domingo, 12 de dezembro de 2010

Vamos decidir juntos o destino deste blogue?

LIÇÃO 346

Hoje a paz de Deus me envolve,
E esqueço todas as coisas exceto Seu Amor.

1. Pai, desperto hoje com milagres que corrigem minha percepção de todas as coisas. E dessa forma começa o dia que compartilho Contigo da mesmo modo que compartilharei a eternidade, pois o tempo deixa de ter significado. Eu não busco as coisas do tempo e por isso não olharei para elas. O que busco hoje transcende todas as leis do tempo e das coisas percebidas no tempo. Quero me esquecer de todas as coisas exceto de Teu Amor. Quero habitar em Ti e não conhecer nenhuma lei exceto Tua lei do amor. E quero achar a paz que Tu criaste para Teu Filho e esquecer todos os brinquedos bobos que fiz enquanto vejo Tua glória e a minha.

2. E, quando a noite chegar hoje, nós não nos lembraremos de nada a não ser da paz de Deus. Pois hoje aprenderemos qual paz é a nossa, quando nos esquecermos de todas as coisas exceto do Amor de Deus.

*

COMENTÁRIO:

Neste domingo, 12 de dezembro, em que espero que todos vocês que passeiam por este espaço estejam mais calmos, mais tranquilos, livres das pressas e do corre-corre dos dias em que as atividades profissionais ocupam quase que todo seu tempo, gostaria de lhes pedir uma orientação. Aproveitando que as práticas devem permitir que a paz de Deus nos envolva e que nos esqueçamos de todas as outras coisas que não o Amor de Deus, quero lhes pedir que me ajudem a decidir o destino deste blogue a partir do próximo ano.

Estamos perto do final do ano e, com isso, perto do cumprimento do objetivo estabelecido para este espaço pelo espaço de um ano, qual seja o de colocar à disposição de todos os interessados uma versão revisada da tradução do Livro de Exercícios, ao mesmo tempo em que praticamos as lições e aprendemos com as ideias que cada uma delas nos oferece.

Sei bem que poucos, muito poucos mesmo, hão de se dar ao trabalho de voltar ao dia 1º de janeiro de 2010 para começar as práticas da lição de número um em 2011. O que fazer então? Republicar a lição mais uma vez a cada dia de 2011 e ousar tentar novos comentários, chamando a atenção para outros aspectos possíveis que a lição e a ideia dela envolvam? Ou publicar apenas o título da lição e um breve comentário, deixando que cada um volte ao dia correspondente em 2010 e busque lá o texto que acompanha a ideia central?

O que lhes parece mais razoável? O que vocês acham que tornaria mais fácil continuar com as práticas diárias? É sua intenção, a de quem quiser responder, continuar a praticar por mais um ano? Ou você acha que já aprendeu tudo e que é hora de dar um novo rumo a sua espiritualidade, a sua busca do auto-conhecimento? O que lhes ocorre que eu gostaria de fazer? Parece-lhes que estou disposto a continuar ou vocês acham que, em relação a este tema em particular posso encerrar minha carreira de blogueiro? Que devo buscar outros caminhos?

Agradeço desde já antecipadamente a todos que se manifestarem, pois sua resposta terá enorme valor para mim. A partir dela posso me decidir quanto a continuidade das práticas diárias aqui mesmo, o que acho que pode ser de grande utilidade para aqueles que têm dúvidas quanto ao que fazer depois de um ano de práticas. Também acho que pode ser muito bom que continuemos unidos em nossas práticas, pois muitas vezes parece a alguns de nós, pelo que ouço dizer, que andamos, andamos, andamos e não conseguimos sair do lugar.

Na verdade, estes exercícios, este Curso, uma vez iniciados não têm prazo para a conclusão. Isto é, (risos), ninguém vai receber um certificado de conclusão após determinado número de anos de prática. Porém, as mudanças que ele pode provocar em um aluno que tome a decisão são permanentes e podem lhe conceder muito mais do que apenas um certificado ou um diploma. Pode lhe dar a segurança, a paz, a alegria e o amor que ele nasceu para viver e estender na condição de Filho de Deus.

Isso lhes parece pouco como razão para continuarmos?

Às práticas, pois!

7 comentários:

  1. Olá Moisés!

    Deixo aqui a minha sugestão:

    porque não escrever, uma por dia, as orações que o curso sugere e em que situações podem se aplicadas. Por exemplo:

    Oração para quando questionas o teu próprio valor:
    "O próprio Deus é incompleto sem mim."


    Sugiro também que se dêem exemplos de como, no dia a dia, se aplicaram as lições do curso. Por exemplo:

    Tive dificuldade em perdoar um ex-namorado com quem continuei a me encontrar por motivos profissionais. Quando o via sentia-me mal e com raiva. Nessas alturas passei a dizer a seguinte oração e consegui sentir-me em paz:

    "Que eu contemple o meu salvador naquele que foi designado por Ti como aquele a quem devo pedir que me conduza à luz santa onde ele está de modo que eu possa me unir a ele. Que os milagres substituam todas as mágoas."

    ResponderExcluir
  2. .
    Queridíssimo ...

    Creio que primeiro gostaria de saber sobre sua disponibilidade em continuar com esse trabalho lindo, que vem nos oferecendo amorosamente. Pois, de repente, você pode ter decidido internamente por outras prioridades a partir desse novo ano. E talvez esse blog esteja tomando muito de seu tempo, ou até mesmo tenha outros planos p/ ele.
    E esse seria um ponto importante a ser considerado, com certeza. Mas só você dizendo, para sabermos. E é certo, que o que você decidir, acataremos com todo amor.

    Mas, se não fôr esse o caso, ou seja, se ainda permanece desejoso e ou disposto a continuar aqui conosco, nesse aprendizado, que penso, ser da maior importância, pois não creio que nós já tenhamos aprendido tudo, muito pelo contrário, já aprendemos muito sim, mas ainda temos um longo caminho a percorrer, então, seu trabalho aqui nesse blog, pelo menos pra mim, continua tão necessário e valioso, como no primeiro dia.

    Não conheço nenhum outro veículo de ensinamento do UCEM mais perfeito ( depois do livro ) para a prática, do que seu blog. Ele tem influenciado em nosso dia a dia, pela praticidade que oferece, já que muitos de nós passam tanto tempo hoje à frente de seus computadores, muito mais do que à frente do livro. O que o torna um grande estimulador da prática dos exercícios, que creio ser fundamental para nosso aprendizado.

    Porque imagino, que grande parte de nós, no nosso corre-corre diário, por vezes podemos até nos esquecer de abrir o livro, mas de abrir o computador não.
    Tendo consciência, de que nossa dedicação ao aprendizado não deva depender de facilitadores, mas de empenho verdadeiro, buscando em nós mesmos a prioridade para ele, não importando se dá trabalho lembrar de pegar o livro ou não. Pois assim como lembramos de comer todos os dias, por entendermos isso como uma de nossas prioridades vitais, assim podemos tratar também o curso, como a mesma prioridade.

    Então, já que pediu por sugestões, posso até sugerir, de vc apenas colar as lições/exercício do ano que se passou, e programa-las para serem repostadas cada dia do novo ano. Imagino, que isso poderia lhe polpar bastante. ( Só imagino) E junto claro, mantendo os seus mesmos comentários de cada um que foram importan-tíssimos, pois souberam elucidar de forma clara e simples, o que continham certas lições, facilitando ainda mais nossa compreensão das mesmas.

    Resumindo, gostaria que continuasse a portar diariamente, mas não precisa escrever tudo de novo, se é possível apenas programar uma repostagem, para não lhe dar muito trabalho. Mas digo isso sem saber de sua disponibilidade, que eu também gostaria de saber, pois sei que isso aqui dá trabalho, e não sei se lhe continua sendo possível, talvez em virtude de outros compromissos seus.

    De qualquer forma ....
    TE AMO .... OBRIGADO ... SEMPRE !!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Moisés,

    A pergunta é: O que o seu coração decidiu fazer c/ o blog? Seu blog com certeza é espaço muito útil aos novos estudantes do Ucem e aos nem tão novos assim...
    Com certeza a energia amorosa e curativa do Espírito Santo flui através de vc e de seu blog à todos os que vem aqui deliberadamente ou divinamente guiados, sorver destes preciosos ensinamentos e de seus comentários sempre esclarecedores e oportunos.
    Na minha opinião se vc optar em continuar com o blog e tiver tempo disponível para escrever, comece o Ano Novo com novos comentários inspirados pelo ES, afinal o nível de compreensão de todos os seus leitores com certeza, já se elevou neste ano que se despede e os novos que chegarem, já estarão prontos para se beneficiar dos ensinamentos/comentários compartilhados.

    Bençãos amorosas de coração a coração.

    Tereza

    ResponderExcluir
  4. Oi MOisa,

    Muito obrigada pela sua dedicacao e todas as palavras e experiencias que compartilhou aqui no blog.

    Sentirei sua falta, tu ja faz parte do meu dia-dia, suas referencias de livros, poetas, poemas, o jagunco riobaldo e tudo mais...

    Minha sugestao seria: continuar so com as licoes e esporadicamnete dar o ar da graca.

    Enfim, talvez devesse considerar aquelas quatro leis indianas:

    . A pessoa que vem é a certa.

    2. Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido.

    3. Toda vez que você iniciar é o momento certo.

    4. Quando algo termina, acaba realmente

    Qualquer que seja sua decisao, saiba que sou eternamente grata por sua presenca em minha vida.

    Muito obrigada amigao.
    Beijo
    Paz e Amor

    ResponderExcluir
  5. Oi mouss, eu vi hj cedo o seu comentario, mas preferi esperar um pouco para a resposta.
    Eu acho que o que a a Carmem disse eh ceto, e a Tereza melhor ainda depende do que seu coracao diz.
    Voce encerra um ciclo de licoes, ja temos todas as licoes e comentarios postados para buscarmos no dia a dia, o que meio veio eh que seria interessante se voce fizesse em 2011 da forma como fazemos nos encontros, vc abre uma pagina aleatoriamente e descreve seu comentario sobre o texto aberto, o que voce acha? Acredito que seja uma boa forma de continuarmos sem ficarmos apenas nas licoes que ja foram postadas.
    De qq forma oq vc decidir eh o certo a ser feito, compartilho contigo sua decisao.
    Obrigada por sua dedicacao.
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Moisa, este blog ja faz parte da minha vida, e sei que minhas experiencias sao parte da vida de todos aqui no blog!
    Gostaria muito que vc continuasse o blog, mas respeito sua decisao caso decida por fim a esse nosso cantinho!
    obrigada pela dedicacao, palavras sabias e amigas que acalmam nosso coracao qdo precisamos dividir uma experiencia!
    Voto para que o blog continue, mas creio que a resposta esta dentro de vc, assim como sempre sabemos a resposta para nossas questoes.
    grande beijo, Cris

    ResponderExcluir
  7. Seu blog é tudo de bom... Seu comentário clareia, ilumina traz luz para a lição.Preciso desse reforço e acompanho diariamente, tem vezes que fico constrangida em comentar mas me emociono porque sinto que seu coração fica exposto ali, através das palavras, não sei explicar mas penso que seu professor vai lhe indicar o melhor jeito de prosseguir...deixando rastros para que possamos te seguir...é claro... Sou grata pela oportunidade!! Ofereço-te Milagres !!

    ResponderExcluir