sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Olhar para o mundo inteiro de modo diferente

LIÇÃO 21

Estou decidido a ver as coisas de modo diferente.

1. A ideia para hoje é, obviamente, uma continuação e extensão da anterior. Desta vez, porém, são necessários períodos específicos de exame mental, além da aplicação da ideia a situações particulares na medida em que elas possam surgir. Insiste-se em cinco períodos de prática e em que se conceda um minuto completo a cada um.

2. Nos períodos de prática, começa repetindo a ideia para ti mesmo. Em seguida, fecha os olhos e investiga tua mente com cuidado em busca de situações passadas, presentes ou previstas que te despertem raiva. A raiva pode assumir a forma de qualquer reação, desde uma irritação leve até a fúria. O grau da emoção que experimentas não importa. Tu te tornarás cada vez mais consciente de que um leve toque de contrariedade não é nada senão um véu estendido sobre uma fúria violenta.

3. Tenta, portanto, não deixar que os pensamentos "minúsculos" de raiva escapem de ti nos períodos de prática. Lembra-te de que não sabes verdadeiramente o que desperta raiva em ti e de que nada daquilo em que acreditas em relação a isto significa coisa alguma. É provável que fiques tentado a te demorares mais em algumas situações ou pessoas do que em outras, com base na crença equivocada de que elas são mais "óbvias". Isto não é verdade. É apenas um exemplo da crença de que algumas formas de ataque são mais justificadas do que outras.

4. Quando examinares tua mente em busca de todas as formas com que se apresentam os pensamentos de ataque, mantém cada uma em mente enquanto dizes a ti mesmo:

Estou decidido a ver ________ [nome de uma pessoa] de modo diferente.
Estou decidido a ver ________ [especifica a situação] de modo diferente.

5. Tenta ser o mais específico possível. Podes, por exemplo, focalizar tua raiva em uma característica particular de uma determinada pessoa, acreditando que a raiva está limitada a esse aspecto. Se tua percepção sofre desta forma de distorção, dize:

Estou decidido a ver __________ [especifica a característica]
em _________ [nome da pessoa] de modo diferente.

*

COMENTÁRIO:

Para lembrar do que falamos no ano passado a respeito desta lição, é preciso que notemos que os exercícios com a ideia para este dia 21 de janeiro se assemelham à prática que lhes sugeri para a ideia da lição 16, de domingo passado. Eles podem vir a ser uma fonte de grandes revelações a nosso próprio respeito, uma vez que todo o nosso trabalho com o Curso tem por objetivo o autoconhecimento.

Para que nossas práticas sejam, de fato, eficazes, precisamos honesta e sinceramente lembrar de pessoas e situações e circunstâncias com quem, ou com as quais, nos sentimos aborrecidos, irritados, transtornados e até mesmo profundamente magoados ou, quem sabe, furiosos.

Lembram-se dos exemplos de que me vali? Aí vão:

"O problema de Fulano é a preguiça." "Sicrano é muito burro." "O que me irrita no(a) Fulano(a) é sua falta de interesse por qualquer coisa." "Tal e tal coisas me deixam profundamente irritado(a)." "Aquilo que ele/ela me fez não se faz nem a um cachorro." "A atitude dele(a) me deixou muito magoado(a)." "Às vezes me dá vontade de matar o(a) Fulano(a)."

E vale repetir as perguntas que podem nos levar ao questionamento pessoal e ao aprofundamento das práticas com a ideia de hoje. Quem já não ouviu ou se valeu de algumas das expressões acima? Ou outras similares? É disso que trata nossa lição hoje. É isto, entre outras coisas, que precisamos trazer à consciência para a tomada de decisão de olhar para o mundo inteiro de modo diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário