sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Aprendendo a entregar o comando a Deus (5)


LIÇÕES 361 A 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isso Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidad e de uma mente tranquila e aberta, estas são as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

EPÍLOGO

1. Este curso é um começo, não um fim. Teu Amigo vai contigo. Tu não estás sozinho. Ninguém que O chame pode chamar em vão. Fica certo de que Ele tem uma resposta para qualquer coisa que te perturbe e de que a dará a ti alegremente, se simplesmente te voltares para Ele e a pedires. Ele não negará todas as respostas de que precisas para qualquer coisa que pareça te perturbar. Ele conhece o jeito de resolver todos os problemas. A certeza d'Ele á tua. Tu só tens de pedí-la a Ele e ela te será dada.

2. É tão certo que chegarás em casa quanto o percurso estabelecido para o sol antes dele nascer, depois de ele se pôr e nas horas intermediárias de meia-luz. De fato, teu caminho é ainda mais certo. Pois não é possível mudar o destino daqueles que Deus chama para Si. Por isso, obedece a tua vontade e segue Aquele a Quem aceitaste como tua voz, para falar daquilo que tu queres realmente e daquilo de que precisas verdadeiramente. A Voz por Deus é d'Ele e tua também. E, assim, Ele fala de liberdade e de verdade.

3. Não há mais nenhuma lição específica estabelecida, pois não há mais necessidade delas. Ouve, de agora em diante, apenas a Voz por Deus e por teu Ser, quando deixas o mundo para buscar a realidade em lugar dele. Ele orientará teus esforços, dizendo-te exatamente o que fazer, como comandar tua mente e quando vir a Ele em silêncio e pedir Sua orientação segura e Sua Palavra infalível. A Palavra que Deus te dá é d'Ele. É d'Ele a Palavra que escolheste para ser tua própria palavra.

4. E agora eu te coloco nas mãos d'Ele, para que sejas Seu seguidor fiel, com Ele como Guia entre todas as dificuldades e toda dor que possas imaginar verdadeira. Ele também não te dará prazeres fugazes, pois Ele só dá o eterno e o bem. Permite que Ele te prepare melhor. Ele conquista tua confiança falando contigo diariamente acerca de teu Pai e de teu irmão e de teu Ser. Ele continuará. Agora tu caminhas com Ele, tão certo quanto Ele do lugar aonde vais, tão certo quanto Ele acerca do modo com que deves continuar, tão confiante quanto Ele acerca da meta e de tua chegada a salvo no final.

5. O fim é certo e o meio também. Dizemos "Amém" a isso. Deus te dirá exatamente o que Ele quer cada vez que houver uma escolha a ser feita. E Ele falará por Deus por teu Ser, assegurando assim que o inferno não te reclamará e que cada escolha que fizeres traga o Céu para mais perto de teu alcance. E então caminhamos com Ele de agora em diante e nos voltamos para Ele em busca de orientação e de paz e de indicação segura. A alegria se faz presente em nosso caminho. Pois vamos em direção de casa para uma porta aberta que Deus mantém sem fechar para nos acolher.

6. Confiamos nossos caminhos a Ele e dizemos "Amém". Continuaremos em Seu caminho em paz e confiaremos todas as coisas a Ele. Esperamos Suas respostas com confiança, uma vez que pedimos Sua Vontade em tudo o que fazemos. Ele ama o Filho de Deus como nós queremos amá-Lo. E Ele nos ensina a forma de vê-Lo com Seus olhos e amá-Lo do mesmo modo que Ele ama. Tu não vais andar sozinho. Os anjos de Deus estão perto de ti e à disposição em todos os lugares. O amor d'Ele te envolve, e fica certo de uma coisa: de que eu nunca te deixarei sem consolo.

*

COMENTÁRIO:

Chegamos ao fim de mais uma etapa de nossa caminhada nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro de 2010, o que significa também que estamos prontos a começar de novo. Estamos? Avançamos muito neste ano.

Sou-lhes imensamente grato pela companhia, pelo estímulo, pelo incentivo e por todas as palavras generosas,  de carinho e compreensão. Pela atenção e pelo amor que recebi de todos e todas que se manifestaram em comentários neste espaço. E também pela atenção, cuidado e interesse de todos aqueles e todas aquelas que, mesmo não se manifestando, emprestaram seu tempo para entrar no blogue e passear pelas lições, ideias e comentários.

Tomara que o trabalho que fizemos juntos durante este ano todo tenha servido de alento para todos e também trazido alívio, conforto, compreensão e respostas aos que precisavam disso.

Com esta postagem dou-lhes uma versão completa e inteiramente revisada da tradução do Livro de Exercícios, dizendo, como disse Lillian ao trazer à luz a primeira edição do Curso em português, que "o trabalho não terminou e ainda precisamos de paciência". Continuemos, pois, "confiando apenas n'Ele".

Deixo-os por enquanto com meus mais sinceros votos de que este ano tenha sido apenas o começo, como o Curso diz no início de seu epílogo. Confio que no ano que vem [amanhã] nos encontraremos todos novamente, todos os dias, para renovar nossas práticas, para renovar a cada dia nossa decisão de nos lembrarmos de nós mesmos, para nos lembrarmos de Deus, para experimentarmos, na prática de todos os dias, a Presença d'Ele em nossas vidas e para vivermos esta Presença a todo instante.

Convido-os, por fim, a falarem desta experiência a seus amigos e amigas para que eles e elas falem também a outros e outras, para que, quem sabe?, em pouco tempo sejamos muitos mais a buscar, achar e a demonstrar a experiência de Deus vivo em nós.

UM ANO NOVO PLENO DE LUZ, DE ALEGRIA, DE PAZ E DE AMOR A TODOS. ATÉ AMANHÃ!

3 comentários:

  1. Moises Querido
    Obrigada Obrigada .
    Só peço que Ele te de em dobro tudo que você deu para mim .
    TE AMO
    mil bjs
    Marilisa

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida,

    Obrigado. Eu é que tenho que agradecer por tudo o que vocês me dão o tempo todo.

    Um 2011 cheio de luz, paz, amor e milagres para você.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Um excelente ano 2011 a todos! Mil obrigadas...

    ResponderExcluir