercício pede é simplesmente que declaremos querer ver de modo diferente. Não há necessidade de dar nenhuma explicação a nada. Nem mais "amena", nem menos "amena".

    Seu exemplo deve ser visto do seguinte modo, de acordo com o que entendo do Curso: o que é que me leva a me aborrecer em uma situação qualquer? Que mecanismo eu utilizo para trazer à tona o aborrecimento? Se eu vejo e conheço uma pessoa que costuma ser arrogante e agressiva, onde é que devo buscar a arrogância e a agressividade? Em mim mesmo, é claro. Só posso mudar meus próprios pensamentos. E me lembrar sempre de que o outro não existe. Ou existe apenas como manifestação de meus próprios anseios e necessidades. Como uma oportunidade para eu ver em mim mesmo aquilo que quero mudar, aquilo que preciso ver de modo diferente.

    É claro, risos, que é sempre difícil entender o outro lado... que outro lado, risos? Com o Curso aprendemos que não existe o outro lado. Tudo o que vejo atende a um pedido meu. Para o bem ou para o mal. É algo que preciso e escolhi experimentar e viver. Se me incomoda, o que fazer? Tomar a decisão de ver as coisas de modo diferente.

    Obrigado por compartilhar suas dúvidas e impressões.

    ResponderExcluir
  2. Queridos
    Por favor vejam meu comentário no blog, sobre a lição e os comentários de ontem. Continuo com a recomendação para o AVATAR. A dica é que é preciso comprar o ingresso com antece dência. Tentei inúmeras vezes no Shopping Pátio Paulista, pois é perto de casa e queria ver em 3D e só consegui quando fui comprar na véspera.
    Depois comentem...
    Bjs a todos e Moisés...ULTRA SUPER HIPER OBRIGADA !!!!

    ResponderExcluir
  3. PS: E Cadê Caio, rs...,digo, Cássio ???
    Como ousa sumir deste jeito?
    Sabe que te amamos, não? E a "nossa" maravilhosa Vanice, que o grupo ainda não tem a menor noção de que SER humano absurdamente incrível É aquele!!
    Bjs...(Amados...Queridos...)

    ResponderExcluir
  4. nina bjs....ja, ja apareco
    Cassio

    ResponderExcluir