quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"Jesus ensinou apenas uma coisa: a presença."

LIÇÃO 349

Hoje deixo a visão de Cristo olhar
Todas as coisas por mim e não as julgo, mas dou,
Em vez disso, a cada uma um milagre de amor.

1. Quero, deste modo, liberar todas as coisas que vejo e lhes dar a liberdade que busco. Pois assim obedeço à lei do amor e dou aquilo que quero achar e transformar em meu. Isso me será dado porque o escolho como  a dádiva que quero dar. Pai, Tuas dádivas são minhas. Cada uma que aceito me oferece um milagre para dar. E, ao dar da mesma forma que quero receber, aprendo que Teus milagres que curam me pertencem.

2. Nosso Pai conhece nossas necessidades. Ele nos dá a graça para satisfazer a todas elas. E, por isso, confiamos que Ele nos envie milagres para abençoar o mundo e para curar nossas mentes enquando voltamos para Ele.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quarta-feira, 15 de dezembro, a ideia que vamos praticar nos põe em contato com o exemplo vivo de Jesus, em sua passagem por este mundo. Isto é, de acordo com Stephen Mitchell, em seu livro O Evangelho Segundo Jesus, "como todos os grandes mestres espirituais, Jesus ensinou apenas uma coisa: a presença. A derradeira realidade, a luminosa e compassiva inteligência do universo, não está em qualquer outro lugar, em 'céus' a anos-luz de distância. Não se manifestou mais plenamente a Abraão ou a Moisés do que se manifesta a cada um de nós, e nem tampouco estará mais presente para algum Messias no longínquo final dos tempos. Está sempre aqui e agora. É isto que a Bíblia quer dizer quando afirma que o verdadeiro nome de Deus é Eu sou".

O fato de se viver a presença, o aqui e agora, a todo instante é que pode permitir que libertemos todas as coisas. Não as aprisionamos num nome, num conceito ou numa imagem que fizemos delas no passado, nem em imagem ou conceito que fazemos delas a partir do que ouvimos dizer a seu respeito, ou do que aprendemos sobre elas ao longo do tempo. Sabemos que não é o tempo que lhes dá significado, mas nós mesmos. É só com esta consciência que podemos olhar para tudo e para todos com a visão de Cristo, que não julga, mas oferece a cada um de nós, a todos nós e a todas as coisas, um milagre de amor permanente.

É isso que queremos aprender hoje de nossas práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário