segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ensinar a mente a cultivar a paz e a alegria

LIÇÃO 340

Posso ficar livre do sofrimento hoje.

1. Pai, eu Te agradeço por este dia e pela liberdade que ele certamente trará. Este dia é santo, pois hoje Teu Filho será redimido. O sofrimento dele acabou. Pois ele ouvirá Tua Voz orientando-o a achar a visão de Cristo pelo perdão e a ficar livre do sofrimento para sempre. Obrigado pelo dia de hoje, meu Pai. Vim a este mundo apenas para alcançar este dia e aquilo que ele reserva de alegria e liberdade para Teu Filho santo e para o mundo que ele fez, que, hoje, fica livre junto com ele.

2. Alegra-te hoje! Alegra-te! Hoje não há espaço para nada exceto para alegria e gratidão. Nosso Pai redimiu Seu Filho neste dia. Nem sequer um de nós deixará de ser salvo hoje. Nenhum de nós permanecerá no medo, e não haverá ninguém que o Pai não reúna a Si Mesmo, desperto no Céu, no Coração do Amor.

*

COMENTÁRIO:

Lembrando ainda mais uma vez do que diz Jill Bolte Taylor em seu livro, A cientista que curou seu próprio cérebro, ao qual me referi ontem: "Experimentar a dor pode não ser uma escolha, mas sofrer é uma decisão cognitiva".

O Curso vai ainda mais fundo ao dizer - se voltarmos ao que vimos na lição 253 - que:

E impossível que qualquer coisa não solicitada por mim mesmo venha a mim. Mesmo neste mundo, sou eu que governo meu destinho. Aquilo que eu desejo é o que acontece. O que não acontece é aquilo que eu não quero que aconteça.

Isso significa dizer que mesmo a dor, aparentemente inevitável e indesejada, é também resultado de nossos pensamentos. Claro que, muitas vezes - a maioria delas talvez -, fruto de uma escolha inconsciente, da mesma forma que o sofrimento.

Todavia, para aproveitar ainda o que nos diz Jill Taylor, "não importa o jardim que herdei; assim que assumo de maneira consciente a responsabilidade de cuidar de minha mente, escolho nutrir os circuitos que quero fazer crescer, e realizo a poda consciente daqueles sem os quais prefiro viver. Embora seja mais fácil arrancar uma erva-daninha quando ela ainda está brotando da terra, com determinação e perseverança, até as trepadeiras mais robustas, quando privadas de nutrientes, acabarão perdendo a força e sucumbindo".

É disto que trata também a ideia para as práticas desta segunda-feira, 6 de dezembro. Ela nos dá as ferramentas para extirparmos da mente as ervas-daninhas que puseram lá a ideia da necessidade do sofrimento. E nos dá também os nutrientes necessários para ajudar a fazer crescerem e se desenvolverem em nossa mente os brotos das ideias que queremos manter. As ideias que nos redimem e salvam, devolvendo-nos a consciência da alegria e da paz, devolvendo-nos a consciência de que ainda somos como Deus nos criou.

Às práticas, pois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário