sábado, 1 de janeiro de 2011

O primeiro passo para nosso descondicionamento


INTRODUÇÃO


1, Um fundamento teórico como o que o texto oferece é necessário como uma estrutura para tornar os exercícios significativos. Contudo, é fazer os exercícios que tornará possível a meta do curso. Uma mente não-treinada não pode realizar nada. O objetivo deste livro de exercícios é treinar tua mente para pensar de acordo com as linhas que o texto levanta.

2. Os exercícios são muito simples. Não exigem muito tempo e não importa aonde tu os fazes. Eles não precisam de preparo. O período de treinamento é de um ano. Os exercícios estão numerados de 1 a 365. Não tentes fazer mais do que uma lição por dia.

3. O livro de exercícios é dividido em duas partes principais, a primeira lida com o desfazer do modo pelo qual vês agora, e a segunda com a aquisição da percepção verdadeira. Com exceção dos períodos de revisão, os exercícios de cada dia são planejados em torno de uma ideia central, que é declarada primeiro. Segue-se a isso a descrição dos procedimentos específicos a partir dos quais a ideia para o dia deve ser aplicada.

4. O objetivo do livro de exercícios é treinar tua mente de um modo sistemático para uma percepção diferente de todos e de tudo no mundo. Os exercícios são planejados para te ajudar a generalizar as lições, de forma a entenderes que cada uma delas é igualmente aplicável a tudo e a todos que vês.

5. A transferência do treinamento em percepção verdadeira não ocorre do mesmo modo que a transferência do treinamento do mundo. Se a percepção verdadeira a respeito de qualquer pessoa, situação ou acontecimento for alcançada, a transferência para todos e para tudo está garantida. Por outro lado, uma única exceção mantida em separado da percepção verdadeira torna suas realizações impossíveis em qualquer lugar.

6. Assim, as únicas regras gerais a serem observadas do início ao fim são: primeiro, que os exercícios sejam praticados com grande especificidade, conforme será indicado. Isso te ajudará a generalizar as ideias envolvidas em cada situação na qual te encontres, e a todos e a tudo nela. Segundo, certifica-te de não te decidires por contra própria que há algumas pessoas, situações ou coisas às quais as ideias não se aplicam. Isso impedirá a transferência do treinamento. A própria natureza da percepção verdadeira é que ela não tem nenhum limite. É o oposto da maneira que vês agora.

7. O objetivo geral dos exercícios é aumentar tua capacidade de estender as ideias que praticarás para incluir tudo. Isso não vai exigir nenhum esforço de tua parte. Os próprios exercícios satisfazem as condições necessárias para este tipo de transferência.

8. Acharás difícil de acreditar em algumas ideias que o livro de exercícios apresenta e outras poderão parecer bastante surpreendentes. Isso não tem importância. O que se pede de ti é simplesmente que apliques as ideias do modo que és orientado a fazer. Não se pede absolutamente que as julgues. Só se pede que as uses. É o uso delas que lhes dará significado para ti e que te mostrará que elas são verdadeiras.

9. Lembra-te apenas disso: não precisas acreditar nas ideias, não precisas aceitá-las e não precisas nem mesmo acolhê-las bem. Podes resistir vivamente a algumas delas. Nada disso terá importância ou diminuirá sua eficácia. Mas não te permitas fazer exceções na aplicação das ideias que o livro de exercícios contém e, sejam quais forem tuas reações às ideias, usa-as. Não se pede nada mais do que isso.

*


PARTE I

LIÇÃO 1

Nada do que vejo neste quarto [nesta rua, desta
janela, neste lugar] significa coisa alguma.

1. Agora olha lentamente ao teu redor e pratica aplicar esta ideia de modo muito específico a qualquer coisas que vejas:

Esta mesa não significa nada.
Esta cadeira não significa nada.
Esta mão não significa nada.
Este pé não significa nada.
Esta caneta não significa nada.

2. Em seguida, olha para mais longe do que está em tua área de visão imediata e aplica a ideia a uma escala mais ampla:

Aquela porta não significa nada.
Aquele corpo não significa nada.
Aquela lâmpada não significa nada.
Aquele cartaz não significa nada.
Aquela sombra não significa nada.

3. Observa que estas afirmações não estão organizadas em qualquer ordem e que não levam em consideração nenhuma diferença nos tipos de coisas às quais são aplicadas. É este o objetivo do exercício. A afirmação simplesmente deve ser aplicada a qualquer coisa que vês. Ao praticares a ideia para o dia, utiliza-a de forma totalmente indiscriminada. Não tentes aplicá-la a tudo o que vês, porque estes exercícios não devem se tornar ritualísticos. Certifica-te somente de que nada do que vês seja excluído de modo específico. Uma coisa é igual à outra no que se refere à aplicação da ideia.

4. Cada uma das três primeiras lições não deve ser feita mais do que duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e à noite. Elas tampouco devem ser tentadas por mais do que cerca de um minuto, a menos que isso imponha uma sensação de pressa. Uma sensação agradável de ócio é essencial.

*

COMENTÁRIO:

Olá! Bom dia! Good morning! Buenos dias! Bonjour! Gutten morgen! [É assim em alemão?] Bem-vindos todos a mais um ano de práticas. Oxalá continuemos juntos por muito mais anos. Quem sabe até chegar o fim de nosso tempo neste mundo de ilusões.

Espero que sua passagem do ano tenha sido fantástica como foi a minha e que 2011 se apresente iluminado. Que seja um ano pleno de realizações para todos nós. Um ano cheio de luz, de paz, de amor e de milagres.

Tinha planejado lhes oferecer uma reflexão de Tara Singh* a respeito da lição de número 1, mas me dou conta de que ela é muito longa para ser postada em uma única vez. Por isso vou lhes oferecer apenas umas poucas pinceladas introdutórias e convidá-los a uma reflexão mais profunda a respeito das práticas a que a ideia de hoje nos convida, a partir do que ele sugere.

Diz ele o seguinte: 

"Algum de nós pode dizer palavras que serão verdadeiras daqui a dez anos? Daqui a cem anos? O que aconteceu conosco? Que bem nos trazem todas as nossas invenções, nossa educação, ou os 'ismos' que decidem nossas vidas? Pensamos que o que vemos significa alguma coisa. Mas a primeira lição de Um Curso em Milagres diz: Nada do que vejo ... significa coisa alguma.

"A própria primeira lição começa a desfazer nosso sistema de crenças.

Nada do que vejo ... significa coisa alguma.

"Tu serias liberado se percebesses isso de forma clara. Por quê? Porque se aquilo que vês não significa nada para ti, tu não te apegarias ao que vês, o que vês não regularia tua vida. Tua conta bancária tem significado para ti? Ela tem poder sobre ti? Quem lhe dá significado?

"Nada significa 'nenhuma coisa'. Se vês 'alguma coisa', então estás fragmentando ou isolando aquela 'alguma coisa' do todo. Mas ela é apenas uma imagem; não é a realidade. E assim começa a contradição. Uma parte de ti diz: 'Não é nada'. A outra parte diz: 'Eu vejo minha mão. Como posso dizer que ela não é nada?' Cais em uma controvérsia mental e perdes a questão básica.

"O poder da primeira lição não tem fronteiras. Tu não podes interpretá-la ou irás negar a ti mesmo a Verdade que corrige todos os erros em tua mente. Tens de insistir em fazer contato direto com os Pensamentos de Deus próprios do Curso.

"Nós não conhecemos nada mais do que aparências. E nossa hipocrisia não nos incomoda quando dizemos:
Nada do que vejo ... significa coisa alguma.

"O pensamento nunca tocará a consciência. A consciência não é do cérebro; ela age sobre o cérebro. Consciência é um momento - um milagre - que liberta o cérebro de tudo o que ele aprendeu e acumulou, de todo o significado que ele dá àquilo que vê.

"... podemos começar nosso próprio descondicionamento com a primeira lição. Se não o fizermos nunca saberemos o que o restante do Curso diz."

Que lhes parece para um novo começo?

Às práticas, pois, novamente.

*NOTA: Traduzi diretamente de um de seus livros, intitulado A Course In Miracles - A Gift For All Mankind [Um Curso em Milagres - Uma Dádiva Para Toda a Humanidade].







3 comentários:

  1. Bom dia Moises!!!!!!

    Meu primeiro bom dia desse novo ano é dedicado a você e a todos que compartilham desse espaço.

    Que 2011 seja de PAZ e AMOR para todos.

    E o primeiro compromisso que eu firmo comigo mesma no início desse ano é o de dar todos os meus 365 passos do UCEM amparada pelos seus preciosos comentários. Aqui estarei se Deus assim o permitir.

    Obrigada por se doar de forma tão valiosa.

    Com gratidão e alegria,
    Marilia

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  2. Meus queridos Moisés e colegas do UCEM,

    Feliz Ano Novo!

    Gostei muito dos comentários do texto e mais ainda da mensagem da Marilia. Vou aproveitar o incentivo da Marilia e a sensação de frescor que a virada de ano traz e fazer a mesma promessa pública.

    É incrível o poder que os ciclos possuem de trazer esta sensação de renovação, de esperança de que temos uma nova chance de realizar o que deixamos para trás.

    Que o Espírito Santo derrame suas bênçãos sobre todos vocês ao longo deste ano que hoje se inicia e que me traga Luz para seguir com vocês o caminho do Curso.

    Beijos a todos,
    Cristina.

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  3. FELIZ 2011 a todos, especialmente a você, Moisés.

    SOU GRATA.

    Encantada em participar de "o novo começo" trazendo comigo o desejo de viver cada dia de forma mais consciente. Trocar energia, oferecer milagres, estar e viver no presente. Com relação a lição de hoje, costumo aplicá-la com frequência a acontecimentos do dia a dia, o que tem permitido praticar a aceitação, quando avalio que tipo de consequência aquele fato pode trazer para a minha vida daqui há alguns anos.

    "Somos completos, as coisas, acontecimentos e pessoas, vem e vão e delas, entendo que, deveria permanecer conosco somente o perfume, apenas o que no nos eleva, nos faz melhores, quer alegria, quer dor."

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